Aprenda como fazer a problematização do TCC de forma simples e eficiente

Publicado em 09 de dezembro de 2017 | Atualizado em 11 de janeiro de 2024.

A problematização serve como uma forma de delimitar o tema e, por consequência, também serve para definir quais são os objetivos da pesquisa.


Sumário:

  1. O que é a problematização do TCC?
  2. O que não pode ser um problema de pesquisa?
  3. Como fazer a problematização do TCC?
    — Encontre um motivo para você fazer sua pesquisa
    — Defina um problema de pesquisa
    — Contextualize sua problematização
    — Verifique a viabilidade da sua investigação
  4. Formate seus trabalhos acadêmicos com a Mettzer

Se você está em dúvida sobre como fazer a problematização para seu TCC, esse post é para você!

Vou te explicar o que é um problema de pesquisa e o que você precisa fazer para formular uma boa problematização para o seu trabalho.

Pega seu café e vem comigo 🙂

O que é a problematização do TCC?

A formação do conhecimento científico passa, de forma obrigatória, pela compreensão de que a ciência atende a um procedimento sistemático de metodologias, cujo objetivo é conhecer, interpretar e intervir na realidade. 

Ou seja: em linhas gerais, o conhecimento científico – a partir da pesquisa científica – leva em consideração um conjunto de procedimentos e métodos científicos para encontrar soluções para problemas ou para explicar algum tema.

Em outras palavras, todo conhecimento científico surge do interesse e da curiosidade de investigar um tema, na tentativa de descobrir a resolução de algum problema da sociedade.

Qual é a composição química dos anéis de saturno? As publicidades influenciam os hábitos alimentares das crianças? Os hábitos alimentares influenciam na formação de cálculos biliares?

É aqui que entra a problematização do TCC: o problema de pesquisa é a questão específica que você quer investigar dentro do seu tema.

O problema de pesquisa é o que fundamenta o desenvolvimento do TCC. Afinal de contas, é a questão que você vai responder na conclusão do seu trabalho, depois de desenvolver todos os argumentos.

Por esse motivo, a problematização serve como uma forma de delimitar o tema e, por consequência, também serve para definir quais são os objetivos da pesquisa.

Daí porque se diz que o problema de pesquisa dá sentido ao projeto e é responsável por direcionar o enfoque da monografia.

Então, de forma geral, o problema de pesquisa consiste em descrever, de forma assertiva e clara, qual é a questão que a pesquisa científica vai investigar.

Svg%3E

O que não pode ser um problema de pesquisa?

Mas nem toda pergunta pode ser um problema de pesquisa. Isso porque para se chegar em um conhecimento científico, você deve conseguir analisar as variáveis de análise a partir de um método científico.

Vou dar alguns exemplos. O seu problema de pesquisa não pode ser:

  • O que fazer para melhorar a distribuição de alimentos entre as populações?
  • Como fazer para melhorar a distribuição de renda?

Você percebe que essas perguntas são muito abrangentes?

Por não existirem técnicas e procedimentos metodológicos suficientes para chegar em uma resposta válida, que analise todas as variáveis que fazem parte do contexto, o conhecimento que se chegará não serão científicos.

No vídeo abaixo, a Beatriz deixou ótimas dicas para facilitar o processo de construção de um problema de pesquisa.

Olha só 😉

Como fazer a problematização do TCC?

Até aqui talvez você ainda pense que transformar o tema do seu TCC em um problema de pesquisa é uma tarefa complicada. Mas essa tarefa pode se tornar mais simples se você obedecer alguns direcionamentos simples.

Tenha em mente que você precisa ser extremamente assertiva e precisa ao delimitar o problema da pesquisa. Você deve apresentar variáveis presentes na sua investigação: qual é o lugar que você vai investigar e por qual período de tempo, por exemplo.

Pensamos em alguns passos para você encontrar seu problema de pesquisa. Vamos lá.

1) Encontre um motivo para você fazer sua pesquisa

Em primeiro lugar, analise o tema que você escolheu para pesquisar.

Se coloque numa posição reflexiva e curiosa diante do tema e procure ver os aspectos que você pode pesquisar o tema em uma pesquisa acadêmica.

Quais dúvidas surgem a partir desse tema? O que, dentro desse tema, você realmente quer pesquisar?

Dentre as possibilidades que você encontrar, tente selecionar a dúvida que e, dentre as possibilidades encontradas, tente selecionar aquela que seja relevante para você e para a sociedade.

Esse processo vai te ajudar a fazer a delimitação do objeto de estudo da sua pesquisa.

Para você pensar a relevância desse tema se pergunte: quem serão as pessoas que se beneficiarão com essa pesquisa? Qual é a importância do tema? Por que pesquisar essa questão?

2) Defina um problema de pesquisa

Depois de delimitar o assunto que você quer pesquisar para o seu trabalho, está na hora de formular perguntas que vão orientar o teu trabalho. Faça uma lista de todas as perguntas possíveis que você tem sobre o tema.

Ao definir a pergunta da sua pesquisa, seja o mais específico possível. Não deixe brechas para a banca perguntar sobre temas além do seu objeto de estudo.

Lembre-se de não levantar perguntas que você não vai conseguir responder ou que não é do seu interesse pesquisar.

O problema de pesquisa deve ser científico. Para isso, ele deve ser investigado de forma controlada, sistemática e crítica.

Ou seja: perguntas retóricas e meramente especulativas não são científicas.

Considere as seguintes questões para verificar a validade científica do problema de pesquisa:

  • O problema está em formato de uma pergunta?
  • Esse problema pode ser investigado de forma sistemática?

3) Contextualize sua problematização

Além de fazer a pergunta que se relaciona ao seu tema, você deve contextualizá-la ao seu trabalho.

Isso significa estabelecer delimitações da sua pesquisa em relação à área do conhecimento, ao tempo e ao espaço que você vai investigar.

4) Verifique a viabilidade da sua investigação

De nada adianta um bom problema de pesquisa se você não vai conseguir pesquisar o suficiente para respondê-la. Ou seja: o problema de pesquisa deve ser factível.

Verifique se é possível analisar nas condições que você imagina. Se você terá acesso às informações necessárias e se terá tempo suficiente para pesquisar.

Formate seus trabalhos acadêmicos com a Mettzer

Sabe quem pode deixar sua vida acadêmica mais leve e interessante? A Mettzer!

Nós somos a primeira e única plataforma digital que integra — em um único lugar, todo o ciclo do trabalho acadêmico e da pesquisa científica.

Para começar, a plataforma da Mettzer tem um editor de texto que formata todo trabalho — de forma automática — nas normas da ABNT: desde a capa até as referências bibliográficas. Incrível né?!

Além disso, a Mettzer te ajuda na construção tanto de um projeto de pesquisa, artigo científico, TCC, monografia, dissertação e até da tese de doutorado. Nossa plataforma oferece modelos de vários trabalhos acadêmicos e conta também com detector de plágio.

Acompanhamos você em todo o processo, mesmo!  

Se interessou? Você pode testar de forma gratuita por 7 dias 🙂

Svg%3E
Compartilhe
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

256 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Economize tempo e aumente sua produtividade!

Ganhe tempo usando e editando templates de documentos já prontos. Teste grátis agora mesmo!

Escreva com inteligência artificial

+10000 templates de documentos

Gerencie seus documentos aqui


Svg%3E

Mettzer Sistemas LTDA - 20.874.116/0001-67
Rodovia José Carlos Daux, 4150, sala 1, Saco Grande, Florianópolis, SC - CEP 88032-005