“Existe um padrão de como fazer resenha?” nosso estudo diz que sim

compartilhe

Um guia de como fazer uma resenha em 5 passos rápidos e simples.


Sumário

  1. Antes de tudo, o que é uma resenha?
  2. Principais características da resenha
  3. Dicas de como fazer uma resenha
  4. 5 passos para fazer uma resenha
  5. Tipos de resenha
  6. Diferença entre resenha e resumo
  7. Exemplo de resenha

A resenha é um tipo específico de trabalho acadêmico. Que, inclusive, muitos professores pedem como forma de avaliação.

Sendo bem honesta, eu também não fazia a menor ideia de que resenha tem um certo padrão de estrutura e escrevia resenhas como se fossem resumos.

Mas esse deve ser o primeiro grande passo para fazer uma boa resenha: você precisa saber que ela não é um resumo. Combinado?

E digo mais. Se você seguir um padrão de estrutura, pode ser muito mais fácil de escrevê-la.

Então, se você está aqui porque precisa fazer uma resenha, mas ainda não sabe como, está no lugar certo. Eu escrevi esse conteúdo pensando em ti 🙂

O que é uma resenha?

Em primeiro lugar, é fundamental entender o que é uma resenha. De forma geral, é um tipo de trabalho de faculdade, que tem característica analítica e interpretativa.

Em outras palavras, é um trabalho que tem a função de demonstrar a análise de um texto, para apresentar algumas relações entre suas características mais importantes.

O objeto da resenha normalmente é um texto, como um livro ou um artigo científico. Mas também pode ser uma peça de teatro, uma obra de arte, uma partida esportiva, um filme e até um jogo de videogame.

O ponto central, no entanto, é que você deve fazê-la em um formato analítico, mas nunca em primeira pessoa. Isso significa dizer que é um texto que deve ter como objetivo analisar o texto.

Você precisa ter em mente que a resenha é muito mais do que um mero resumo informativo. Afinal de contas, além da descrição do texto, esse tipo de texto deve trazer outras ideias e referências complementares.

Principais características da resenha

As principais características de uma resenha são:

  • Impessoalidade;
  • Imparcialidade;
  • Objetividade;
  • Concisão;
  • Ter caráter científico.

Dicas de como fazer uma resenha

Para começar, você deve saber que, assim como todos os trabalhos acadêmicos, a resenha também devem seguir as normas de formatação da ABNT.

Então, antes de tudo, você pode conhecer o modelo de resenha crítica da Mettzer. O modelo da Mettzer é completamente adaptável para as necessidades de sua pesquisa acadêmica. Basta você inserir o conteúdo de seu trabalho e seguir a estrutura pré-determinada.

Além do mais, a resenha deve ser um texto objetivo. O seu número de páginas vai depender de qual será o destino dela.

Embora não exista um limite de páginas, recomenda-se que o conteúdo tenha de 6 a 10 parágrafos. Isso dá em torno de duas páginas.

A resenha é um texto de natureza descritiva. Por isso, a estrutura deve compreender introdução, desenvolvimento e conclusão.

No entanto, você não deve marcar as partes através de quebras com títulos e subtítulos. A resenha deve ser um texto corrido, sem quebras.

5 passos para fazer uma resenha

Como você já sabe, você pode usar o modelo da Mettzer. E então não vai se preocupar com a estrutura e a formatação do trabalho.

No entanto, caso você não utilize, aqui vão os 5 passos de como fazer um boa resenha.

1. Escolha o material

Na hora de escolher um livro, filme ou artigo acadêmico, não é só o que você curte que importa, não. Dá uma pensada também se o assunto é relevante.

Pergunta a você mesmo: estou em dia com esse assunto? E será que traz uma visão diferente sobre um assunto que todo mundo já falou muito? A melhor escolha é aquela que junta a sua empolgação com o que realmente interessa pra quem vai ler ou assistir.

2. Leitura e Análise crítica

Agora que você tem o material em mãos, o próximo passo na arte de fazer resenha é encarar a leitura ou análise crítica. Encare o material com um olhar curioso e se pergunte: o que esse autor tá querendo passar e quais são os argumentos principais?

Fica de olho também nos detalhes, tipo o estilo de escrita, os temas que estão por baixo e como tudo isso se conecta com a mensagem geral da obra. Anotações espertas e marcar aquelas partes chave vão ser suas armas secretas na hora de botar a resenha no papel.

3. Faça uma pesquisa complementar

Vai além da análise direta do material, sabe? É massa enriquecer sua visão com mais contextos. Dá uma pesquisada extra, tipo ler outras resenhas, estudos sobre o autor ou diretor, e até fuçar na história por trás da obra.

Essas infos não só vão deixar sua análise mais profunda, mas também mostram que você tá se dedicando a dar uma resenha completa e cheia de bagagem.

4. Se for uma resenha critica, você deve fazer uma análise crítica

Se você está escrevendo uma resenha crítica, agora é hora de fazer a sua análise crítica.

Neste ponto, três parágrafos devem ser suficientes para você analisar objetivamente os principais pontos do objeto de estudo.

Aproveite este espaço para discorrer sobre argumentos da obra e seus aspectos mais relevantes.

Faça comparações, avalie a qualidade do conteúdo, as ideias centrais, sua pertinência com o tema, os argumentos de suporte, sua aplicação no contexto atual, etc.

5. Conclusão

O enfoque da conclusão deverá ser a sua opinião de forma mais direta.
Você pode focar em aspectos como:

  • Qualidade e originalidade da leitura;
  • Benefícios proporcionados pela leitura;
  • Qualidade da linguagem ou as dificuldades encontradas;
  • Se a obra tem fácil acesso;
  • Pontos mais relevantes e/ou necessários;
  • Aspectos desnecessários e/ou irrelevantes.

No decorrer da escrita você vai descobrir qual estilo faz mais sentido para você e com qual você melhor se encaixa.

Tente se colocar no lugar de quem vai ler para saber investir a sua atenção nos pontos mais importantes.
Já que será um texto curto, é melhor que ele tenha informações suficientes e relevantes.

plataforma

Tipos de resenha

Existem vários tipos – vários mesmo – de resenha, mas as quatro mais comuns são:

Acadêmica crítica

Também conhecida como universitária, a resenha crítica possui moldes mais rígidos.

Ela obedece o formato de padronização de textos de caráter científico.

A resenha acadêmica apresenta argumentos sob um posicionamento crítico do objeto. Vale ressaltar que argumentos não são opiniões: eles possuem embasamentos e devem ser sempre justificados.

Descritiva

Como o próprio nome diz, ela é exclusivamente descritiva. Não é necessária a exposição de argumentos críticos.

Temática

Aborda várias obras do mesmo tema, de elaboração mais simplificada, visa o argumento sobre as obras analisadas, geralmente uma por parágrafo.

Literária

Semelhante a resenha crítica, porém é exclusiva para obras literárias. Bastante comum no ambiente acadêmico.

Diferença entre resenha e resumo

Com certeza você também já teve essa dúvida: afinal, qual é a diferença entre resenha e resumo?

O resumo nada mais é do que uma compilação dos principais pontos de um texto (pode ser livro, filme, capítulo, artigo…enfim). Deste modo, a demonstração da ideia acontece através do próprio autor do objeto original.

Portanto, não há espaço para novos conteúdos ou desdobramentos. No resumo, deve-se relatar apenas o que está no objeto.

Já a resenha apresenta pontos de vista – imparciais ou pessoais – sobre o conteúdo do texto e estrutura um tipo de conversa com outras referências e outros textos.

Além do mais, há uma diferença básica na estrutura: um resumo simples permite o uso de tópicos e esquemas, já as resenhas não.

Exemplo de resenha do livro O quarto de despejo, de Carolina de Jesus

Para te ajudar a fazer sua própria resenha, separei um exemplo interessante de uma, do livro “O quarto de despejo“, da autora Carolina de Jesus:

“A obra revela a maestria da autora de relatar e denunciar os problemas sociais do Brasil, ao contar sua rotina de vida em uma periferia de São Paulo. No livro, Carolina Maria de Jesus vai contando, em formato de diário, as dificuldades para sobreviver e sustentar seus filhos. A obra emblemática convida o leitor a conhecer a vida de uma mulher mãe negra e periférica, através de uma leitura de linguagem simples e, ao mesmo tempo, característica da realidade em que vivia.”

A Mettzer é uma ótima aliada de estudantes

A Plataforma da Mettzer une duas características fundamentais para auxiliar estudantes em suas pesquisas: facilidade no acesso e segurança das informações.

Isso porque, através do Hub da Mettzer, é possível procurar bibliografias  e referências bibliográficas para usar como fonte de pesquisa.

Muito além da facilidade de pesquisar, todos resultados da Mettzer são trabalhos construídos na própria plataforma. Quer dizer, você pode confiar.

E a melhor parte: o Hub da Mettzer é completamente livre e gratuito. Você pode usar e pesquisar quantas vezes quiser. Sem pagar nada 🙂

Além disso, a plataforma da Mettzer é integrada ao Google Books. Então, você pode simplesmente pesquisar pelo nome da pessoa autora ou título do livro no gerador de referências.

Nós encontramos o livro na base de dados e gerados a referência conforme as normas da ABNT. Como de costume, de forma automática.

É que, não sei se você já sabe, mas o editor de texto da Mettzer formata todo trabalho de forma automática nas normas da ABNT.

Faça um teste gratuito por 7 dias. E nem precisa cadastrar o cartão para experimentar 🙂

O que é uma resenha?

A resenha é um tipo de trabalho da faculdade que tem a função de demonstrar uma análise de um texto, para apresentar algumas relações e características importantes.

Uma resenha é igual a um resumo?

Não. O resumo nada mais é do que uma compilação dos principais pontos de um texto. Não há espaço para novos conteúdos. A resenha, contudo, apresenta novos pontos de vista sobre o conteúdo de outros autores.

Como fazer uma resenha?

1. Se identifique;
2. Apresente os dados bibliográficos da fonte de pesquisa.
3. Descreva o conteúdo.
5. Faça uma análise crítica.
6. Apresente suas conclusões.
7. Respeite as normas da ABNT.

compartilhe

18 comentários em ““Existe um padrão de como fazer resenha?” nosso estudo diz que sim”

  1. Posso começar uma resenha falando:
    Olá, me chamo tal e vim apresentar uma resenha sobre o texto tal?

    Responder
    • Oi, Guilherme. Tudo bem?

      Eu gosto mais da ideia de criar um cabeçalho na sua resenha.
      Nele você pode colocar as suas informações pessoais de identificação (nome, instituição de ensino, disciplina,…).
      E também pode colocar as informações do texto (título, autoria, edição,…).

      Espero que ajude.
      Um abraço!

      Responder
    • Oi, Gabriel.

      De forma geral, sim.
      Se a resenha é para um trabalho de faculdade, você pode confirmar com seu professor.

      Um abraço!

      Responder
  2. No caso da resenha crítica, faz primeiro a referência, depois o resumo da obra, a resenha da obra e no final a conclusão? tipo em tópicos?!

    Responder
    • Oi, Eduardo. Tudo bem?

      No caso da resenha crítica, você não pode esquecer de incluir a sua crítica sobre a obra.
      Lembre-se também que resenha não é um resumo.
      Então, deve apresentar: a sua identificação, a referência da obra, a descrição do conteúdo, a sua análise crítica sobre a obra e, por fim, a conclusão.

      Espero que ajude.
      Um abraço!

      Responder
    • Oi, Fernanda.

      Sim, você deve incluir um tópico para indicar as referências que você utilizou.

      Um abraço.

      Responder
  3. Não achei ela grosseira não, é uma critica construtiva e os dois foram objetivos. Mais racionalidade e menos sentimentalidade. Por essas que muita informação errada circula ela internet, quem tem conhecimento de opinar para melhorar e ajudar, não o faz por receio do mimi.

    Responder
  4. Em “Resenha Descritiva”, “Não é necessário a exposição de argumentos críticos”; a ‘necessidade’ se refere à ‘exposição de argumentos’, sendo que exposição é um substantivo feminino, portanto, dita exposição não se faz ‘necessáriA’, não ‘necessário’.

    Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade