Redação pronta para qualquer tema: seja uma pessoa preparada e conquiste a nota máxima

compartilhe

 Neste post você vai entender como ter uma redação pronta na cabeça para qualquer tipo de tema proposto. Vem comigo!


Sumário

  1. O que é redação?
  2. Tipos de redação
  3. Estrutura de redação pronta para qualquer tema
  4. Dicas para escrever uma redação

Você que é estudante, principalmente do ensino médio, provavelmente vai precisar fazer algumas redações. Afinal, são essenciais para ingressar no meio acadêmico

Uma redação bem feita pode aumentar (e muito) as suas chances de entrar na faculdade. Por isso, entender como funciona a redação e sua estrutura é de extrema importância.

Por isso, neste post você vai entender como fazer uma redação pronta para qualquer tipo de tema proposto. Vem comigo.

O que é redação?

Uma redação é um texto escrito com a finalidade de expressar um ponto de vista, ideia, opinião ou argumento sobre um determinado assunto. 

Geralmente, solicitada em vestibulares, como o ENEM, por exemplo, como uma forma de avaliar a habilidade da pessoa candidata em escrever de forma clara, coesa e coerente. Garantindo a famosa redação nota 1000.

Uma boa redação deve ter uma introdução clara e objetiva, um desenvolvimento consistente com argumentos bem estruturados e uma conclusão que resuma as ideias apresentadas. 

É importante que a linguagem seja adequada ao público-alvo e que a escrita esteja correta gramaticalmente, sem erros ortográficos ou de pontuação.

Para produzir uma boa redação, também é necessário ter um bom domínio da língua portuguesa, habilidade na organização de ideias e prática na escrita. 

É importante também estar bem informado sobre o tema proposto para que seja possível desenvolver uma argumentação sólida e fundamentada. Por isso, é muito importante prestar atenção em notícias e assuntos atuais. 

Com isso em mente, é o primeiro passo para uma redação pronta para a nota 1000.

Tipos de redação

As redações para vestibulares geralmente pedem um texto dissertativo, porém, existem outros tipos de textos que podem aparecer em sua prova. Afinal quais são os tipos de redação?

Redação dissertativa

O texto dissertativo tem o objetivo de defender uma ideia baseada na argumentação e desenvolvimento de um tema. Quem escreve precisa persuadir quem está lendo com opiniões e fatos ou simplesmente apresentar um tema ou assunto.

O texto dissertativo acaba classificado em duas formas, sendo elas:

  1. Dissertativo expositivo: Não tem intenção de persuadir a pessoa leitora, usa-se apenas como exposição de ideias. 
  2. Dissertativo argumentativo: você precisa convencer a pessoa que está lendo seu texto, logo, é indispensável o uso de argumentação e contra argumentação.

Independente de como você for escrever, esse tipo de texto depende da apresentação de argumentos, justificativas, conceitos, exemplos, dados, conceitos filosóficos, etc. Lembre-se de usar a argumentação no desenvolvimento do seu texto, assim você estará preparado para fazer uma redação sobre qualquer tema.

Veja nosso vídeo sobre dissertação, garanto que vai gostar!

Redação narrativa

Como você viu, a redação dissertativa é o mais utilizado para avaliações em vestibulares. Porém, sabia que podem te pedir uma redação narrativa? Mas pode ficar de boa, vou te explicar como funciona. 

Dentro da literatura existem inúmeros tipos de texto. Um dos mais utilizados é o texto narrativo. 

Esse tipo de texto tem a função de contar uma história, no qual existe um enredo onde as ações dos personagens são desenvolvidas pelo tempo e espaço.

Assim, o texto narrativo conta com algumas características principais, como:

  • Enredo: é o que vai designar sua história. De acordo de como será contado, pode classificar-se em dois tipos: enredo linear (cronológico) e enredo não linear (não cronológico);
  • Narrador: existem três tipos de narrador, o observador (que não faz parte da história, somente conta), narrador personagem (que está inserido na história) e narrador onisciente (o narrador que sabe tudo da trama, por exemplo, sentimentos de personagens, pensamentos, etc.);
  • Personagens: são eles quem vão fazer parte da história, podendo separar entre personagens principais e personagens secundários;
  • Tempo: marca o momento em se desenvolve a trama;
  • Espaço: representa o local onde a história se desenrola.

Redação descritiva

A redação descritiva tem como objetivo descrever as características de uma pessoa, objeto ou ideia. Esse tipo de texto faz com que a pessoa leitora idealize a imagem passada através da escrita.

Na descrição objetiva não há juízo de valor ou opinião. A imparcialidade é a principal característica desse tipo de descrição. Tem o objetivo de apontar de maneira verossímil os atributos de alguma coisa (alto, baixo, escuro, claro, grande, pequeno)

Já a descrição subjetiva é o contrário, a opinião de quem está descrevendo aparece de forma muito clara. Assim, tem o objetivo de influenciar a pessoa leitora através de um juízo de valor sobre o que está sendo descrito. 

Redação expositiva

A redação expositiva fornece fatos de uma forma educacional e objetiva. Então, apresenta um tema a partir de vários recursos, como definição, descrição, comparação, informação e enumeração. E assim, discutir e explicar sobre um determinado tema.

Para escrever esse tipo de texto, você precisa oferecer informações e argumentos a partir de um conhecimento objetivo, ou seja, é necessário um levantamento de dados confiável. 

Assim, você vai conseguir expor informações corretas e úteis sobre o tema escolhido,  com a intenção de expor pontos de vista, ideias e conhecimento. 

Lembre-se que no final da leitura, o texto expositivo precisa acrescentar algo para quem está lendo, e também, você não precisa de fato convencer ele da sua ideia, pois o intuito é expor ela.

Redação Injuntiva

Essa tipologia é feita para explicação e método para realizar algo. Logo, é muito utilizado os verbos no modo imperativo, para que assim, indique uma ordem ou ação.

Geralmente não há marcas de pessoalidade e também são textos mais curtos.

Como o texto injuntivo é feito para determinar ações. Assim, é preciso que se use verbos no imperativo para evidenciar uma atitude ou ação a ser tomada pela pessoa leitora.

Estrutura de redação pronta para qualquer tema

Agora que você entendeu os tipos de texto utilizados na redação, é hora de entender qual a estrutura ideal. 

Assim, você terá sua redação pronta para qualquer proposta de tema. 

A estrutura básica de uma redação para vestibular é composta por três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão, veja:

Introdução

A introdução é a primeira parte de um texto dissertativo, que tem como objetivo apresentar o tema a ser abordado e introduzir a discussão que será desenvolvida ao longo do texto.

É uma parte fundamental da redação, pois é nela em que você deve despertar o interesse de quem está lendo, apresentar sua posição sobre o assunto e delimitar o escopo da discussão.

Na introdução, você deve contextualizar o tema, apresentar dados relevantes e estabelecer uma relação entre o tema e a sociedade ou o contexto em que se insere. 

Além disso, a introdução deve conter a tese ou o seu ponto de vista sobre o tema, que será desenvolvido ao longo do texto.

A tese é uma afirmação em que você vai  provar ou defender por meio de argumentos e exemplos. Por isso ela deve ser apresentada de forma clara e objetiva. 

Por fim, é importante lembrar que a introdução deve ser coerente com o desenvolvimento e a conclusão do texto, mantendo uma unidade temática ao longo de toda a redação.

Desenvolvimento

Depois de apresentar o tema, é hora de colocar os argumentos para jogo.

Explore todas as suas convicções e opiniões e apresente informações que justifiquem-nas com detalhes. É importante você trazer dados e fatos verídicos para basear sua opinião. Afinal, não é legal usar fake news, né? 

Conclusão

Existem duas maneiras de se concluir um texto: por meio de uma síntese dos argumentos principais apresentados, ou por meio da apresentação de uma proposta de solução. 

Ao optar pela síntese, é importante que você resuma as principais ideias discutidas ao longo do texto e reafirme sua opinião sobre o assunto. 

Já no caso da proposta de solução, você deve apresentar uma possível resolução para os problemas abordados no texto, utilizando seus próprios argumentos e pontos de vista.

Dicas para escrever uma redação

Agora que você entendeu os tipos de redações e sua estrutura, provavelmente você já tem um esqueleto pronto para ser escrito. Mas calma aí, antes disso, veja nossas dicas:

Faça rascunhos

Uma maneira recomendada de iniciar um texto é por meio da elaboração de um rascunho. 

Nele, é possível incluir todas as ideias e considerações acerca do tema, tais como suas próprias crenças, o que já foi escrito sobre o assunto e tudo o que você deseja abordar na redação. 

Pode-se criar o rascunho em formato de lista ou de outras maneiras que facilitem a compreensão de todas as suas ideias sobre o tema.

Transforme as ideias em argumentos

Para construir uma redação coerente, é importante estruturá-la de forma argumentativa, o que envolve a organização das ideias em tópicos.

O primeiro tópico é sempre para a introdução, que desperta o interesse da leitora ao apresentar o tema. 

Em seguida, é necessário abordar os principais argumentos no desenvolvimento, organizando-os em parágrafos distintos.

A conclusão precisa ser coerente

Finalizar uma redação pode ser desafiador, uma vez que existem diversas características para conclusão, tais como: 

  • Não apresentar nenhuma ideia nova sobre o tema;
  • Oferecer soluções para o assunto abordado;
  • Proporcionar alguma reflexão;
  • Retomar o que já foi discutido.

É importante lembrar que um texto deve ter uma estrutura bem definida, composta por introdução, desenvolvimento e conclusão. Para encerrar a redação de forma adequada, deixe claro que o assunto está finalizado.

Leia uma redação pronta como exemplos

É essencial ler essas redações para entender como funcionam as competências avaliativas na prática e como a redação pode ser estruturada.

Se você está começando a estudar agora, leia estas redações com atenção e faça anotações sobre o que achar interessante replicar. Note onde e como foram inseridos todos os elementos cobrados nas competências.

Conte com a Mettzer em seus trabalhos

Se você ainda não conhece a Mettzer, chegou a hora. Você vai perceber que somos uma ótima aliada de universitários.

Isso porque, independentemente do tipo de trabalho – seja um TCC, uma monografia, dissertação e até tese – e da área do conhecimento, você deve respeitar as normas da ABNT e normas APA.

Se você seguir as regras, seu trabalho vai ficar pronto pra publicar. Mas o tanto de trabalho que dá né?

A boa notícia é que você não precisa passar por isso. Use a tecnologia a seu favor.

Para começar, a Mettzer tem diversos tipos de modelos de trabalhos prontos: desde modelo de fichamento até modelo de TCC.

Fica muito mais fácil começar o trabalho e não esquecer nenhum elemento importante da estrutura.

Em suma, a  Mettzer tem o melhor editor de texto do mercado, que formata, de forma automática, qualquer trabalho nas normas ABNT: desde a capa até às referências bibliográficas.

Assim, você ganha tempo e tranquilidade e pode se dedicar exclusivamente ao que importa, que é o conteúdo do seu trabalho.

Sem contar que você também pode fazer as suas anotações das aulas online no editor da Mettzer. Assim, é possível criar, organizar e carregar suas anotações para qualquer lugar.

Afinal de contas, você pode acessar o editor de qualquer dispositivo: no aplicativo ou no navegador. De qualquer computador ou celular. É só digitar seu e-mail e sua senha de acesso.

E a melhor parte: você não precisa pagar nada por isso. As anotações de aula fazem parte do nosso plano gratuito.

Se interessou? Você pode experimentar de forma gratuita 🙂

Perguntas frequentes

Como é feita a correção da redação do ENEM?

Dois avaliadores fazem a correção da redação do Enem levando em conta as 5 competências. Eles atribuem notas entre 0 e 200 pontos para cada um desses critérios. A nota final é obtida através da média aritmética da soma dos pontos das competências.
Ambos desconhecem a nota dada pelo outro e, caso haja uma diferença maior que 80 pontos em uma das competências ou maior que 100 pontos na nota final, a correção é feita por um terceiro membro da banca.

Como são os temas de redação do ENEM?

Sabemos, no entanto, que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) seleciona temas relacionados a problemas que afetam socialmente o Brasil.
Apesar de muitos professores cobrarem temas atuais de seus alunos, as propostas do Enem costumam ser atemporais.

compartilhe

1 comentário em “Redação pronta para qualquer tema: seja uma pessoa preparada e conquiste a nota máxima”

  1. Na guia ” Redação Prática” você aprende a arte de dominar e escrita e descomplicar a criação do pensamento ao escreve, por meio de dicas e estratégias fáceis. Portanto, se você deseja obter melhores resultados em concursos, Enem ou entrevista de emprego (prova escrita), estamos disponíveis para atendê-los (as). É só seguir o link abaixo:

    https://hotm.art/Descomplicando-a-escrita

    Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade