A ferramenta que mudará para sempre a experiência de fazer TCC.

O momento de maior dor de cabeça para os 7,5 milhões de estudantes universitários brasileiros é, sem dúvidas, o TCC. Este é o principal desafio de mais de 01 milhão de alunos todos os anos, segundo dados do censo da educação de 2013. Por sua vez, a orientação dos trabalhos de conclusão de curso é igualmente desafiante para os mais de 400 mil professores orientadores que, entre uma xícara de café e outra, precisam dar conta de um grande acúmulo de tarefas.

Como se a construção do conteúdo do TCC não fosse difícil o suficiente, todos os trabalhos precisam ser formatados nas Normas ABNT, que consiste em um conjunto de diretrizes à elaboração de trabalhos científicos importantes à organização e à compreensão do conteúdo. No entanto, estas Normas fazem escorrer lágrimas dos olhos de muito marmanjo, tomando um tempo valioso de alunos e orientadores.

As nossas soluções para estes problemas são um editor de texto que formata automaticamente os trabalhos de acordo com as Normas ABNT, um cronograma que estimula os alunos a cumprirem as tarefas dentro dos prazos, um sistema de controle de versões para centralizar e simplificar a entrega de documentos e a facilidade da orientação online. Este é o Mettzer hoje!

 

Nós vivenciamos as dificuldades dos nossos usuários! Ao longo de três anos, foram incontáveis entrevistas com acadêmicos de todo o Brasil, por meio das quais pudemos observar a dolorosa jornada dos estudantes universitários em fase de conclusão de curso, repletas de desafios que vão muito além da sala de aula. Entrevistamos também os professores, pesquisadores, coordenadores de curso, coordenadores pedagógicos, gestores acadêmicos, o pessoal da secretaria e até o moço do Xerox.

O resultado: nós entendemos algo que ninguém havia entendido, ou pelo menos, ninguém havia executado até agora…

Alunos e Professores

Nós percebemos que alunos e professores são uma persona só, são inseparáveis no processo de criação de um trabalho acadêmico. Ok, ok, você deve estar pensando “Ora bolas, mas isto é óbvio rapaz, todo aluno tem um orientador, todo orientador tem um aluno”. Certo, olhando agora parece um tanto idiota, mas a experiência nos mostrou que não há uma ferramenta que produza uma integração eficaz entre as necessidades dos Alunos e dos Professores. E foi justamente isto o que nós fizemos!

Muito além de um editor de texto que formata automaticamente os trabalhos nas Normas ABNT, a verdadeira inovação do Mettzer foi a compreensão do processo de construção de conteúdo científico. Assim, pudemos desenvolver uma ferramenta capaz de entregar maior produtividade e uma experiência incrível para essa grande persona que são os Alunos e Professores juntos!

O editor de texto

Trabalho pré-estruturado, Sumário automático, listas automáticas, margens, espaçamentos, tamanho das fontes, tudo “nos conformes”. Como faz uma citação direta longa? No Mettzer basta selecionar o texto e apertar o botão no menu. Por falar em menu, criamos barras de ferramentas interativas que só aparecem quando você precisa delas. A lista de referências já está em ordem alfabética e as formatações das referências também são automáticas. Para imprimir o trabalho basta gerar o PDF. Enfim, foco no que realmente é importante, foco no conteúdo!!!

Cronograma

Como você poderá ler neste post aqui, deixar as tarefas acumularem não é uma ideia muito inteligente. Sabendo das dificuldades enfrentadas pelos alunos e professores para entregar o TCC na reta final, nós desenvolvemos um Cronograma inteligente que ajuda a gerenciar as tarefas, evitando acúmulos e atrasos. Para usá-lo basta adicionar as etapas e definir as datas de entrega. Pronto, o sistema começa a notificar os alunos quando algo pode dar errado, estimulando a conclusão das atividades e evitando qualquer sofrimento.

Versão de projetos

Orientar e controlar a produção acadêmica de diversos alunos ao mesmo tempo é um grande desafio, por isto, criamos um sistema de controle de versões seguro, centralizado e simples de ser utilizado. Não faz mais sentido salvar mil cópias do trabalho no computador, enviar e receber trabalhos por e-mail, pen drive ou Facebook. Maior comodidade e tranquilidade para professores e alunos.

Orientação online

O ponto chave é possibilitar que as orientações presenciais sejam usadas para melhorar a qualidade dos TCCs. Os professores podem acessar aos trabalhos, fazer correções, enviar feedbacks, acompanhar o andamento da produção, notificar pequenos detalhes, tudo online por meio do Mettzer. Conseguirão interagir a qualquer momento e de onde estiverem.

Por fim…

Acreditamos que este é um grande passo para ajudar a aumentar a qualidade dos trabalhos produzidos no Brasil e a diminuir significativamente o stress gerado em alunos e professores durante o desenvolvimento dos trabalhos de conclusão de curso e outros conteúdos científicos. Nosso compromisso com a educação e com a ciência está selado!

E ai, vamos fazer isto juntos?

Summary
Article Name
Lançamos o Mettzer!
Description
Conheça o Mettzer a ferramenta que mudará para sempre a experiência de fazer TCC.
Author
Publisher Name
Mettzer