Bora concluir? Entenda como fazer a análise de resultados de sua pesquisa!

compartilhe

A análise de resultados é onde são apresentados e analisados os dados obtidos, relacionando-os com a literatura e interpretando suas implicações. Quer saber mais? Leia o post


Sumário

  1. O que é a análise de resultados?
  2. Como é feita a análise de resultados?
  3. Como fazer uma boa análise de resultados?
  4. Dicas para fazer a análise de resultados
  5. Perguntas frequentes

Quando falamos de pesquisa científica, a análise de resultados constitui componentes essenciais de qualquer trabalho acadêmico.

Estas partes representam o momento crucial no qual os pesquisadores divulgam suas conclusões, interpretam os conjuntos de dados e oferecem discernimentos de valor tanto para a comunidade científica quanto para o público em geral.

Neste artigo, vamos explorar a significância da análise de resultados em um projeto de pesquisa, compreender a construção dessas seções e abordar a habilidade envolvida na realização de uma análise científica precisa e imparcial. Vem comigo!

O que é a análise de resultados?

A etapa de análise de resultado, também conhecida como resultados e discussão, assume um papel de destaque no âmbito da pesquisa científica, especialmente quando se trata de trabalhos acadêmicos.

Dentro desta seção, pesquisadores têm a oportunidade de apresentar os resultados colhidos ao longo do estudo e, consequentemente, proceder à interpretação e análise do significado desses resultados em relação aos propósitos fundamentais da pesquisa.

Como é feita a análise de resultados?

Na análise de resultados,  os investigadores expõem os dados brutos adquiridos durante a investigação, empregando tabelas, gráficos, imagens ou outros meios visuais pertinentes.

A análise corresponde a uma representação imparcial dos dados reunidos, desprovida de interpretações subjetivas ou conclusões.

Os resultados devem ser comunicados de maneira clara, viabilizando a compreensão e avaliação dos descobrimentos por outros estudiosos.

Ademais, é preciso que os resultados reponham às questões de pesquisa ou hipóteses formuladas no início da pesquisa. Caso os achados não confirmem ou refutem essas premissas, torna-se essencial reportar tal aspecto também.

Subsequentemente à exposição dos resultados, emerge a fase da discussão. Nesse contexto, os pesquisadores interpretam os dados e contextualizam-nos dentro do panorama científico já existente.

A discussão é a arena em que a análise objetiva dos resultados evolui para uma interpretação analítica, fornecendo uma exploração minuciosa das descobertas e examinando o significado e as implicações dos resultados.

plataforma

Como fazer uma boa análise de resultados?

Na análise de resultados, inicie com uma recapitulação das etapas do trabalho realizado.

Nesse contexto, deve-se explicar os motivos que levaram à escolha dos tipos de pesquisa utilizados e como foram colocados em prática. Então, a descrição de como os dados foram obtidos e quais expectativas se têm sobre as descobertas é fundamental para conduzir a uma resposta para o problema em questão. 

Além disso, é importante resgatar os objetivos da pesquisa e explicar a finalidade da realização do referencial teórico, assim como de quaisquer outras pesquisas, como uma pesquisa de campo.

Resultados da pesquisa

O próximo passo consiste em apresentar os resultados obtidos em cada capítulo da pesquisa. Na parte teórica do trabalho, é possível realizar uma descrição simples das descobertas, expondo as opiniões dos autores e os insights encontrados nos documentos pesquisados. 

Por outro lado, no caso da pesquisa empírica, é recomendável apresentar os dados e números coletados por meio de tabelas ou gráficos. Assim, resuma as principais descobertas de cada capítulo de forma concisa, oferecendo uma visão geral dos resultados obtidos.

Em suma, embora essa seção possa ser composta por apenas dois parágrafos, é provável que abranja vários deles, dada a quantidade de informações a serem comunicadas.

No terceiro estágio, o propósito é elucidar as conexões existentes entre os dados expostos, todavia, a abordagem varia conforme o caráter teórico ou empírico do trabalho.

Quando se trata de uma abordagem teórica, é plausível contrastar e associar conceitos e descobertas oriundas de diversos segmentos, visando discernir interligações e implicações. Em contraposição, nas pesquisas empíricas, a análise se concentra na comparação dos dados reunidos, para identificar padrões, discrepâncias e correlações entre as variáveis em investigação.

Análise de resultados – Abordagem teórica

Em um trabalho de teor teórico, é verossímil que ao menos dois segmentos tenham sido alocados à pesquisa bibliográfica, explorando tópicos distintos, entretanto, correlacionados de algum modo.

Nesse sentido, é viável efetuar comparações entre os conceitos, características e impactos de cada tema, a fim de examinar as possíveis influências que um tópico pode exercer sobre o outro.

Resultados e discussão – Abordagem empírica

Quando o enfoque recai sobre uma pesquisa empírica, é provável que se tenha desdobrado um segmento dedicado à pesquisa bibliográfica e outro destinado à realização de uma pesquisa de campo, tal como a aplicação de questionários, por exemplo.

Esse processo de comparação implica examinar as discrepâncias entre as medidas e quantidades coletadas, observar a recorrência dos eventos, identificar características convergentes ou divergentes e, principalmente, buscar qualquer correlação que possa emergir entre os dados.

Dicas para fazer a análise de resultados

Receber orientações para esclarecer todas as incertezas é inestimável, não concorda? Assim sendo, é fundamental destacar que não existe uma fórmula mágica que, quando aplicada, assegure a criação de um trabalho excepcional.

Em vez disso, há alguns passos que, quando seguidos, podem prover auxílio na elaboração do TCC. Consequentemente, compilamos algumas sugestões aqui que podem agilizar o processo de redação dessa seção. Isso permitirá que você compreenda como abordar o TCC e prossiga com sua tarefa de forma eficaz e perspicaz.

Atente-se às normas ABNT

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é a entidade responsável por estabelecer os padrões para a criação de diversos trabalhos acadêmicos, abarcando elementos como formatação, fontes, figuras e outros. Logo, ao discorrer sobre os resultados e a discussão do seu trabalho, não seria diferente.

Antes de iniciar a redação, é crucial pesquisar e adquirir informações acerca das diretrizes específicas em vigor. Tal procedimento garante que seu conteúdo esteja em conformidade com os critérios determinados pela instituição, evidenciando dedicação à qualidade da apresentação e aderência metodológica.

Sequencia cronológica

Para garantir a clareza e compreensão pelos leitores com diferentes níveis de conhecimento, recomenda-se organizar os resultados e a discussão em uma sequência cronológica que acompanhe a estruturação do TCC.

Incorporar o máximo de detalhes possível enriquecerá o texto. Lembre-se de que a audiência não fica exclusivamente composta por especialistas, portanto, evite terminologia excessivamente técnica e forneça explicações sempre que necessário.

Desse modo, contextualize os resultados dentro do escopo geral do TCC, delineando como cada informação contribui para solucionar as questões de pesquisa e os objetivos delineados. Esse enfoque contribuirá para a clareza e utilidade do texto diante de um público diversificado.

Conte com a Mettzer em sua pesquisa acadêmica

Não sei se você já conhece, mas a mettzer também é uma ótima aliada de universitários.

Isso porque, independentemente do tipo de trabalho – seja um TCC, uma monografiadissertação e até tese – e da área do conhecimento, você deve respeitar as normas da ABNT e normas APA.

Assim, se você seguir as regras, seu trabalho vai ficar pronto pra publicar. Mas o tanto de trabalho que dá né?

A boa notícia é que você não precisa passar por isso. Use a tecnologia a seu favor 🙂

A Mettzer é o melhor editor de texto do mercado, que formata de forma automatizada qualquer trabalho nas normas ABNT: desde a capa até às referências bibliográficas.

Então, você pode começar seu texto a partir de um modelo de trabalho de aula. Incrível né?

Além disso, você pode pesquisar bibliografias de Ciências Humanas para seus trabalhos no Hub da Mettzer. Veja, por exemplo, esse trabalho sobre o histórico da educação no Brasil.

Assim, você ganha tempo e tranquilidade e pode se dedicar exclusivamente ao que importa: o conteúdo do seu trabalho.

Se interessou? Você pode fazer um teste gratuito por 7 dias.

mettzer

Perguntas frequentes

Como é processamento dos dados de um TCC?

O processamento dos dados de um TCC envolve três fases distintas: a pré-análise, a exploração do material de pesquisa e, por último, o tratamento dos dados. Assim, essas etapas são essenciais na elaboração do trabalho acadêmico.

Quais são as técnicas de coleta de dados utilizadas?

Técnicas de coleta de dados incluem questionários, entrevistas, observação de ambientes e análise documental. Usa-se em pesquisas para obter informações relevantes.

O que é análise e discussão dos dados?

Análise e discussão dos dados se constitui na fase de revisão em que os dados coletados, processados e compreendidos para alcançar conclusões relevantes em relação aos objetivos da pesquisa. Assim, esse processo envolve a organização e o exame minucioso das informações obtidas, permitindo uma compreensão aprofundada dos dados e suas análises.

compartilhe

1 comentário em “Bora concluir? Entenda como fazer a análise de resultados de sua pesquisa!”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade