Precisando dar vida à sua pesquisa? Faça um pôster científico

compartilhe

Tá precisando fazer um pôster científico? Entenda quais as regras e normas necessárias para um de qualidade. Veja agora neste post.


Sumário

  1. O que é um pôster científico?
  2. Como fazer pôster científico
  3. Elementos de um pôster científico
  4. Como planejar o pôster?
  5. Dicas de como fazer pôster científico

Você sabia que um pôster pode ser um tipo de trabalho científico? Isso mesmo, o pôster científico tem o trabalho de apresentar e divulgar de modo sucinto os resultados de uma pesquisa.  

Esse tipo de apresentação é multimodal, pois utiliza diferentes meios para transmitir sua mensagem. É essencial que o conteúdo visual e a explicação oral estejam em harmonia para que o cartaz seja atraente e compreensível para o público.

Assim, o sucesso de um pôster científico está diretamente relacionado à sua capacidade de prender a atenção do público e transmitir de forma clara e concisa as informações da pesquisa que está sendo apresentada.

Neste post você vai entender como fazer pôster científico e sua importância para o meio acadêmico. Vem comigo.

O que é um pôster científico?

Um pôster é uma forma visual de representar o seu trabalho acadêmico, que tem como objetivo divulgar informações de maneira clara e sucinta. 

Ele combina o conteúdo da pesquisa com fotografias, tabelas e gráficos, proporcionando uma visão geral da sua pesquisa.

Geralmente, um pôster acadêmico segue uma estrutura padrão, que inclui seções fixas como introdução, resumo, métodos utilizados, gráficos, tabelas e discussões sobre os resultados obtidos. 

Esse formato é comumente utilizado em eventos científicos, como congressos, simpósios, feiras acadêmicas e seminários, onde os posters são expostos.

Para garantir a eficácia do pôster, é importante seguir as diretrizes estabelecidas pelo evento ou pela instituição de ensino. 

Além disso, a linguagem utilizada deve se adequar ao público-alvo do evento, de forma a transmitir a mensagem de forma clara e objetiva. Vale ressaltar que a apresentação de um pôster costuma ser menos formal do que uma palestra, por exemplo.

Como fazer pôster científico

Ao criar um pôster, é importante estar ciente de que existem vários modelos e padrões disponíveis para seguir. 

É recomendável verificar com o evento onde o pôster apresentado qual o layout e a norma a ser seguida, como as normas da ABNT, por exemplo.

Uma diferença fundamental entre um pôster e um artigo científico é que o pôster é um trabalho visual. Isso significa que, em eventos acadêmicos, é essencial que as pessoas possam ler e compreender o pôster em um tempo limitado, muitas vezes em apenas 5 ou 10 minutos. 

Portanto, a apresentação visual do trabalho deve ser clara, objetiva e eficiente para atrair a atenção do público-alvo.

Agora, você vai entender como fazer um poster sem erros, é só seguir nossas instruções a seguir.

Elementos de um pôster científico

Existe três elementos essenciais ao fazer um pôster, que são: pré-textuais, textuais e pós-textuais. Veja:

Elementos pré-textuais

  • Título do Evento ou da Instituição de Ensino;
  • Título e subtítulo do trabalho (se houver);
  • Nome(s) da(s) pessoas autora, a titulação máxima e afiliação institucional de cada um;
  • Nome dos orientadores – alguns eventos solicitam que apareça o nome do orientador responsável pelo trabalho.

Elementos textuais

Os componentes textuais de um pôster podem ser apresentados de diferentes maneiras, como por meio de texto, gráficos, tabelas e ilustrações, a depender das especificações do evento. 

Eles compõem o conteúdo do trabalho e devem seguir algumas diretrizes, incluindo a grafia em letras maiúsculas, conforme as normas estabelecidas.

Elementos pós-textuais

Lembre-se que as referências bibliográficas são obrigatórias. É necessário dar os créditos para as pesquisas que serviram de base para sua pesquisa. Afinal, caso não aconteça, pode ser considerado plágio.

plagio

Como planejar o pôster ciêntífico?

Para fazer um pôster de forma adequada, é preciso observar as diretrizes do evento científico e levar em consideração o público-alvo. 

Com essas informações em mente, é importante pensar na mensagem que se deseja transmitir, no espaço disponível, no orçamento, no formato e nas datas-limite.

Ao criar um layout para o pôster, é fundamental considerar como os elementos visuais é percebido a diferentes distâncias. 

Você precisa planejar o layout de forma a produzir interesse, promover a legibilidade e destacar as informações relevantes.

É importante pensar nas melhores cores a serem utilizadas, quantas seções o pôster terá, qual a relação entre o título principal e os títulos das seções, e onde as figuras serão colocadas.

Espaços em branco, como margens, espaços entre colunas e vazios, são elementos importantes em um layout, pois a falta deles pode dar a impressão de excesso de informação e dificultar a leitura. 

Uma sugestão é: usar um corpo de texto menor com mais espaçamento entre linhas e colunas, em vez de usar uma letra grande e eliminar os espaços livres, pois isso ampliará a sensação de legibilidade.

Como no exemplo abaixo:

como fazer pôster cientifico
Exemplo de pôster

Dicas de como fazer pôster científico

Agora que você entendeu como fazer pôster, é hora de algumas dicas essenciais na produção do seu. Veja:

Faça um título atraente

Para o título do pôster, é recomendável escolher uma opção curta e objetiva que deixe claro o tema da pesquisa.

Capriche na introdução

A introdução do pôster é a chave para despertar o interesse da pessoa leitora pelo assunto da sua pesquisa.

Sintetizar o problema dentro do contexto estudado, apresentar a literatura utilizada como referência, criar uma apresentação instigante e indicar a hipótese em poucas palavras é um desafio e tanto.

Como você já sabe, é possível enriquecer o pôster com uma foto, imagem ou ilustração que esteja relacionada com o problema de pesquisa.

Não erre ao escolher imagens e gráficos

O ideal é que suas imagens e gráficos sejam visualizados a uma distância de 1 metro, pois a maioria das leitoras se concentra principalmente nas figuras do seu pôster. 

É importante criar infográficos bem estruturados que destaquem os objetivos da pesquisa.

Antes de utilizar gráficos da web, verifique se possuem boa resolução e evite usar gráficos com fundos coloridos. Ao escolher o tipo de gráfico adequado, como de linha ou pizza, certifique-se de incluir títulos e legendas para guiar quem está lendo. 

Mostre os resultados

O primeiro passo para apresentar sua pesquisa no pôster é contextualizá-la, mostrando em que área ela atua. É importante destacar tanto aspectos qualitativos quanto quantitativos para que seu pôster tenha um tom mais pessoal e interessante.

No segundo parágrafo, inicie a apresentação da análise de dados relacionados à hipótese proposta. Essa seção geralmente é a mais extensa do pôster. Use imagens com legendas para despertar a curiosidade do leitor e incentivá-lo a questionar.

Organize bem as referências

Certifique-se de que as referências utilizadas em seu pôster acadêmico estejam organizadas conforme as normas da instituição em que irá apresentar seu trabalho.

Não é necessário incluir todas as fontes utilizadas na pesquisa, escolha até cinco referências mais relevantes.

Verifique cuidadosamente a gramática e a ordem dos autores de cada obra. Em caso de citações, certifique-se de que estão sendo feitas corretamente, com o uso das aspas adequadas.

Conte com a Mettzer para qualquer trabalho acadêmico

Se você ainda não conhece a Mettzer, chegou a hora. Você vai perceber que somos uma ótima aliada de universitários.

Isso porque, independentemente do tipo de trabalho – seja um TCC, uma monografiadissertação e até tese – e da área do conhecimento, você deve respeitar as normas da ABNT e normas APA.

Se você seguir as regras, seu trabalho vai ficar pronto pra publicar. Mas o tanto de trabalho que dá né?

A boa notícia é que você não precisa passar por isso. Use a tecnologia a seu favor.

Para começar, a Mettzer tem diversos tipos de modelos de trabalhos prontos: desde modelo de fichamento até modelo de TCC.

Fica muito mais fácil começar o trabalho e não esquecer nenhum elemento importante da estrutura.

Em suma, a  Mettzer tem o melhor editor de texto do mercado, que formata, de forma automática, qualquer trabalho nas normas ABNT: desde a capa até às referências bibliográficas.

Assim, você ganha tempo e tranquilidade e pode se dedicar exclusivamente ao que importa, que é o conteúdo do seu trabalho.

Sem contar que você também pode fazer as suas anotações das aulas online no editor da Mettzer. Assim, é possível criar, organizar e carregar suas anotações para qualquer lugar.

Afinal de contas, você pode acessar o editor de qualquer dispositivo: no aplicativo ou no navegador. De qualquer computador ou celular. É só digitar seu e-mail e sua senha de acesso.

E a melhor parte: você não precisa pagar nada por isso. As anotações de aula fazem parte do nosso plano gratuito.

Se interessou? Você pode experimentar de forma gratuita 🙂

mettzer
compartilhe

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade