Referencial teórico — por onde começar?

compartilhe
Copy Link

O referencial teórico é uma das partes mais importantes de uma pesquisa. Vem aprender como fazer essa parte do seu trabalho!

Publicado em 10 de junho de 2019 | Atualizado em 29 de dezembro de 2023.


Sumário:

  1. O que é referencial teórico?
  2. Como fazer o referencial teórico?
  3. Qual a diferença entre referencial teórico e o bibliográfico?
  4. Seu trabalho formatado nas normas ABNT (automaticamente)

O que é referencial teórico?

O referencial teórico ou fundamentação teórica – é um dos aspectos mais importantes de uma pesquisa científica. Por essa razão, para desenvolver um bom TCC, é fundamental você dedicar uma atenção especial à ele.

Todo trabalho acadêmico segue uma estrutura básica. O referencial teórico faz parte dessa estrutura. Ou seja, é um item indispensável no trabalho.

De forma geral, refere-se a uma revisão das pesquisas e discussões feitas por outros autores sobre o tema que será abordado em seu trabalho.

Dessa forma, serve como embasamento teórico e garante qualidade científica ao trabalho. Isto é, através do referencial teórico, você pode verificar o estado do problema, sob os aspecto teóricos de pesquisas que já foram desenvolvidas.

Em outras palavras, é através do referencial teórico que você demonstra que você sabe sobre o que você pesquisou muito e sabe o suficiente sobre o tema que está escrevendo.

Nessa perspectiva, você pode incluir textos, artigos, livros, periódicos e demais materiais referentes à bibliografia de um trabalho científico. Só existem dois pré-requisitos: 1) deve ser uma fonte de pesquisa confiável; e 2) deve ser devidamente referenciado, através de citações, para evitar o cometimento de plágios.

Tudo bem, você deve estar pensando: ok, já sei o que é um referencial teórico, mas como construir um?

Estou aqui para isso. Vamos lá.

Como fazer o referencial teórico?

Antes de mais nada, você vai precisar pesquisar profundamente sobre o tema de pesquisa.

Você vai precisar reservar um tempo especial para ler, selecionar, estudar e fazer fichamento de todos as referências bibliográficas que são importantes para seu trabalho.

Lembre que é o referencial teórico que garantirá credibilidade e qualidade técnica ao seu trabalho. Então, é através dele que você poderá demonstrar seu conhecimento sobre o objeto da sua pesquisa e das linhas teóricas que sustentam o tema em questão.

Para isso, você deverá pesquisar os materiais em fontes confiáveis.

Por esse motivo, tome cuidado com ferramentas de pesquisas da internet. Limite as consultas aos sites de instituições conceituadas, como instituições de ensino e de pesquisa. Evite pesquisar em conteúdos de opinião e na wikipédia.

Sem dúvida, os livros ainda são as fontes de pesquisas menos controversas.

Mas, você pode pesquisar materiais mais atualizados em periódicos e diretórios acadêmicos, como no Scielo e no Google Acadêmico.

As dissertações e as teses também trazem contribuições importantes e confiáveis sobre os temas.

Ao reunir todo esse material, você vai conseguir apresentar os conceitos centrais da sua pesquisa, sob a ótica do que já estava sendo pesquisado por outros autores.  

Qual a diferença entre referencial teórico e o bibliográfico?

O referencial teórico e o bibliográfico são termos frequentemente utilizados em trabalhos acadêmicos e de pesquisa, especialmente em dissertações, teses e artigos. Eles se referem a aspectos diferentes de um estudo, mas estão relacionados entre si.

Em resumo, enquanto o referencial teórico se concentra nas teorias e conceitos que dão suporte à sua pesquisa, o referencial bibliográfico se concentra nas fontes bibliográficas específicas que você consultou e citou ao longo do trabalho. Ambos são elementos essenciais para uma pesquisa rigorosa e bem embasada.

Geralmente, o teórico é discutido em um capítulo específico do trabalho, enquanto o referencial bibliográfico é apresentado em uma seção separada, muitas vezes no final do trabalho, na forma de uma lista de referências.

Seu trabalho formatado nas normas ABNT (automaticamente)

Também é importante fazer seu referencial teórico conforme as normas da ABNT. Para isso, você vai precisar cuidar de alguns detalhes.

A primeira questão: é fazer as citações e as referências de forma correta. Temos conteúdos específicos sobre esse assunto. Você deve saber diferenciar as citações diretas das citações indiretas.

Confira também um resumo sobre como fazer as referências bibliográficas nas normas da ABNT:

referências bibliográficas

Depois: evite finalizar um parágrafo com uma citação. O ideal é que toda citação seja acompanhada de uma explicação do que foi dito pelo autor.

Ufa! Muita coisa não é mesmo?

Mas, para te ajudar na formatação, conte com a ajuda da Mettzer.

Afinal, o nosso editor de texto formata qualquer trabalho acadêmico — automaticamente — nas normas ABNT.

Isso mesmo, formatação automática da capa até as referências 😉

Além disso, nosso editor gera citações e referências de maneira automática para você! 

Assim, você não precisa se preocupar com os detalhes exigidos pela ABNT e pode dedicar seu tempo para o que realmente importa: pesquisar e desenvolver o conteúdo do seu trabalho.

Inclusive, você pode começar seu texto a partir de um modelo de trabalho – seja um TCC, uma monografia, dissertação e até tese.

Ah, e tem mais — a Mettzer conta também com um verificador de plágio para garantir a originalidade dos seus trabalhos acadêmicos. Incrível, né?!

Você pode fazer um teste gratuito por 7 dias 🙂

Principais dúvidas sobre referencial teórico

O que é referencial teórico ou fundamentação teórica?

O referencial teórico refere-se a uma revisão das pesquisas e discussões feitas por outros autores sobre o tema que será abordado em seu trabalho.Dessa forma, serve como embasamento teórico e garante qualidade científica ao trabalho.

Como fazer a fundamentação teórica?

Você vai precisar pesquisar profundamente sobre o tema de pesquisa. Então, reserve um tempo especial para ler, selecionar, estudar e fazer fichamento de todos as referências bibliográficas que são importantes para seu trabalho. Lembre que é o referencial teórico que garantirá credibilidade e qualidade técnica. Você deve demonstrar seu conhecimento sobre o objeto da sua pesquisa e das linhas teóricas que sustentam o tema em questão.

compartilhe