O método quantitativo é uma abordagem de pesquisa que utiliza dados numéricos e técnicas estatísticas para analisar resultados objetivos.
Sumário
- O que é método quantitativo?
- Qual o objetivo do método quantitativo?
- Como fazer uma pesquisa quantitativa?
- Exemplo de método quantitativo
- Perguntas frequentes
Você está em um projeto de pesquisa com uma abordagem quantitativa e enfrenta incertezas sobre como estruturar e escrever? Chega disso! Vamos aprender sobre o método quantitativo
Esse método é caracterizado pela coleta de dados em formato numérico, que posteriormente passam por análises estatísticas. Essa abordagem tem como objetivo estabelecer relações entre variáveis dentro de um determinado público-alvo.
Como pessoa pesquisadora, você precisa entender como funciona o método quantitativo, por isso, estou aqui pra te ajudar. Neste post você vai entender o que é e como aplicar o método quantitativo em sua pesquisa acadêmica. Vem comigo.
O que é método quantitativo?
Os métodos quantitativos envolvem a coleta de dados quantitativos, ou seja, informações que podem ser expressas numericamente, como respostas em escalas de avaliação, contagens, medidas de desempenho, entre outros.
Esses dados são frequentemente obtidos por meio de técnicas como questionários, entrevistas estruturadas, observações sistemáticas ou análise de registros e documentos.
Uma vez coletados os dados, são aplicadas técnicas estatísticas para analisá-los e interpretá-los de maneira objetiva. Essas técnicas incluem análises descritivas, como médias, desvios padrão e frequências, bem como análises inferenciais, como testes de hipóteses e regressão.
Por meio dessas análises, os pesquisadores podem identificar padrões, relações e tendências nos dados, o que lhes permite tirar conclusões fundamentadas e fazer generalizações sobre a população alvo.
Para que serve uma pesquisa quantitativa?
Então, ao realizar uma pesquisa científica, seja para elaborar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), produzir um artigo científico ou desenvolver uma dissertação de mestrado, você busca solucionar um problema e, para tal, formula hipóteses.
Ao optar pelo uso do método quantitativo, é possível confirmar ou refutar essas hipóteses através de dados numéricos concretos, apresentando de maneira objetiva as causas e relações de um fenômeno.
Os resultados obtidos por meio dessa pesquisa são precisos e permitem análises e validações estatísticas, cujas informações são dispostas em tabelas ou gráficos para facilitar a visualização dos dados.
Qual o objetivo do método quantitativo?
Os principais fundamentos da pesquisa quantitativa são:
- Possui como objetivo principal a investigação abrangente de um fenômeno;
- Reduz o viés da pessoa pesquisadora por meio da coleta de dados específicos e aplicação de técnicas analíticas;
- Fundamenta-se no raciocínio dedutivo, limitando-se a inferências explícitas nos resultados;
- Facilita a generalização dos resultados para uma população, quando utiliza métodos da estatística inferencial;
- Requer a definição clara da população e amostra em que se baseará a pesquisa.
Como fazer uma pesquisa quantitativa?
Realizar uma pesquisa quantitativa envolve várias etapas cuidadosas para garantir a coleta de dados confiáveis e a análise precisa. Aqui estão os passos básicos para conduzir uma pesquisa quantitativa:
1. Formulação da pergunta de pesquisa
Defina claramente o objetivo da pesquisa e formule uma pergunta específica que deseja responder por meio da pesquisa.
2. Revisão da literatura
Faça uma revisão da literatura existente sobre o tema da pesquisa para entender o que já foi estudado, identificar lacunas no conhecimento e embasar teoricamente a sua pesquisa.
3. Definição da população e amostra
Especifique a população que deseja estudar, ou seja, o grupo de pessoas ou elementos que são relevantes para a sua pesquisa. Em seguida, selecione uma amostra representativa dessa população, pois nem sempre é possível estudar todos os elementos.
4. Escolha dos instrumentos de coleta de dados
Determine quais ferramentas serão utilizadas para coletar os dados quantitativos, como questionários, entrevistas estruturadas, observações sistemáticas, entre outros.
5. Elaboração do questionário ou roteiro de entrevista
Caso opte por questionários ou entrevistas estruturadas, desenvolva esses instrumentos com perguntas claras e objetivas, evitando ambiguidades.
6. Coleta de dados
Realize a coleta de dados de acordo com o plano amostral estabelecido, buscando obter respostas quantitativas dos participantes.
7. Tabulação dos dados
Organize os dados coletados de forma adequada, codificando e tabulando as respostas em formato numérico para facilitar a análise.
8. Análise dos dados
Utilize técnicas estatísticas apropriadas para analisar os dados coletados. Isso pode incluir análises descritivas, testes de hipóteses, análise de correlações, entre outros.
9. Interpretação dos resultados
Interprete os resultados obtidos a partir da análise dos dados, relacionando-os à pergunta de pesquisa e aos objetivos do estudo.
10. Conclusão
Discuta os resultados, apresentando suas implicações e limitações, e faça conclusões baseadas nos achados da pesquisa.
Exemplo de método quantitativo
Por exemplo, você está fazendo uma dissertação tem como propósito investigar o apoio à reforma trabalhista por parte dos brasileiros. Para alcançar esse objetivo, adota-se uma abordagem quantitativa, com o intuito de obter um número representativo de respostas em uma amostra que englobe todo o território nacional.
Nesse contexto, a coleta de dados será realizada por meio de questionários, sendo possíveis as opções de utilização de telefone, email ou aplicativos para alcançar os participantes. Uma pergunta exemplo que pode ser feita aos participantes é: “Você é a favor da reforma trabalhista no Brasil?”.
Ao final do levantamento, os resultados serão categorizados com base nas respostas “sim, apoio” e “não”. No caso de uma pesquisa localizada, como por exemplo “quantos gaúchos apoiam a reforma trabalhista?”, a investigação será focada no estado do Rio Grande do Sul, possibilitando a aplicação de entrevistas presenciais.
Após a coleta dos dados, a última etapa do trabalho consiste na apresentação dos resultados obtidos. Eles serão expressos por meio de números, dados, tabelas e gráficos, oferecendo uma perspectiva quantitativa, sem enfatizar análises subjetivas sobre as motivações por trás das informações coletadas
Conte com a Mettzer em sua pesquisa acadêmica
Não sei se você já conhece, mas a mettzer também é uma ótima aliada de universitários.
Isso porque, independentemente do tipo de trabalho – seja um TCC, uma monografia, dissertação e até tese – e da área do conhecimento, você deve respeitar as normas da ABNT e normas APA.
Assim, se você seguir as regras, seu trabalho vai ficar pronto pra publicar. Mas o tanto de trabalho que dá né?
A boa notícia é que você não precisa passar por isso. Use a tecnologia a seu favor 🙂
O Mettzer é o melhor editor de texto do mercado, que formata de forma automatizada qualquer trabalho nas normas ABNT: desde a capa até às referências bibliográficas.
Também, você pode começar seu texto a partir de um modelo de trabalho de aula. Incrível né?
Além disso, você pode pesquisar bibliografias de Ciências Humanas para seus trabalhos no Hub da Mettzer. Veja, por exemplo, esse trabalho sobre o histórico da educação no Brasil.
Assim, você ganha tempo e tranquilidade e pode se dedicar exclusivamente ao que importa: o conteúdo do seu trabalho.
Se interessou? Você pode fazer um teste gratuito por 7 dias.
Nem precisa cadastrar o cartão para fazer o teste.
Perguntas frequentes
A diferença fundamental entre métodos quantitativos e qualitativos reside na natureza dos dados coletados e na abordagem de análise. Os métodos quantitativos lidam com dados numéricos e empregam técnicas estatísticas para obter informações objetivas e generalizáveis. Já os métodos qualitativos concentram-se em dados descritivos, como entrevistas, observações e análise de texto, buscando compreender significados, percepções e contextos mais profundos.
Para garantir a validade dos resultados em pesquisas quantitativas, o processo de coleta de dados precisa ser cuidadosamente planejado e conduzido. Então, isso inclui a seleção adequada da amostra, o uso de instrumentos de medição confiáveis, a minimização de vieses e a aplicação de técnicas estatísticas adequadas.
Quando a pesquisa aborda um tema que requer análises e descrições não expressas em números, ela está voltada para métodos qualitativos. Então, o objetivo é investigar fatores subjetivos, como experiências, perspectivas, opiniões e outros elementos relacionados. Esses métodos são amplamente utilizados para explorar questões de natureza humana e social.
Estudante de Letras e literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina. Especialista em Normas ABNT e Redator para o Blog da Mettzer. Seu objetivo é conteúdos educativos que ajudem as pessoas no seu dia a dia profissional