Resultados e discussão: o que é e como fazê-los?

compartilhe

Resultados e discussão é a seção de um trabalho científico em que são apresentados e analisados os dados obtidos, relacionando-os com a literatura e interpretando suas implicações.


Sumário

  1. O que são resultados e discussão? 
  2. Como fazer a análise de resultados?
  3. Dicas para fazer os resultados e discussão
  4. Perguntas frequentes

Quando se trata de pesquisa científica, os resultados e a discussão são as partes fundamentais de qualquer estudo. 

Essas seções são o momento em que os cientistas revelam suas descobertas, interpretam os dados e fornecem insights valiosos para a comunidade acadêmica e o público em geral. 

Neste post, vamos explorar a importância dos resultados e discussão em uma pesquisa, entender como essas seções são elaboradas e discutir a arte de uma análise científica precisa e objetiva. Vem comigo 🙂

O que são resultados e discussão? 

A análise e discussão, também conhecida como resultados e discussão, é uma das partes mais importantes de uma pesquisa científica, especialmente em artigos acadêmicos

Essa seção é onde pesquisadores apresentam os resultados obtidos durante o estudo e, em seguida, interpretam e discutem o significado desses resultados em relação aos objetivos da pesquisa.

Resultados

Os resultados, são a primeira parte dessa seção. Nele, os pesquisadores apresentam os dados brutos obtidos durante a pesquisa, utilizando tabelas, gráficos, figuras ou outros recursos visuais apropriados. 

A análise é uma representação objetiva dos dados coletados, sem interpretações subjetivas ou conclusões.

Os resultados devem ser relatados de maneira clara e completa, permitindo que outros pesquisadores possam compreender e avaliar os achados.

 Além disso, os resultados devem responder às perguntas de pesquisa ou hipóteses formuladas no início do estudo. Se os resultados não confirmarem ou negarem essas premissas, então, é importante relatar isso também.

Discussão

Após apresentar os resultados, vem a etapa da discussão. Nessa parte, os pesquisadores interpretam os dados e os contextualizam no cenário científico existente. 

A discussão é onde a análise objetiva dos resultados se transforma em uma análise interpretativa, fornecendo uma análise aprofundada dos achados e explorando o significado e as implicações dos resultados.

Como fazer a análise de resultados?

Nos resultados e discussão, é essencial iniciar com uma recapitulação das etapas do trabalho realizado.

Nesse contexto, deve-se explicar os motivos que levaram à escolha dos tipos de pesquisa utilizados e como foram colocados em prática. Então, a descrição de como os dados foram obtidos e quais expectativas se têm sobre as descobertas é fundamental para conduzir a uma resposta para o problema em questão. 

Além disso, é importante resgatar os objetivos da pesquisa e explicar a finalidade da realização do referencial teórico, assim como de quaisquer outras pesquisas, como uma pesquisa de campo.

Resultados da pesquisa

O próximo passo consiste em apresentar os resultados obtidos em cada capítulo da pesquisa. Na parte teórica do trabalho, é possível realizar uma descrição simples das descobertas, expondo as opiniões dos autores e os insights encontrados nos documentos pesquisados. 

Por outro lado, no caso da pesquisa empírica, é recomendável apresentar os dados e números coletados por meio de tabelas ou gráficos. Assim, resuma as principais descobertas de cada capítulo de forma concisa, oferecendo uma visão geral dos resultados obtidos.

Em suma, embora essa seção possa ser composta por apenas dois parágrafos, é provável que abranja vários deles, dada a quantidade de informações a serem comunicadas.

modelo de TCC

No terceiro passo, o objetivo é mostrar as relações existentes entre os dados apresentados, porém a abordagem será diferente, dependendo se o trabalho é teórico ou empírico. 

Caso o estudo seja teórico, é possível comparar e relacionar conceitos e achados de diferentes capítulos, buscando identificar interconexões e implicações. Em contraste, as pesquisas empíricas, a análise visa comparar os dados coletados, identificando padrões, diferenças e correlações entre as variáveis investigadas.

Análise de resultados – pesquisa teórica

No caso de um trabalho teórico, é provável que tenham sido realizados pelo menos dois capítulos dedicados à pesquisa bibliográfica, abordando temas distintos, porém inter-relacionados de alguma maneira.

Assim, é possível efetuar comparações entre os conceitos, características e impactos de cada assunto, a fim de examinar as possíveis influências que um tema pode exercer sobre o outro.

Resultados e discussão – pesquisa empírica

Caso a pesquisa for empírica, provavelmente terá sido desenvolvido um capítulo de pesquisa bibliográfica e outro com a realização de uma pesquisa de campo, como, por exemplo, a aplicação de questionários.

Antes de analisar a parte teórica, é recomendado iniciar a comparação dos dados obtidos na pesquisa empírica. Essa comparação envolve verificar as diferenças entre as medidas e quantidades coletadas, observar a frequência dos acontecimentos, identificar características uniformes ou destoantes e, principalmente, buscar quaisquer relações que possam ser encontradas entre os dados.

Dicas para fazer os resultados e discussão

Não há nada mais valioso do que receber algumas orientações para esclarecer completamente todas as incertezas, concorda? Assim, é importante enfatizar que não existe uma fórmula mágica que, ao ser aplicada, garanta a criação de um trabalho excelente.

Existem apenas alguns passos que, quando seguidos, podem auxiliar na elaboração do TCC. Com isso em mente, selecionamos aqui algumas sugestões que podem ajudá-lo a economizar tempo ao redigir a seção. Dessa forma, você poderá compreender como discutir o TCC e prosseguir com seu trabalho de maneira eficiente e clara.

Siga as normas da ABNT

A ABNT é responsável por estabelecer as normas para a elaboração de todos os trabalhos acadêmicos, incluindo suas seções, fontes, figuras, etc. Portanto, ao apresentar os resultados e discussão do seu trabalho, não poderia ser diferente.

Antes de começar a escrever, você precisa buscar informações sobre as normativas específicas aplicadas, garantindo assim a conformidade com os padrões exigidos pela instituição e a qualidade na apresentação do conteúdo.

Seguir essas orientações contribui para a coesão e padronização do trabalho acadêmico, demonstrando um compromisso com a excelência e o rigor metodológico.

Siga uma ordem cronológica

Para assegurar a clareza e a compreensão por parte dos leitores de diferentes áreas, organize os resultados e a discussão em uma sequência cronológica, seguindo a construção do TCC.

Inclua o máximo de informações possível, para que o texto seja abrangente. Lembre-se, é importante que nem todos os leitores serão especialistas no assunto, portanto, evite linguagem técnica excessiva e explique termos específicos quando necessário.

Assim, contextualize os resultados dentro do tema geral do TCC, explicando como cada informação contribui para responder às questões de pesquisa e aos objetivos do trabalho. Essa abordagem tornará o texto mais claro e útil para uma audiência diversificada.

Conte com a Mettzer em sua vida acadêmica

Não sei se você já conhece, mas a mettzer também é uma ótima aliada de universitários.

Isso porque, independentemente do tipo de trabalho – seja um TCC, uma monografiadissertação e até tese – e da área do conhecimento, você deve respeitar as normas da ABNT e normas APA.

Assim, se você seguir as regras, seu trabalho vai ficar pronto pra publicar. Mas o tanto de trabalho que dá né?

A boa notícia é que você não precisa passar por isso. Use a tecnologia a seu favor 🙂

O Mettzer é o melhor editor de texto do mercado, que formata de forma automatizada qualquer trabalho nas normas ABNT: desde a capa até às referências bibliográficas.

Também, você pode começar seu texto a partir de um modelo de trabalho de aula. Incrível né?

Além disso, você pode pesquisar bibliografias de Ciências Humanas para seus trabalhos no Hub da Mettzer. Veja, por exemplo, esse trabalho sobre o histórico da educação no Brasil.

Assim, você ganha tempo e tranquilidade e pode se dedicar exclusivamente ao que importa: o conteúdo do seu trabalho.

Se interessou? Você pode fazer um teste gratuito por 7 dias.

Nem precisa cadastrar o cartão para fazer o teste.

Perguntas frequentes

Como ocorre o processamento dos dados de um TCC?

O processamento dos dados de um TCC envolve três fases distintas: a pré-análise, a exploração do material de pesquisa e, por último, o tratamento dos dados. Assim, essas etapas são essenciais na elaboração do trabalho acadêmico.

Quais são as técnicas de coleta de dados utilizadas?

Técnicas de coleta de dados incluem questionários, entrevistas, observação de ambientes e análise documental. São usadas em pesquisas para obter informações relevantes.

O que é análise e interpretação dos dados?

Análise e interpretação dos dados é a fase em que os dados coletados são revisados, processados e compreendidos para alcançar conclusões relevantes em relação aos objetivos da pesquisa. Assim, esse processo envolve a organização e o exame minucioso das informações obtidas, permitindo uma compreensão aprofundada dos dados e suas análises.

compartilhe

2 comentários em “Resultados e discussão: o que é e como fazê-los?”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade