Passo a passo para se cadastrar no Researcher ID

|
Tempo médio de leitura: 3 minutos
()

O Researcher ID é um sistema para identificar e individualizar pesquisadores e cientistas.


Se você é pesquisadora, precisa se cadastrar no Researcher ID. Quer saber como?

Então, vem conferir esse passo a passo 🙂

O que é o Researcher ID?

O Researcher ID é número de identificação de pesquisadores e cientistas. É um sistema individual, gratuito e digital, que serve para identificar e individualizar os autores e as autoras.

Você pode compará-lo a um tipo de CPF de autores. Ou seja: esse sistema substitui os nomes dos autores por números, assim como o ORCID.

E mais. O Researcher ID se integra ao ORCID. Isso significa que o pesquisador pode conectá-los e exibir suas publicações a partir de uma única conta.

Isso acontece porque a Thomson Reuters, empresa que fundou o Researcher ID, também é membro fundador do ORCID.

Diferenças entre o Researcher ID, ISSN, ISBN e DOI

O Researcher ID é um identificador importante. Mas não é o único a cumprir essa função. É bastante confundirmos esse sistema com os demais. Então vamos diferenciá-los.

Assim como o Researcher ID, o ORCID é um número de identificação de pesquisadores, que substitui os nomes por um número.

O ISBN, no entanto, é um sistema de identificação e individualização de livros e de outras publicações não periódicas. O ISSN, por sua vez, identifica somente as publicações seriadas. Então, o ISSN é o tipo de código que se utiliza para registrar de maneira internacional periódicos, como jornais, revistas e trabalhos científicos.

Todos os materiais que recebem um código de ISSN têm uma frequência de publicação, seja ela diária, quinzenal, mensal, semestral ou anual. A principal diferença entre o ISSN e o ISBN é a periodicidade, já que se utiliza o ISBN apenas para materiais publicados uma vez.

Já o DOI é um registro para qualquer tipo de arquivo digital, seja um livro, um trabalho científico, uma revista, uma imagem e até uma música. Basta incluir o catálogo para ter um link permanente de documento digital publicado.

Veja este quadro que sintetiza as informações e característica dos quatro identificadores:

diferença entre doi, issn, isbn e orcid

Qual é a importância do Researcher ID?

O Researcher ID possibilita que os pesquisadores gerenciem suas listas de publicações e rastreiem as citações e as referências de seus artigos, sem que haja confusão entre nomes de autores iguais ou semelhantes.

Em outras palavras, a principal função desse sistema é resolver problemas de nomes iguais ou semelhantes dos autores. Então, resolve problemas de ambiguidade e confusão de nomes.

Além do mais, as variações de nome, quando é escrito de formas diferentes, afetam as pesquisas das referências, porque prejudicam especialmente a recuperação dos dados e comprometem a confiabilidade dos resultados.

Então, a identificação correta dos autores e seus trabalhos no mundo digital se tornou um desafio diário. Então, usar esse tipo de identificação facilita todo o processo.

Como fazer o seu cadastro?

Para você se cadastrar, basta entrar no portal do Researcher ID e clicar em Join publons now:

Depois é só inserir seus dados e clicar em Register:

FORMATAÇÃO AUTOMÁTICA DE ARTIGOS E TRABALHOS CIENTÍFICOS

Você não deve esquecer que, independentemente do tipo de trabalho acadêmico – seja monografia, TCC, dissertação e tese, que se vincula ao nome dos autores, você deve seguir a formatação das normas da ABNT.

E nisso nós podemos te ajudar. O Mettzer é um editor de textos, que formata, de forma automática, todos os seus trabalhos nas normas da ABNT: desde a capa até as referências bibliográficas.

Já são mais de 450 mil estudantes e pesquisadores que usam o Mettzer todos os dias.

Então, se você ainda não conhece o Mettzer, essa é uma ótima oportunidade de conhecer.

Acesse nosso site e faça um teste gratuito por 7 dias 🙂

O que você achou disso?

Mande corações

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.