Neste post você vai aprender sobre as diferenças entre artigo e monografia. Vem conferir o que constitui cada um desses trabalhos!
Sumário:
- O que é um artigo científico?
- E a monografia?
- Mas, então, qual a diferença entre artigo e monografia?
- Formatação automática de trabalhos acadêmicos nas normas ABNT
Você já se perguntou alguma vez qual a diferença entre artigo e monografia?
Pois bem, se você é estudante de graduação, provavelmente já ouviu falar em inúmeros tipos de trabalhos acadêmicos, não é mesmo?
Apesar de muitos deles terem estruturas e objetivos similares, existem diferenças significativas importantes.
Este é o caso da monografia e do artigo científico. Neste post vamos falar sobre as principais diferenças entre cada um desses trabalhos.
Vamos lá!
O que é um artigo científico?
Antes de mais nada, você precisa compreender o que constitui cada um desses trabalhos.
Artigo científico é um tipo de trabalho acadêmico voltado para a divulgação de uma pesquisa científica, por isso, os artigos científicos têm um papel fundamental na difusão da ciência.
A publicação de artigos é um passo fundamental para a carreira científica, mas também um bom exercício de pesquisa para pessoas que estão na graduação. Inclusive, em alguns cursos, o TCC pode ser solicitado em formato de artigo científico.
Os artigos não têm uma estrutura específica. Normalmente, os elementos do trabalho variam de acordo com a instituição de ensino e com os periódicos.
No entanto, a sua estrutura padrão inclui título, resumo, palavras-chave, introdução, metodologia, discussão e resultados, conclusão e referências.
Mas fique atento: cada revista ou curso pode ter suas próprias regras.
E a monografia?
Já a monografia, por outro lado, é um tipo de trabalho que tem como objetivo estudar um assunto específico, a partir de leituras, observações, investigações e reflexões e críticas.
Normalmente, a monografia tem como característica a análise de um tema único a partir de uma revisão bibliográfica.
É como se fosse uma jornada intelectual, sabe?
Ou seja, a partir da escolha de um tema e problema de pesquisa, o estudante deve ser capaz de interpretar a bibliografia sobre o assunto e organizar sua própria reflexão em um trabalho de síntese.
Sendo assim, a monografia é um trabalho bastante solicitado como forma de avaliação de cursos de graduação e especialização.
Estrutura de uma monografia
A monografia, como a maioria dos trabalhos da faculdade, tem três partes principais:
-
Elementos Pré-Textuais: De forma geral, apenas a capa, a folha de rosto, o resumo (e o abstract) e o sumário são elementos pré-textuais obrigatórios.
-
Elementos Textuais: Os elementos textuais concentram a parte essencial do trabalho: a introdução, o desenvolvimento e as considerações finais.
- Elementos Pós-Textuais: Por fim, os elementos pós-textuais são aqueles que vêm depois da conclusão. Dentre todos os elementos pós-textuais, apenas as referências bibliográficas são obrigatórias.
Mas, então, qual a diferença entre artigo e monografia?
Agora que você já sabe o objetivo tanto da monografia quanto do artigo fica um pouco mais fácil pensar nas diferenças entres esses dois tipos de trabalho, não é mesmo.
Vou pontuar algumas diferenças aqui pra você pra deixar isso ainda mais claro:
- O artigo, em geral, é um trabalho de divulgação científica enquanto a monografia é um trabalho utilizado para avaliação final de um curso;
- A monografia tem como foco a reflexão sobre a bibliografia de um tema único, enquanto o artigo é o resultado de uma pesquisa que apresenta resultados para além da revisão bibliográfica;
- Um artigo científico tende a ser menos extenso que uma monografia. Ou seja, na monografia o tema é trabalhado com mais detalhes, enquanto o artigo assume uma forma de síntese;
- A monografia faz um debate mais amplo sobre um tema único, enquanto o artigo científico apresenta uma pesquisa mais aprofundada com um recorte específico;
- Artigos científicos podem ser publicados em revistas ou periódicos, enquanto a monografia não.
Apesar das diferenças, esses dois tipos de trabalho possuem uma coisa em comum: a necessidade de formatação de acordo com normas científicas.
E você sabia que é possível fazer isso de forma automática!?
Formatação automática de trabalhos acadêmicos nas normas ABNT
Formatar corretamente o seu trabalho é um passo fundamental para garantir adequação aos padrões científicos.
Porém, sabemos que essa tarefa não é tão simples, né?
Por isso, a Mettzer tem as ferramentas que você precisa para deixar sua vida acadêmica mais leve!
Afinal, o editor de texto de Mettzer formata qualquer trabalho acadêmico — automaticamente — nas normas ABNT. Isso mesmo, formatação automática da capa até as referências 😉
Além disso, nosso editor gera citações e referências de maneira automática para você!
Assim, você não precisa se preocupar com os detalhes exigidos pela ABNT e pode dedicar seu tempo para o que realmente importa: pesquisar e desenvolver o conteúdo do seu trabalho.
Inclusive, você pode começar seu texto a partir de um modelo de trabalho – seja um TCC, uma monografia, dissertação e até tese.
Ah, e tem mais — a Mettzer conta também com um verificador de plágio para garantir a originalidade dos seus trabalhos acadêmicos.
Incrível, né?!
Você pode fazer um teste gratuito por 7 dias 🙂
Doutoranda em Sociologia pela UFSC. Acredita no poder transformador das trocas e afetos que circulam no ambiente científico. Comprometida com a construção de uma ciência mais plural, humana e socialmente justa.