Esse é um guia para formatação de referências bibliográficas nas normas Vancouver. Vem conferir 😉
Publicado em 28 ago. 2017| Atualizado em 24 de ago. 2023.
Sumário:
- O que são as normas Vancouver?
- Formatação de trabalhos nas normas Vancouver
-
Formatação das referências bibliográficas nas normas Vancouver
— Artigos de revista
— Artigos de revista eletrônica
— Artigo de jornal
— Livro
— Livro em formato eletrônico
— Publicação online
— Site
— Tese, dissertação, monografia e projeto de pesquisa
— Trabalho apresentado em eventos acadêmicos
— Documentos legais
— Mapas
— Material audiovisual - A Mettzer pode te ajudar na construção de uma trajetória científica mais leve
As normas Vancouver são regras que padronizam trabalhos acadêmicos, assim como as normas ABNT e as normas APA.
Você está aqui porque precisa formatar algum trabalho nas normas Vancouver. Certo?
Seja para enviar um trabalho para o exterior ou atender às bancas aqui no Brasil que usam essas normas como padrão.
Então, vamos lá. Esse post tem explicação sobre todas as regras de formatação de referências bibliográficas nas normas Vancouver 🙂
O que são as normas Vancouver?
As normas Vancouver são um conjunto de regras para a formatação de trabalhos acadêmicos, principalmente na área das ciências da saúde.
É, por exemplo, uma norma que aparece com frequência nas revistas acadêmicas de Medicina.
O nome da norma refere-se à reunião, na cidade de Vancouver, no Canadá, em que essas regras surgiram. Nessa mesma reunião, também surgiu o Comitê Internacional de Editores de Revistas Médicas.
Diferente das normas da ABNT, as normas Vancouver estabelecem regras apenas para formatar as citações e as referências bibliográficas das pesquisas científicas.
Então, as regras não contemplam formatação do trabalho em geral, como capa, folha de rosto, notas de rodapé, anexos, introdução, conclusão, resumo… enfim. Apenas – ressalta-se – normas para citações e referências.
Formatação de trabalhos nas normas Vancouver
Assim como nas normas ABNT, as normas Vancouver também diferenciam os tipos de citações entre citações diretas e citações indiretas.
As citações diretas também se dividem entre curtas e longas, a partir do mesmo critério das normas da ABNT.
A grande diferença da formatação das normas Vancouver refere-se ao formato das referências bibliográficas: ao invés do sistema autor-data, as normas Vancouver usam o sistema numérico.
Ou seja, deve-se listar as referências bibliográficas de acordo com a ordem que aparecem no texto e indicá-las a partir de números arábicos nas notas de rodapé.
O formato dos números podem ser entre parênteses (1), colchetes [1], super índice 1, ou uma combinação de colchetes mais super índice [1]
Deve-se citar o sobrenome do autor com a primeira letra em maiúsculo, a inicial do nome, sem vírgula entre sobrenome e iniciais do nome e sem ponto entre as iniciais.
As normas não indicam qualquer tipo de destaque gráfico, tais como negrito, sublinhado ou itálico, na composição das referências.
Formatação das referências bibliográficas nas normas Vancouver
Vamos ver como é a formatação das referências bibliográficas de cada tipo de fonte de pesquisa:
Artigos de revista
Autor/es. Título do artigo. Abreviatura internacional da revista. ano; volume (número): página inicial-final do artigo. Se os autores fossem mais de seis, mencionam-se os seis primeiros seguidos da abreviatura “et al.”
Exemplo:
Thumé E et al. Assistência domiciliar a idosos: fatores associados, características do acesso e do cuidado. Rev de Saúde Pública. 2010;44(6):1102-1111.
Artigos de revista eletrônica
Autor/es do artigo. Título do artigo. Nome da revista , ano [data de consulta]; volume (número): [Extensão/páginas]. Endereço eletrônico.
Exemplo:
Francês I, Barandiarán M, Marcellán T, Moreno L. Estimulação psicocognoscitiva nas demências. An Sist Sanit Navar [revista em Internet] 2003 setembro-dezembro. [acesso 19 de outubro de 2005]; 26(3). Disponível em:
Artigo de jornal
Autor do artigo. Título do artigo. Nome do jornal. Dia mês ano; Secção: página (coluna).
Exemplo:
Montagnier L. Perigos e consciência. Folha de São Paulo. 30 jan 2000; Caderno Mais: 8-9.
Livros
Autor/es.Título do livro. Edição. Lugar de publicação: Editorial; ano. Neste caso, não é necessário especificar a primeira edição, apenas da segunda em diante. A edição sempre se põe em números arábicos e abreviatura: 2ª ed. Se a obra estivesse composta por mais de um volume, devemos citá-lo a seguir do título do livro: Vol. 3.
Exemplo:
Medeiros JB. Português instrumental. 9. ed. São Paulo: Atlas; 2010.
Livro em formato eletrônico
Autor/es.Título do livro. Edição. Lugar de publicação: Editorial; ano. Endereço eletrônico.
Exemplo:
Brasil. Ministério da Ciência e Tecnologia. Sociedade da informação no Brasil. [livro online]. Brasília: MCT; 2000. [acesso em 02 out 2014]. Disponível em livro_verde/download.htm.
Publicação online
Autor/es da publicação. Título da publicação. Ano [data de consulta]. Endereço eletrônico.
Exemplo:
Pedroso IVCP. (2014). Globalização, comércio mundial e formação de blocos econômicos: entenda a dinâmica das grandes corporações e veja os efeitos da globalização no mercado. [publicação online]; 2014 [acesso em 14 abr 2015]. Disponível em comercio-mundial-formacao-de-blocos-economicos.html
Site
Autor/es. Título [site]. Lugar de publicação: Editor; Data de publicação [data de actualização; data de acesso]. Endereço eletrônico.
Exemplo:
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística [homepage na internet]. Análise da disponibilidade domiciliar de alimentos e do estado nutricional no Brasil [acesso em 27 mar 2005]. Disponível em: http:www.ibge.gov.br
Tese, dissertação, monografia e projeto de pesquisa
Autor. Título. (subtítulo se houver) . Local (cidade). Tipo [Grau e área de concentração] – Instituição onde foi apresentada; ano.
Exemplo:
Nunes AMT. A abordagem do arrebatamento da Igreja analisado sob o ponto de vista cristão pré-milenista. Belo Horizonte. Trabalho de Conclusão de Curso [Graduação em Ciências da Religião] – Instituto de Educação Continuada da PUC Minas; 2006.
Trabalho apresentado em eventos acadêmicos
Aqui refere-se aos trabalhos apresentados em Simpósios, Jornadas, Congressos, Seminários, Encontros, Workshops, Colóquios, entre outros.
Tipo de publicação, número e nome do evento; data de realização (dia mês ano); Cidade e país de realização do evento. Cidade da publicação: Editora ou Instituição responsável pela publicação; ano de edição (nem sempre é o mesmo do evento).
Exemplo:
Anais do 4. Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira; 16-18 jun 2010; Belo Horizonte (MG): PUC Minas; 2011.
Documentos legais
Título da lei/decreto/ordem… (Nome do Boletim Oficial, número, data de publicação)
Exemplo:
Brasil. Lei n. 11.346, de 15 de setembro de 2006. Cria no Instituto Nacional de Alimentação e Nutrição, o Programa Nacional de Controle das Deficiências de Vitamina A e dá outras providências. Diário Oficial da União. 15 set 2006.
Base de dados online
Instituição/Autor. Título [base de dados na Internet]. Lugar de publicação: Editor; Data de criação, [data de consulta]. Endereço eletrônico.
Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde [base de dados online]. São Paulo: BIREME – Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde. 2014 [acesso em 17 maio 2014]. Disponível em:
Mapas
Autor. Título [mapa]. Local: Editor; data.
Exemplo:
Instituto Geográfico. Regiões do Brasil [mapa]. São Paulo: Instituto Geográfico; 1995.
Material audiovisual
Autor/es. Título do vídeo. Lugar de edição: Editora; ano. Aplicável a todos os suportes audiovisuais.
Exemplo:
Borrel F. A entrevista clínica. Escutar e perguntar. [vídeo] Barcelona: Doyma; 1997.
A Mettzer pode te ajudar na construção de uma trajetória científica mais leve
O processo de pesquisa pode ser muito gratificante e acolhedora, quando feita de forma coletiva e com afeto. E sabe quem pode te ajudar nesse caminho? A Mettzer!
Para começar, a plataforma da Mettzer tem um editor de texto que formata todo trabalho, de forma automática, nas normas da ABNT: desde a capa até as referências bibliográficas.
Mas não é só isso. Nós somos a primeira e única plataforma digital que integra — em um único lugar, todo o ciclo do trabalho acadêmico e da pesquisa científica.
Ou seja, nós criamos um fluxo de trabalho de pesquisa de ponta a ponta: desde o planejamento, a redação, a padronização, a orientação online, a publicação e a verificação de plágio.
Se interessou? Você pode testar de forma gratuita por 7 dias.
Junte-se a + de 1 milhão de estudantes que usam a Mettzer todos os dias! Juntos (as) somos mais fortes 🙂
Cofundador da Mettzer, Everton tem especialização em Branding e Gestão de Projetos. Com ampla experiência em estratégia e inovação, ajuda a construir ideias que simplificam a vida de pessoas por todo o país.