Considerações finais do TCC: 7 Dicas para você começar a fazer a sua

compartilhe

A considerações finais do TCC servem para responder o problema de pesquisa e verificar o cumprimento dos objetivos do trabalho.


Sumário

  1. O que são as considerações finais do TCC?
  2. Qual a importância das considerações finais?
  3. Qual é a diferença entre as considerações finais e a conclusão do TCC?
  4. Como fazer as considerações finais do TCC?
  5. Modelo de considerações finais do TCC
  6. Checklist para as considerações finais do TCC
  7. Perguntas frequentes

Talvez seus sentimentos estejam misturados. Por um lado, você sente alívio porque está quase acabando.

Por outro, já sente cansaço, o prazo do cronograma está apertado e você precisa de fôlego para fazer as considerações finais do TCC. Acertei?

Esse post tem algumas dicas que podem te ajudar muito 🙂

O que são as considerações finais do TCC?

As considerações finais do TCC é o desfecho do trabalho. Elas servem para responder o problema central do trabalho e verificar se o seu trabalho cumpriu todos objetivos da pesquisa.

Junto com a introdução e com o desenvolvimento, as considerações finais faz parte dos elementos textuais do TCC

As considerações finais do TCC devem ser assertivas e concisas. Devem retomar os principais pontos do trabalho e apontar direções para os próximos estudos na área da pesquisa. 

Em outras palavras, devem mostrar até onde a pesquisa foi e o que ela encontrou.

Mas, cuidado. As considerações finais não é um resumo do trabalho. Então, não basta você retomar os pontos de cada capítulo do trabalho.

Elas devem ter um objetivo específico. Afinal, já existe um tópico específico para apresentar o resumo do trabalho, ok?

Qual a importância das considerações finais?

As considerações finais são de extrema importância para um TCC, pois desempenham um papel fundamental no fechamento e conclusão do estudo. Nela, é possível realizar uma síntese dos principais pontos abordados ao longo do trabalho, recapitulando os resultados e conclusões alcançados.

Essa etapa permite responder às questões de pesquisa formuladas na introdução do TCC, demonstrando como essas questões foram abordadas e respondidas ao longo da pesquisa.

Além disso, as considerações finais oferecem a oportunidade de enfatizar a relevância do trabalho dentro do contexto acadêmico e científico, evidenciando como os resultados obtidos podem contribuir para o avanço do conhecimento na área de estudo.

Qual é a diferença entre as considerações finais e a conclusão do TCC?

Bom, a diferença entre conclusão e as considerações finais do TCC é meramente científica. Existe muitas críticas sobre isso. 

No fundo, talvez até exista um consenso que, na verdade, são dois nomes para a mesma coisa. Ou dois apelidos para a parte final do trabalho. Mas, ainda assim, a metodologia científica faz essa distinção.

Então, vamos lá. Considerações finais é o termo mais utilizado, porque indica que as conclusões ali descritas referem-se apenas àquela pesquisa. 

Ou seja: as considerações finais indicam que não existe um fim para aquelas discussões e que não existe uma verdade científica absoluta e incontestável. 

(Afinal, as palavras científico e incontestável na mesma frase soa absolutamente paradoxal. Você pode ler mais sobre isso aqui). 

A conclusão, por outro lado, indicaria uma verdade final sobre o tema. E, então, considerando a infinitude da percepção humana, esse termo é rejeitado. 

Uma dica é você verificar qual é o termo que sua universidade utiliza. Seja qual for, conclusão ou considerações finais, sugiro que você siga o padrão de sua universidade. 

modelo de TCC

Como fazer as considerações finais do TCC?

A notícia ruim é que não existe fórmula mágica para escrever considerações finais do TCC. Mas existem alguns pontos importantes que você deve considerar na hora de finalizar o seu trabalho.

Mas antes disso, vou te propor o seguinte exercício: não esquece, nem por um segundo, a função das considerações finais no seu trabalho. E o resto vai fluir. Eu te prometo 🙂  

1. Retome o tema e ressalte a contribuição acadêmica do trabalho

Nas primeiras linhas das considerações finais do TCC, é importante fazer uma recapitulação geral do tema do trabalho. O objetivo aqui é retomar conceitos utilizados no conteúdo do texto.

Também relembre aspectos da justificativa do seu TCC. Você deve demonstrar, de maneira breve, o motivo da escolha do tema e as contribuições do trabalho para a ciência e para a sociedade. Neste ponto, a finalidade é demonstrar a importância do tema, ok? 

Aqui também é importante apresentar brevemente qual foi a metodologia utilizada no trabalho.

Esses aspectos trazem maior clareza e ajudam a formar uma linha de raciocínio e um contexto para começar apresentar os resultados obtidos.

Para isso, faça uma releitura do seu trabalho e identifique os tópicos mais importantes que foram abordados.

2. Analise o cumprimento dos objetivos do seu trabalho

O segundo passo é falar sobre os objetivos de seu TCC. Relembre os seus objetivos – objetivo geral e específicos -. A pesquisa atingiu os seus objetivos? Explique a sua opinião. 

Se algum objetivo ainda estiver pendente, significa que sua pesquisa ainda não acabou. Fique atento a isso. 

3. Faça a apresentação e o fechamento dos resultados

Agora está na hora de focar na apresentação dos resultados da pesquisa.

Nesta etapa, você deve apresentar os resultados de forma geral. Não é necessário se aprofundar nos detalhes e nem apresentar os dados levantados.

Ao apresentar os resultados, lembre-se de sempre utilizar uma linguagem impessoal, na terceira pessoa.

Apenas utilize informações que estão contidas no desenvolvimento do TCC, já que nas considerações finais não deve aparecer nenhuma informação nova.

Aqui, o mais importante é a sua percepção sobre o seu trabalho. Então, também evite utilizar citações e dados de outras pessoas.

Para fazer o fechamento dos resultados, você pode apresentá-los demonstrando os avanços com relação aos objetivos definidos para a monografia.

Em resumo: faça um relato das principais descobertas que você fez em cada objetivo específico. 

4. Verifique sua hipótese

Retome a hipótese que você levantou. A pesquisa confirmou ou refutou a hipótese? Explique sua conclusão.

5. Responda ao problema da pesquisa

Lembra que toda a sua pesquisa girava em torno de uma pergunta, certo? 

Então, agora você deve respondê-la. Os objetivos e a resposta da problemática do TCC se conectam, sendo que o primeiro indica o que será feito e o segundo mostra se foi possível fazê-lo.

Se você atingiu os objetivos e testou a hipótese, você tem uma resposta para a pergunta de seu trabalho. Relembre a pergunta e apresente a resposta que foi possível aferir depois da pesquisa.

6. Avalie os instrumentos de coleta de dados

Se você usou algum instrumento de coleta de dados – entrevista, questionário, experimento – avalie a participação dele para obter as respostas de sua pesquisa. 

7. Proponha melhorias e direcionamentos para pesquisas futuras

Ao longo da pesquisa, é comum se deparar com novos conceitos, problemas ou informações que se relacionam ao tema do trabalho. 

Às vezes, não é possível explorar ou aprofundar nesses tema por diversos motivos, como falta de tempo, recursos escassos, tema muito restritivo, enfim. Essas são as dificuldades e as limitações de sua pesquisa.

Se você enfrentou algum desses problemas, é interessante apresentá-los e reconhecê-los nas considerações finais de seu trabalho. Esse ponto pode contribuir para o direcionamento de outras pesquisas futuras na área..

Então, para fechar, você pode propor algumas melhorias e fazer sugestões para próximas pesquisas que se relacionam ao tema do seu TCC.

Também levante possíveis temas para estudos mais aprofundados que contribuam com os resultados obtidos pela sua monografia.

Modelo de considerações finais do TCC

  • Primeiro, você começa com a visão geral do tema do seu trabalho:

Esse trabalho pretendeu entender [apresente o tema] para [justificativa do trabalho], a partir de [metodologia utilizada].

  • Em seguida, descreva os objetivos específicos e apresente os resultados principais da análise:

Para se atingir uma compreensão do [objetivo geral], definiu-se três objetivos específicos. O primeiro [objetivo específico]. Verificou-se que [resultado]. Depois, [objetivo específico 2]. A análise permitiu concluir que [resultado].

  • Depois, verifique a sua hipótese:

Com isso, a hipótese do trabalho de que [hipótese] se [ confirmou ou se refutou], por [motivos].

  • E responda ao seu problema de pesquisa:

Sendo assim, [resposta ao problema de pesquisa].

  • Depois faça a análise dos instrumentos de dados:

Os instrumentos de coleta dos danos permitiram [avaliação dos instrumentos].

  • E, por fim, proponha melhorias e direcionamentos para pesquisas futuras:

Em pesquisas futuras, pode-se [melhorias e direcionamentos].

Checklist para as considerações finais do TCC

A gente quer te ajudar a fazer as considerações finais do seu trabalho. Esse checklist pode te ajudar a retomar os pontos que apresentamos até agora:

  • Tema e relevância do trabalho.
  • Cumprimento dos objetivos.
  • Resultados obtidos.
  • Verificação da hipótese.
  • Resposta ao problema de pesquisa.
  • Avaliação de instrumentos de coleta de dados. 
  • Melhorias e direcionamentos futuros. 

Formatação automática das considerações finais do TCC nas normas da ABNT

Por fim, não esqueça de formatar seu trabalho nas normas da ABNT. Nisso, a Mettzer pode te ajudar.

Isso porque, independentemente do tipo de trabalho – seja um TCC, uma monografiadissertação e até tese – e da área do conhecimento, você deve respeitar as normas da ABNT e normas APA.

Assim, se você seguir as regras, seu trabalho vai ficar pronto pra publicar. Mas o tanto de trabalho que dá né?

A boa notícia é que você não precisa passar por isso. Use a tecnologia a seu favor 🙂

O Mettzer é o melhor editor de texto do mercado, que formata de forma automatizada qualquer trabalho nas normas ABNT: desde a capa até às referências bibliográficas.

Também, você pode começar seu texto a partir de um modelo de trabalho de aula. Incrível né?

Além disso, você pode pesquisar bibliografias de Ciências Humanas para seus trabalhos no Hub da Mettzer. Veja, por exemplo, esse trabalho sobre o histórico da educação no Brasil.

Assim, você ganha tempo e tranquilidade e pode se dedicar exclusivamente ao que importa: o conteúdo do seu trabalho.

Se interessou? Você pode fazer um teste gratuito por 7 dias.

Nem precisa cadastrar o cartão para fazer o teste.

Perguntas frequentes

O que são as considerações finais do TCC?

As considerações finais do TCC é o desfecho do trabalho. Elas servem para responder o problema central do trabalho e verificar se o seu trabalho cumpriu todos objetivos da pesquisa.

Como fazer as considerações finais do TCC?

1. Retome o tema e ressalte a contribuição acadêmica do trabalho
2. Analise o cumprimento dos objetivos do seu trabalho
3. Faça a apresentação e o fechamento dos resultados
4. Verifique sua hipótese
5. Responda ao problema da pesquisa
6. Avalie os instrumentos de coleta de dados
7. Proponha melhorias e direcionamentos para pesquisas futuras

compartilhe

4 comentários em “Considerações finais do TCC: 7 Dicas para você começar a fazer a sua”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade