O Researcher ID é um sistema para identificar e individualizar pesquisadores e cientistas.
Sumário
Se você é pesquisadora, precisa se cadastrar no Researcher ID. Quer saber como?
Então, vem conferir esse passo a passo 🙂
O que é o Researcher ID?
O Researcher ID é número de identificação de pesquisadores e cientistas. É um sistema individual, gratuito e digital, que serve para identificar e individualizar os autores e as autoras.
Você pode compará-lo a um tipo de CPF de autores. Ou seja: esse sistema substitui os nomes dos autores por números, assim como o ORCID.
E mais. O Researcher ID se integra ao ORCID. Isso significa que o pesquisador pode conectá-los e exibir suas publicações a partir de uma única conta.
Isso acontece porque a Thomson Reuters, empresa que fundou o Researcher ID, também é membro fundador do ORCID.
Diferenças entre o Researcher ID, ISSN, ISBN e DOI
O Researcher ID é um identificador importante. Mas não é o único a cumprir essa função. É bastante confundirmos esse sistema com os demais. Então vamos diferenciá-los.
Assim como o Researcher ID, o ORCID é um número de identificação de pesquisadores, que substitui os nomes por um número.
O ISBN, no entanto, é um sistema de identificação e individualização de livros e de outras publicações não periódicas. O ISSN, por sua vez, identifica somente as publicações seriadas. Então, o ISSN é o tipo de código que se utiliza para registrar de maneira internacional periódicos, como jornais, revistas e trabalhos científicos.
Todos os materiais que recebem um código de ISSN têm uma frequência de publicação, seja ela diária, quinzenal, mensal, semestral ou anual. A principal diferença entre o ISSN e o ISBN é a periodicidade, já que se utiliza o ISBN apenas para materiais publicados uma vez.
Já o DOI é um registro para qualquer tipo de arquivo digital, seja um livro, um trabalho científico, uma revista, uma imagem e até uma música. Basta incluir o catálogo para ter um link permanente de documento digital publicado.
Veja este quadro que sintetiza as informações e característica dos quatro identificadores:
Qual é a importância do Researcher ID?
O Researcher ID possibilita que os pesquisadores gerenciem suas listas de publicações e rastreiem as citações e as referências de seus artigos, sem que haja confusão entre nomes de autores iguais ou semelhantes.
Em outras palavras, a principal função desse sistema é resolver problemas de nomes iguais ou semelhantes dos autores. Então, resolve problemas de ambiguidade e confusão de nomes.
Além do mais, as variações de nome, quando é escrito de formas diferentes, afetam as pesquisas das referências, porque prejudicam especialmente a recuperação dos dados e comprometem a confiabilidade dos resultados.
Então, a identificação correta dos autores e seus trabalhos no mundo digital se tornou um desafio diário. Então, usar esse tipo de identificação facilita todo o processo.
Como fazer o seu cadastro?
Para você se cadastrar, basta entrar no portal do Researcher ID e clicar em Join publons now:
Depois é só inserir seus dados e clicar em Register:
Formatação automática dos seus trabalhos acadêmicos
Você não deve esquecer que, independentemente do tipo de trabalho acadêmico – seja monografia, TCC, dissertação e tese, que se vincula ao nome dos autores, você deve seguir a formatação das normas da ABNT.
E nisso nós podemos te ajudar. A Mettzer é um editor de textos, que formata, de forma automática, todos os seus trabalhos nas normas da ABNT: desde a capa até as referências bibliográficas.
Já são mais de 750 mil estudantes e pesquisadores que usam o Mettzer todos os dias.
Então, se você ainda não conhece o Mettzer, essa é uma ótima oportunidade de conhecer.
Acesse nosso site e faça um teste gratuito por 7 dias 🙂
Pesquisadora. Mestra em Direito pela UFSC. Acredita que conhecimentos acadêmicos só servem se ultrapassarem os muros das universidades e que conhecimento bom é conhecimento compartilhado e construído por todas as pessoas.