Confira modelos de justificativa para inspirar sua escrita!

compartilhe

A justificativa deve explicar — de forma clara e objetiva — os motivos teóricos e práticos que fundamentam a pesquisa que você pretende realizar. 


Sumário:

  1. Afinal, o que forma uma justificativa da pesquisa?
  2. Por que a justificativa é importante?
  3. Onde colocar a justificativa no trabalho?
  4. Modelos de justificativa de pesquisa para se inspirar!
  5. Dicas para fazer a justificativa
  6. Como fazer a justificativa de pesquisa na Mettzer

Está em busca de um modelo de justificativa de pesquisa para começar a escrever a sua?

Pois então, esse post é pra você! 😉

Elaborar a justificativa de um trabalho científico é uma etapa fundamental da pesquisa. Nesse post você vai aprender o que forma uma justificativa, porque ela é importante e onde colocá-la no trabalho.

Além disso, separamos ótimas dicas para auxiliar sua escrita e modelos de justificativa para dar aquele empurrãozinho.

Vamos lá!

Afinal, o que forma uma justificativa de pesquisa?

A justificativa é uma das etapas de um trabalho acadêmico na qual você precisa apresentar o “porquê” da realização daquela pesquisa, ou seja, as razões que a justificam.

Deste modo, a justificativa deve explicar — de forma clara e objetiva — os motivos teóricos e práticos que fundamentam a pesquisa que você pretende realizar. 

Tanto a escolha do tema, a problemática da pesquisa quanto seus objetivos e hipóteses precisam ser justificados, isto é, você precisa demonstrar o potencial da sua pesquisa e a relevância que ela tem para o campo do conhecimento em que se insere. 

Não parece ser uma tarefa fácil, né? Mas não se preocupe que temos ótimas dicas pra te ajudar nesse processo, além de modelos de justificativa para te inspirar 😉

Vem comigo!

Por que a justificativa é importante?

Mas afinal, por que é importante construir uma boa justificativa para a pesquisa?

Pois então, a justificativa é fundamental pois é a partir dela que as pessoas que forem ler seu trabalho acadêmico poderão avaliar a viabilidade e a relevância da pesquisa que você está propondo.

Ou seja, é na justificativa da pesquisa que você precisa “vender seu peixe”, explicando as razões que fazem a sua pesquisa ser relevante para a ciência e para a sociedade.

Por isso, você deve desenvolver argumentos que sustentam sua proposta de forma clara e concisa. A justificativa não toma muito espaço do trabalho, você precisa ser convincente sem se estender na explicação.

Assim, chegamos em um dos pontos centrais da justificativa: a persuasão. 

Isto é, a função da justificativa em uma pesquisa é persuadir a pessoa que estiver lendo e avaliando o seu trabalho de que o que você se propôs a pesquisar é relevante para aquele campo do conhecimento.

A persuasão pode ser construída através de uma explicação bem embasada de dimensões de relevância da pesquisa.

modelo de justificativa

Dimensões da justificativa

De acordo com a cientista social Maria Cecília de Souza Minayo (2002), no livro ‘Pesquisa social: teoria, método e criatividade’, a justificativa pode ser desenvolvida em três ordens: acadêmica, prática e pessoal.

A ordem acadêmica diz respeito ao potencial da pesquisa de aprofundar o conhecimento científico sobre a temática em que se insere. 

Para escrever sobre a justificativa acadêmica é necessário dialogar com as principais referências teóricas da área que você estuda e demonstrar a relevância da sua pesquisa neste campo.

No que se refere à justificativa de ordem prática, você precisa também apresentar a importância social do problema científico da sua pesquisa. Ou seja, responder no que sua empreitada acadêmica contribui para a transformação da sociedade.

 Por fim, a justificativa de ordem pessoal diz respeito à relação da pessoa pesquisadora com a escolha da temática e definição do escopo da pesquisa.

Onde colocar a justificativa no trabalho?

Em casos de processos seletivos para mestrado ou doutorado, o lugar da justificativa depende das regras de cada edital em específico.

Para o TCC, no entanto, é comum que a justificativa faça parte da introdução. Isto é, ao organizar a introdução do seu trabalho, terá uma parte em que você falará sobre a relevância da pesquisa.

Em alguns trabalhos também é possível que a justificativa seja um tópico específico, separado da introdução.

De qualquer forma, lembre-se de que a justificativa não precisa ser extensa, mas sim bem fundamentada e clara quanto à relevância da pesquisa para a comunidade científica e para a sociedade.

Não é tão difícil, né?

Mas para deixar mais leve esse processo da escrita acadêmica, separamos alguns exemplos de justificativas para te inspirar.

Olha só 😉

Modelos de justificativa de pesquisa para se inspirar!

Dicas para fazer a justificativa

Nada melhor que boas dicas pra começar de uma vez a escrita, né?

Se liga nesse vídeo do Everton sobre como fazer uma boa justificativa 😉

Tenho certeza que vai te ajudar!

Como fazer a justificativa de um projeto na Mettzer

Não esqueça que, independentemente da área do conhecimento, seu projeto deve seguir a formatação das normas da ABNT, ok?!

Você sabia que a Mettzer tem modelos prontos de vários tipos de trabalhos acadêmicos, prontinhos pra você só chegar e escrever?

E esses modelos já estão formatados — automaticamente — nas normas ABNT. Incrível, né?

editor de texto da Mettzer formata todo trabalho, de forma automática, nas normas da ABNT: desde a capa até as referências bibliográficas.

Para fazer a justificativa de seu projeto dentro do nosso editor de textos é muito fácil. É só selecionar a aba introdução (que é o local da justificativa) e começar a escrever!

Pronto! Ela já vai estar no lugar certo e devidamente formatada.

Ah, e tem mais: a Mettzer conta também com um verificador de plágio para garantir a originalidade dos seus trabalhos acadêmicos.

Só melhora, hein! 😉

Vem testar! É gratuito por 7 dias 🙂

modelo de justificativa

compartilhe

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade