Codificando a pesquisa acadêmica: entenda como funciona o Overleaf

compartilhe

O Overleaf é uma plataforma online para edição e colaboração em documentos LaTeX. Quer saber mais? Leia nosso post.


Sumário

  1. O que é overleaf?
  2. Como funciona o Overleaf?
  3. Quem pode usar o Overleaf?
  4. Como usar o Overleaf?
  5. Perguntas frequentes

Você já ouviu falar do Overleaf? É uma ferramenta que auxilia na criação e formatação de diversos tipos de documentos, especialmente aqueles que exigem critérios técnicos. 

A elaboração de documentos complexos pode ser desafiadora e afetar a produtividade de estudantes e profissionais. 
A linguagem LaTeX é uma solução para esses desafios. Utilizada amplamente utilizada na criação de artigos científicos e técnicos, ela também pode ser usada para editar diversos formatos de documentos de alta qualidade. Quer entender melhor? Vem comigo.🙂

O que é overleaf?

O Overleaf foi fundado em 2012 e oferece uma plataforma colaborativa baseada na nuvem para a edição de documentos em LaTeX. Seus recursos abrangem uma ampla variedade de tipos de documentos, como artigos, teses e relatórios técnicos.

Além disso, o Overleaf disponibiliza uma variedade de modelos pré-definidos, incluindo calendários, apresentações, newsletters, artigos para jornais, currículos e cartas formais, bem como trabalhos e atividades escolares.

Para a comunidade científica e estudantes de graduação, pós-graduação, mestrado ou doutorado, o Overleaf facilita a submissão de artigos em várias editoras acadêmicas.

No contexto empresarial, o Overleaf permite que equipes colaborem na criação e revisão de documentos, oferecendo recursos como histórico de versões e integração com outras ferramentas. Essa integração permite a coleta de dados de outros softwares para elaborar documentações e relatórios, incluindo gráficos e tabelas.

Afinal, o que é LaTeX?

LaTeX é uma linguagem de marcação amplamente utilizada em todo o mundo para criar e editar documentos, artigos científicos, livros e outras publicações. Essa linguagem possui uma formatação específica em código, pré-estabelecida e padronizada para esses tipos de materiais.

O objetivo do LaTeX é proporcionar facilidade aos escritores na formatação do estilo de seus documentos de texto, seguindo normas e padrões nacionais ou internacionais. 

Uma ferramenta que permite a edição em LaTeX baseia-se no conceito de WYSIWYM (What You See Is What You Mean, ou “O que você vê é o que você quer dizer”). Enquanto você se concentra no conteúdo escrito, a ferramenta LaTeX cuida da tipografia, ajustando automaticamente seu texto ao layout definido ao longo do documento.

Com o LaTeX, é possível criar índices, adicionar referências bibliográficas e citações de acordo com as normas da ABNT, por exemplo, além de inserir fórmulas, cálculos e equações matemáticas corretamente, notas de rodapé, cabeçalhos e muitos outros ajustes de formatação e estilo.

Dessa forma, cientistas e outros profissionais que precisam criar documentos outros materiais podem se concentrar apenas no conteúdo, sem perder tempo com a formatação.

A linguagem LaTeX pode ser escrita diretamente em código-fonte, o que é ideal para aqueles familiarizados com programação, ou através de editores que possuem estruturas de código e tags pré-definidas, permitindo que o usuário adicione apenas o texto.

Como no exemplo abaixo:

Como funciona o Overleaf?

Para utilizar o Overleaf, é necessário se cadastrar na plataforma e escolher um dos planos disponíveis, que possuem preços a partir de US$ 10 por mês, que equivale a uns R$50,00 reais no Brasil. No entanto, existem descontos para faturamento anual e condições especiais para estudantes e empresas.

No caso das empresas, os preços podem variar dependendo se optarem por utilizar o Overleaf na nuvem ou hospedado em seu próprio servidor. Portanto, recomenda-se entrar em contato com a equipe de vendas para obter informações detalhadas sobre as opções disponíveis.

Ao contrário de outros formatos de documentos de texto gerados pelo Word ou Google Docs, por exemplo, os arquivos escritos em LaTeX possuem a extensão .tex. Depois de produzidos e compilados no Overleaf, você pode baixá-los em PDF.

Mas qual é a diferença prática entre editar um documento no Word e em LaTeX no Overleaf?

Bem, observe a imagem abaixo para ver como a tela de edição de texto é exibida no Overleaf:

No Overleaf, a edição do documento de texto é realizada por meio de códigos e tags pré-definidas, que contêm as instruções para a formatação e o layout do documento. Ao mesmo tempo, é exibida uma pré-visualização do resultado à medida que você insere cada linha de código.

Como a edição ocorre em código, algumas pessoas podem encontrar dificuldades na tradução desses códigos.

Para auxiliar nesse processo, é possível utilizar softwares de tradução que ajudam na edição do documento.

custo

Quem pode usar o Overleaf?

Qualquer pessoa pode optar por usar o overleaf, porém, é indicado para empresas que desejam criar documentos e relatórios profissionais, especialmente aqueles de natureza técnica. 

Também é indicado para escolas e universidades, alunos e professores, cientistas e pesquisadores, principalmente nas áreas de programação. Além disso, o Overleaf atende a autores, editores, jornalistas e todos os profissionais que precisam criar e editar documentos complexos.

Como usar o Overleaf?

O Overleaf é uma plataforma recomendada tanto para usuários inexperientes quanto experientes, pois oferece a possibilidade de criar documentos a partir do zero ou utilizando seus modelos.

Aprenda agora, na prática, os passos iniciais para criar seu documento LaTeX no Overleaf.

Para começar, registre-se na plataforma clicando em “Registro”.

Você pode se registrar manualmente, com uma conta do Google, da ORCID, ou ainda, por uma conta da sua instituição de ensino

Assim que você fizer login, seu painel será automaticamente aberto e você poderá dar início ao seu primeiro projeto. É possível utilizar o Overleaf em português, caso prefira.

Selecione o modelo de documento que deseja utilizar para começar a criação ou comece um projeto completamente novo.

Aba project

A estrutura do projeto inclui as seguintes pastas e arquivos:

  • Pasta principal: Contém arquivos de estilo (.sty) e o arquivo principal (tese.tex), que faz referência aos demais arquivos.
  • Pasta tex: Contém os arquivos que compõem as diferentes partes do documento, como capa, introdução, bibliografia, entre outros (.tex).
  • Pasta fig: Armazena as figuras do projeto.

Para editar um arquivo, basta clicar sobre ele para que ele seja exibido na tela central. Para fazer o upload de uma figura, você pode clicar com o botão direito na pasta “fig” e selecionar a opção “upload from… computer”, por exemplo.

Aba Source

No Overleaf, os arquivos ficam na forma de código-fonte, mas também é possível visualizá-los em Rich Text, uma representação mais organizada do código.

Os arquivos do modelo já vêm com exemplos prontos, os quais podem ser copiados, editados ou excluídos, tudo utilizando a linguagem LaTeX. Para adicionar um comentário, basta escrevê-lo em uma linha precedida pelo símbolo de porcentagem (%).

Aba preview

Qualquer modificação feita no código gera automaticamente uma atualização na visualização do documento, que pode ser visualizada na tela à direita. Essa atualização ocorre de forma automática se a opção “auto” estiver selecionada. No entanto, se você preferir não ter atualizações automáticas o tempo todo, é possível alterar para a opção “manual”. Além disso, erros e avisos ficam listados para que você possa identificá-los e corrigi-los.

Se você estiver visualizando a prévia do documento e desejar editar um trecho específico, basta clicar sobre ele e o arquivo correspondente será aberto na tela central para edição, exatamente no ponto do texto onde você deseja fazer a alteração.

Para finalizar

Na parte inferior da tela do projeto, há uma opção para baixar todos os arquivos em formato ZIP e salvá-los em seu computador. No topo da tela, você também encontrará a opção de gerar e salvar apenas o arquivo em formato PDF.

Todas essas funcionalidades ficam liberadas gratuitamente, com um espaço inicial de até 100 MB e um limite de 60 arquivos. 

No entanto, você pode executar algumas ações para aumentar esse espaço, como preencher seu perfil e compartilhar o serviço, o que pode levar a um aumento gradual do limite para até 1 GB.

Além disso, é possível adquirir um plano Pro (pago após 2 semanas de uso) para aumentar o espaço para 10 ou 20 GB, assim como o limite de arquivos.

Além dos formatos mencionados, o Overleaf oferece templates para apresentações de slides, currículos, relatórios de laboratório e outros tipos de documentos, que estão disponíveis no link fornecido. Para criar tabelas, você pode utilizar o site Tables Generator como uma ferramenta auxiliar. Para inserir fórmulas, o site CodeCogs oferece um gerador de equações em LaTeX que pode ser muito útil.

A Mettzer é sua melhor amiga em trabalhos acadêmicos

Não sei se você já conhece, mas a mettzer também é uma ótima aliada de universitários.

Isso porque, independentemente do tipo de trabalho – seja um TCC, uma monografia, dissertação e até tese – e da área do conhecimento, você deve respeitar as normas da ABNT e normas APA.

Assim, se você seguir as regras, seu trabalho vai ficar pronto pra publicar. Mas o tanto de trabalho que dá né?

A boa notícia é que você não precisa passar por isso. Use a tecnologia a seu favor 🙂

O Mettzer é o melhor editor de texto do mercado, que formata de forma automatizada qualquer trabalho nas normas ABNT: desde a capa até às referências bibliográficas.

Também, você pode começar seu texto a partir de um modelo de trabalho de aula. Incrível né?

Além disso, você pode pesquisar bibliografias de Ciências Humanas para seus trabalhos no Hub da Mettzer. Veja, por exemplo, esse trabalho sobre o histórico da educação no Brasil.

Assim, você ganha tempo e tranquilidade e pode se dedicar exclusivamente ao que importa: o conteúdo do seu trabalho.

Se interessou? Você pode fazer um teste gratuito por 7 dias.

Nem precisa cadastrar o cartão para fazer o teste.

formatação

Perguntas frequentes

O Overleaf é gratuito?

O Overleaf oferece um plano gratuito com recursos limitados, mas também possui planos pagos com recursos adicionais, como maior armazenamento, controle de versão, colaboração em equipe e suporte prioritário. Os detalhes dos planos e preços podem ser encontrados no site do Overleaf.

Posso colaborar com outras pessoas no Overleaf?

Sim, o Overleaf é projetado para facilitar a colaboração em tempo real. Você pode convidar outras pessoas para editar seu projeto e trabalhar juntos no mesmo documento. O sistema de controle de versão do Overleaf permite acompanhar as alterações feitas por cada colaborador.

O Overleaf possui suporte para bibliografias e citações?

Sim, o Overleaf possui suporte integrado para bibliografias e citações com o uso do BibTeX ou BibLaTeX. Você pode adicionar entradas bibliográficas ao seu projeto e fazer referência a elas no texto do seu documento.

compartilhe

1 comentário em “Codificando a pesquisa acadêmica: entenda como funciona o Overleaf”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade