Latindex: rede de revistas científicas dos países ibero-americanos

compartilhe

O Latindex tem o objetivo central de fornecer acesso e divulgação às pesquisas científicas em português e espanhol produzidas nos países ibero-americanos.


Não tem jeito. Os livros ainda são o tipo de fonte de pesquisa mais confiável que existe. Isso não vai mudar.

Mas não é a forma mais acessível e democrática do mundo. Afinal de contas, alguns livros são caros ou difíceis de se encontrar em bibliotecas e livrarias.

O que fazer quando não é possível te acesso aos livros que precisa? É aí que entra o Latindex como uma ótima opção.

Além de ser uma fonte de dados e artigos imensa, o Latindex tem o objetivo de fortalecer e divulgar a produção científica nos idiomas português e espanhol, produzida nos países ibero-americanos.

Quer dizer, é possível acessar, de forma gratuita e rápida, a produção científica desses países.

Bora conhecer mais sobre esse assunto? 🙂

O que é Latindex?

O Latindex é o Sistema Regional de Informação em Linha para Revistas Científicas da América Latina, Caribe, Espanha e Portugal.

Ou seja: é um sistema de informação acadêmico para que fornece acesso e divulgação aos periódicos científicos produzidos nos países ibero-americanos.

O Latindex funciona a partir da cooperação de 24 instituições que reúnem e divulgam informações sobre as revistas científicas da América Latina, do Caribe, da Espanha e de Portugal.

O Latindex é completamente gratuito: tanto a inscrição de artigos científicos, quanto a consulta e o acesso.

Histórico do Latindex

A proposta do Latindex surgiu no Primeiro Workshop sobre publicações científicas na América Latina, que aconteceu em 1994 na cidade de Guadalajara no México.

Nesse evento, constatou-se a necessidade de existir um sistema de informação próprio para as publicações de conhecimento científico em espanhol e português.

Sendo assim, em 1995, para suprir essa necessidade, surgiu o Latindex na Universidade Autônoma do México (UNAM).

A reunião de instalação da rede de instituições, no entanto, só aconteceu em 1997, na própria UNAM e contou com a presença dos quatro países fundadores:

  • Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)
  • Instituto de Informação Científica e Tecnológica de Cuba
  • Instituto Venezuelano de Investigações Científicas da Venezuela
  • Universidade Autônoma do México

Como se pode perceber, a primeira versão do projeto abrangia apenas os países da América Latina. O nome, nessa época, era Índice Latino-americano de Publicações Científicas Seriadas.

Em 1998, no entanto, os países da Espanha e Portugal aderiram à rede. Foi quando foi necessário alterar o nome.

mettzer

Como o Latindex funciona?

É importante salientar que o sistema só registra conteúdos acadêmicos: revistas de pesquisa científica, profissionais técnicos e divulgação científica e cultural.

A partir disso, o Latindex oferece quatro base de dados sobre periódicos nos países ibero-americanos:

  • Diretório: é o cadastro de periódicos científicos feitos nos países da região. O Diretório conta com mais de 26.300 periódicos publicados em 32 países e territórios.
  • Catálogo: é um subconjunto de periódicos do Diretório. Fazem parte do Catálogo apenas periódicos que cumprem com um mínimo de características e critérios de qualidade editoriais. O catálogo não foi criado como um instrumento de avaliação, mas como um serviço de referência na qualidade editorial de cada revista. O catálogo tem mais de 2.998 revistas.
  • Periódicos eletrônicos: portal para informar os tipos de acessos e os formatos dos artigos, criando uma relação com a direção eletrônica da revista e com o acesso ao texto completo dos artigos. Hoje em dia, compreende mais de 12.429 títulos.
  • Portal de Portais: é Portal Geral, criado em 2011, que reúne e dá acesso aos conteúdos de uma seleção de periódicos acadêmicos disponíveis em 18 hemerotecas virtuais. Em 2012 compreendia mais de 1 milhão e 200 artigos com textos completos e mais de 3.000 periódicos com acesso aberto.

Além disso, fornece informações bibliográficas e editoriais de todas as revistas, como: título, país de publicação, temas, editorial, responsáveis, contato, tiragem e preços.

Para que o Latindex serve?

Como você já sabe, o ponto central do Latindex é dar visibilidade e fortalecer a produção científica nas línguas portuguesa e espanhola, vindas de países da América Latina, Caribe, Espanha e Portugal, como forma de combater a divulgação de uma única verdade científica (que vinha dos outros países da Europa).

Além disso, também serve como uma forma de democratizar o acesso às pesquisas científicas em português e espanhol, para as pessoas que não falam o idioma inglês.

No entanto, o Latindex é especialmente importante para quem está na fase de pesquisar fontes de pesquisa para seu referencial teórico. Afinal de contas, ela é uma ótima (e segura!) fonte de consulta para elaborar trabalhos.

Você já deve saber que nenhum trabalho começa do zero, né? Pra construir a sua fundamentação teórica, você precisa partir de ideias de outras pessoas que já escreveram sobre o mesmo tema.

A forma de incorporar ideias de outras pessoas no seu trabalho é através de citações, que são referências às informações extraídas de outros trabalhos, como livros, filmes, sites, artigos. Quer dizer, outras fontes que já escreveram sobre o seu assunto,

Então, são as citações que dão a certificação de que o trabalho possui um embasamento teórico firme e técnico. Ou seja: as citações são uma parte fundamental da tua pesquisa, porque elas garante a confiabilidade e qualidade técnica do trabalho.

É aí que os periódicos do Latindex têm um papel fundamental.  Já que eles proporcionam acesso gratuito e livre a diversos trabalhos, para você desenvolver sua pesquisa.

Qual é a importância do Latindex para uma pessoa pesquisadora?

A Latindex é uma ótima opção de fonte de pesquisa e vou te mostrar o porquê:

1. Acessar fontes confiáveis e relevantes

Em primeiro lugar, as informações dos periódicos vêm de pessoas pesquisadoras, que seguem uma estrutura básica e um método científico para caracterizar uma conhecimento científico.

Por esse motivo, são fontes de pesquisas de alta qualidade e relevância. Isso é fundamental em um trabalho acadêmico.

2. É muito fácil de pesquisar

O Latindex funciona de forma bastante simples e intuitiva. É bem possível que você não tenha dificuldades de pesquisar e encontre as informações que precisa muito mais rápido.

3. Acesso gratuito e livre

O Latindex reúne diversos artigos em um único lugar, de acesso gratuito e livre. Essa é uma alternativa perfeita para solucionar a dificuldade de acesso às bibliotecas e aos livros.

4. Fortalecer a produção científica da América Latina

O Latindex surgiu como uma ótima alternativa à relevância exclusiva de revistas científicas de países desenvolvidos e, muitas vezes, de acesso restrito e condicionado à assinatura.

Quer dizer, ele nasceu para fortalecer a produção científica da América Latina e, ao mesmo tempo, combater a eurocentralidade na produção e divulgação de conhecimentos científicos.

Além do mais, através do acesso simples e gratuito, ela aumenta a visibilidade dos artigos científicos e o número de citações de cada um deles.

Como pesquisar artigos e periódicos no Latindex?

Para pesquisar artigos e periódicos no Latindex é bastante simples. Aqui está um passo a passo simples:

  1. Em primeiro lugar, acesso à página oficial do Latindex.
Página inicial do Latindex

2. Depois disso, você pode incluir a palavra-chave da sua pesquisa. Funciona exatamente como Google. Você pode pesquisar a partir das seguintes categorias:

  • Título do artigo
  • ISSN
  • data de publicação

A Mettzer também pode te ajudar na pesquisa de novas bibliografias

Pois bem. Agora você já sabe como funciona o Latindex e pode começar a sua pesquisa de referências bibliográficas.

Mas preste atenção: você precisa ter cuidado com a confiabilidade e a veracidade das informações que você encontrar pela internet.

Imagina só usar fake news no seu referencial teórico, né?

É por isso que você precisar otimizar sua pesquisa para acessar apenas resultados de fontes de pesquisas confiáveis. Certo?

Ótima notícia: eu tenho a solução. Nisso a Mettzer pode te ajudar.

A Plataforma da Mettzer une duas características fundamentais para desenvolver pesquisas: facilidade no acesso e segurança das informações.

Isso porque, através do Hub da Mettzer, é possível procurar bibliografias  e referências bibliográficas para usar como fonte de pesquisa.

Para pesquisar no Hub, você precisa digitar as palavras-chave sobre o tema que você quer pesquisar. Assim como uma pesquisa no Google.

Pronto! Nós te apresentamos uma lista de trabalhos sobre esse tema para te ajudar.

Muito além da facilidade de pesquisar, todos resultados da Mettzer são trabalhos construídos na própria plataforma. Quer dizer, você pode confiar.

E a melhor parte: o Hub da Mettzer é completamente livre e gratuito. Você pode usar e pesquisar quantas vezes quiser. Sem pagar nada 🙂

Além disso, a plataforma da Mettzer é integrada ao Google Books. Então, você pode simplesmente pesquisar pelo nome da pessoa autora ou título do livro no gerador de referências.

Nós encontramos o livro na base de dados e gerados a referência conforme as normas da ABNT. Como de costume, de forma automática.

É que, não sei se você já sabe, mas o editor de texto da Mettzer formata todo trabalho de forma automática nas normas da ABNT.

Faça um teste gratuito por 7 dias. E nem precisa cadastrar o cartão para experimentar 🙂

compartilhe

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade