Veja as vantagens e desvantagens de usar o editor de texto LaTeX em seu trabalho acadêmico

compartilhe

Publicado em 17 de setembro de 2018. | Atualizado em 28 de abril de 2021.

O LaTeX é uma plataforma de diagramação e preparação de textos, que simplifica a forma de formatá-los.


Você precisa formatar o seu trabalho e está em dúvida se o LaTeX é uma boa plataforma para fazer isso?

Então, você vai gostar de conhecer esse conteúdo. Eu separei as vantagens e as desvantagens de usar essa plataforma para formatar trabalhos acadêmicos.

Pega o seu café e vem comigo.

Mas afinal, o que é LaTeX?

O LaTeX é um sistema de composição tipográfica de qualidade, que inclui recursos destinados à produção de documentos técnicos e científicos.

Isso significa que o LaTeX é um sistema de preparação de documentos, que simplifica a digitação dos textos, especialmente de caracteres matemáticos. É, de forma geral, uma coleção de comandos que faz com que os usuários não precisem se preocupar com a formatação do documento.

Na verdade, a grafia correta da plataforma é Lateχ. O χ na verdade é o símbolo “chi” do alfabeto grego. A pronúncia certa é “latequi”.

Em outras palavras, o LaTeX é uma plataforma na qual você pode digitar seus textos com as indicações de layout já definidas. Ou seja: você pode programar o LaTeX para que seus textos tenham um padrão específico de formatação, como das normas da ABNT, por exemplo.

Um bom exemplo disso é quando se escreve um documento longo com várias citações, numerações e referências cruzadas. Se você precisar alterar alguma numeração – acrescentando ou excluindo alguma parte do texto, por exemplo, você terá que alterar todo o restante do texto: desde as numerações até as referências cruzadas.

Isso demanda tempo e faz com que as pessoas estejam suscetíveis a cometer alguns erros.

Ao usar o LaTeX no exemplo anterior, você poderá fazer todas essas alterações de forma rápida. Afinal de contas, todas essas questões estruturais do documento são feitas de maneira automática através de comandos pré-definidos.

Outro exemplo de utilização do LaTeX é no Overleaf, uma plataforma colaborativa baseada em nuvem para a edição de documentos em LaTeX.

Como o LaTeX funciona?

Diferente de editores de texto, como Microsoft Word e LibreOffice Writer, em que o texto que você digita aparece na tela da mesma forma que vai ser impresso, no LaTeX o texto e os comandos de formatação são escritos em um arquivo de extensão .tex. Esse arquivo é complicado e gera um arquivo de saída, que pode ser visto em DVI ou PDF.

Usa-se o LaTeX para produzir relatórios, livros, artigos, apostilas no mundo inteiro, de forma gratuita e livre. Inclusive, vários eventos científicos, revistas e editoras exigem que se produza os trabalhos em LaTeX. Alguns cursos de graduação e programas de pós-graduação também exigem que se façam monografias, teses e dissertações em LaTeX.

Mas agora que você aprendeu um pouco sobre o que é o LaTeX, talvez esteja se perguntando como essa plataforma pode te ajudar nos seus trabalhos acadêmicos.

O LaTeX representa uma balança entre a funcionalidade e a facilidade de uso. Vou te explicar o porquê através das vantagens e das desvantagens de usar o LaTeX. Vamos lá.

Vantagens de usar o LaTeX

Bom, você já deve ter apanhado do Word para fazer algum tipo de formatação. Numerações, caixas de imagem, legenda, cabeçalho, rodapé… a lista do que formatar pode ser realmente gigante.

Não é nada legal quando você está correndo para entregar o trabalho e emperra na parte de formatar o trabalho ou quando você faz alguma alteração em uma parte do trabalho e precisa alterar todas as outras partes correspondentes.

Aí é que está a grande vantagem do LaTex: permitir a edição rápida e flexível de textos científicos. Mas encontramos mais outras seis vantagens de utilizar a plataforma. Vou te mostrar:

  1. Escrita de fórmulas matemáticas complexas a partir de comandos;
  2. Essas dificuldades na formatação de textos no Word nada mais são do que “bugs.” Em contrapartida, o LaTeX não possui bugs. Sua plataforma é regular e não possui falhas;
  3. As versões dos arquivos na plataforma LaTeX não sofrem com incompatibilidade. Ou seja, é possível acessar e abrir sem qualquer problema um arquivo salvo em Tex no dia da sua criação em 1978.
  4. Indica-se a linguagem do LaTeX para escrever artigos e trabalhos acadêmicos de todos os tipos. Contudo, a gama de funções da plataforma é tão grande que pode-se escrever até partituras nela.
  5. Os documentos em Tex são leves e de fácil exportação. Você pode enviá-los e arquivá-los de forma rápida e fácil;
  6. O LaTeX é totalmente gratuito e livre para uso.

Desvantagens do LaTeX

Como nem tudo são flores, também existem algumas desvantagens de se usar essa plataforma. Claro que não existe o jeito certo ou errado de se fazer. Apenas vamos levantar alguns pontos para te auxiliar a tomar a decisão.

As desvantagens do LaTeX são:

  1. A interface do LaTeX pode ser complexa para algumas pessoas;
  2. A linguagem de programação complica algumas ações que são mais simples em outras plataformas.
  3. Corrigir um erro na plataforma é igual a corrigir um código de programação. Isso requer paciência do usuário;
  4. Se você estiver escrevendo um trabalho acadêmico na plataforma, deve se certificar que seu orientador tem conhecimento sobre a linguagem da plataforma. Afinal de contas, se ele não conhecer, a revisão tem que acontecer em PDF. Você sabe que esse formato não é o ideal para fazer revisões, correções e comentários, não é?
  5. Você vai precisar de paciência e dedicação para dominar o LaTeX. Como todo novo programa ou ferramenta, você vai precisar ter alguns conhecimentos básicos e curiosidade para errar e ir aprendendo com os erros.
  6. O costume de usar plataformas mais simples tem uma chance de espantar usuários novos do Tex. Afinal, por que abandonar o Word para usar uma plataforma mais complexa?

O LaTeX é ideal para quais tipos de trabalhos?

Se simplificarmos o conceito, o LaTeX nada mais é do que um programa de diagramação de textos.

Poe sua aparente complexidade, indica-se a plataforma para alunos da pós-graduação, do mestrado ou doutorado, para professores acadêmicos e para pesquisadores, principalmente de áreas que envolvam programação.

Se você quer usar o LaTeX para formatar artigos e trabalhos acadêmicos, deverá superar a primeira dificuldade de linguagem e se adaptar à plataforma.

Em comparação com o Word, é inegável que as pessoas estão acostumadas com a forma de digitar o texto, mudar o tamanho da fonte, destacar em negrito e por aí vai. No LaTeX todos esses processos são diferentes.

No entanto, quando o assunto é a formatação e a diagramação das regras da ABNT, depois de já superar a linguagem, a plataforma oferece soluções ágeis e eficazes.

Ou seja: no fim, a viabilidade do LaTeX pode ser questionável, principalmente em relação à dificuldade e limitação inicial com a linguagem.

Então, para as pessoas que já se familiarizaram com a linguagem de programação e com as normas da ABNT, o LaTeX pode ser uma boa opção.  

Formatação automática nas normas da ABNT

Bom, se você precisa escrever uma pesquisa científica – seja monografia, TCC, dissertação e até tese – mas não tem familiaridade com a linguagem de programação, o LaTeX pode não ser a melhor opção para formatar seu trabalho.

A boa notícia é que tenho uma ótima sugestão para te dar: o Mettzer pode te ajudar nisso de forma muito mais fácil e simples.

Então, se você ainda não conhece o editor de texto do Mettzer, essa é uma ótima oportunidade.

O Mettzer é o melhor editor de textos do mercado, que formata de forma automatizada qualquer trabalho nas normas ABNT, sem linguagem de programação e da forma mais intuitiva possível.

Assim, você ganha tempo e tranquilidade e pode se dedicar exclusivamente à sua pesquisa.

Se interessou? Faça um teste gratuito agora mesmo.

compartilhe

1 comentário em “Veja as vantagens e desvantagens de usar o editor de texto LaTeX em seu trabalho acadêmico”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade