Como funciona uma jornada acadêmica?

|
Tempo médio de leitura: 7 minutos
5
(1)

As jornadas acadêmicas são eventos que acontecem dentro das instituições de ensino, para aproximar os alunos do mercado de trabalho e da carreira acadêmica.


O começo da vida profissional é sempre um pouco caótico. Nada prepara a gente pra isso. E as teorias das salas de aulas parecem sempre distantes da prática das profissões.

Ninguém ensina sobre isso na faculdade ou nos livros e a gente entende mesmo com a coisa funciona na prática.

Algumas atividades extracurriculares, como as jornadas acadêmicas e os estágios, podem ajudar bastante para diminuir essa distância e deixar os alunos mais por dentro do que acontece no mercado de trabalho.

Escrevi esse post para você entender como funciona uma jornada acadêmica. Vem ver 🙂

O que é uma jornada acadêmica?

A jornada acadêmica é um evento que acontece dentro da instituição de ensino, organizado pela própria instituição, com objetivo de aproximar os alunos da graduação ao mercado de trabalho e à área da pesquisa científica.

Ou seja: é uma excelente alternativa para que os alunos se atualizem sobre as áreas profissionais quem podem seguir dentro daquele curso.

Por exemplo: uma jornada acadêmica do curso de Direito, pode servir para apresentar para os alunos a atuação profissional em novas áreas, como o Direito Digital.

Ou pode, por outro lado, trazer profissionais da área da advocacia particular, da magistratura, do Ministério Público, para que cada pessoa apresente sua rotina profissional.

Um outro exemplo é uma jornada acadêmica que se destina a fazer divulgação das pesquisas científicas, como uma forma de incentivar os alunos a se informarem sobre a carreira de pesquisadora.

Então, é um momento extracurricular muito importante para aproximar as teorias das salas de aulas com o mercado de trabalho e com a carreira acadêmica na prática.

Como a jornada acadêmica acontece?

A organização do evento convida professores e professoras e profissionais para dar palestrar e tirar dúvidas de alunos sobre suas áreas de atuação.

A verdade é que a dinâmica de uma jornada acadêmica pode variar bastante. Muitas vezes, a programação de uma jornada contempla outros tipos de eventos acadêmicos, como seminários, painéis, mesas redondas, cursos e workshops.

Então, o tempo de duração e a forma de apresentação pode variar bastante de acordo com os objetivos do evento.

Desenvolva seu artigo científico com o modelo da Mettzer

Desenvolvemos um modelo de artigo científico para te ajudar. Basta inserir as informações do seu trabalho.

Por que é importante participar de uma jornada acadêmica?

Vamos listar os principais benefícios de participar de uma jornada acadêmica, tanto como uma pessoa convidada quanto na plateia:

Aumento no engajamento do corpo docente

Como a organização de uma jornada depende do corpo docente, da coordenação e da direção da instituição de ensino, acaba auxiliando no aumento do engajamento e do relacionamento entre esses setores.

Aumento da participação do corpo discente

Ainda que a faculdade que organize o evento, o corpo discente pode participar do evento com apresentação de trabalhos, projetos de pesquisas e outras atividades que enriqueçam a experiência da jornada.

Maior possibilidade de engajamento entre participantes

Como eu já falei, as jornadas contam com profissionais especialistas que interagem com a plateia. A ideia é que, inclusive, exista um momento específico na programação para que participantes abram espaços para diálogos com a plateia.

Então, as chances de engajamento nas discussões são muito maiores.

Afinal de contas, todas as pessoas não só são interessadas no assunto, como também possuem grande bagagem para compartilhar.

Tirar todas as dúvidas e falar sobre suas dificuldades sobre o assunto

Explicações sobre rotina de trabalho e sobre a vida profissional não são temas que podemos encontrar facilmente nos livros. Também não é nada que se ensine na faculdade.

Então, é uma ótima opção para que você pergunte sobre algumas grandes dúvidas para as pessoas que vivem essas situações na prática, já que existirá um momento oportuno para fazer perguntas.

Enriquecer o Currículo Lattes de participantes

A participação em jornada acadêmica, assim como em outros eventos acadêmicos, gera um certificado que pode ajudar a incrementar o Currículo Lattes.

Obter novidades e pontos importantes sobre o tema

Um evento acadêmico é sempre um ótimo lugar para se informar sobre o que está acontecendo em relação àquele assunto, quem são as pessoas que estão pesquisando e escrevendo a respeito e quais as conclusões mais recentes.

Ou seja: é bastante interessante para ficar por dentro das atualizações do tema.

Isso é muito importante, principalmente diante de tantos conteúdos e informações que recebemos. Se formos pesquisar o tema no Google Acadêmico, por exemplo, é possível que o resultado ofereça trilhões de trabalhos diferentes.

Então, as jornadas acadêmicas são eventos importante para filtrar informações e direcionar o olhar para o que é mais importante e mais atual no tema, a partir de profissionais relevantes na área.

Favorecer comunicação entre pessoas pesquisadoras

Além do mais, as jornadas promovem diálogos e discussões de um público especialista. Isso favorece bastante a comunicação.

Ou seja: ajudam a desenvolver networking e dá oportunidade de conversar sobre um tema que todas as pessoas possuem interesse.

Mesmo porque, é possível que o evento reúne todas as pessoas que se interessam sobre o tema, mas que desenvolvem pesquisas e trabalham em lugares diferentes, para conversar sobre aquele assunto específico.

Desenvolver novos conhecimentos científicos

E como se não bastasse, sem dúvida, as discussões de jornadas acadêmicas agregam conclusões importantes sobre os temas e geram novas ideias para dar continuidade às pesquisas.

Então, é uma forma importante de desenvolver atualizações sobre conhecimentos científicos e avançar na ciência.

Potencial de apresentação de trabalhos acadêmicos

O evento também pode contar com a apresentação de trabalhos, a partir de editais de submissão de artigos em diversas áreas do conhecimento.

O que pode aumentar o nível e o engajamento no evento.

Destaque da instituição de ensino perante à sociedade

As jornadas acadêmicas tendem a impulsionar o alcance das instituições de ensino perante à sociedade, principalmente em relação à alunos de outras faculdades e na mídia, a partir de um custo relativamente baixo de organizar o evento.

Como organizar uma jornada acadêmica?

Um planejamento bem feito é fundamental para a realização de um bom evento. Vamos então aos passos para organizar uma jornada acadêmica:

1. Defina uma data com antecedência.

O ideal é que o planejamento comece alguns meses antes da data oficial do evento. De maneira geral, quanto mais tempo for a organização, melhor será a preparação para o evento.

2. Escolha o tema do evento.

Bom, o tema vai depender do objetivo final. A jornada pode compreender assuntos de todos o o curso ou só de uma área do conhecimento. É interessante trazer temas que estão em alta na sociedade.

3. Selecione as pessoas que vão participar da organização.

Depois de definir o tema, veja quais serão as pessoas que participarão da organização do evento. A equipe de participação impacta diretamente na qualidade do evento.

Se puder, já defina quem será responsável por cada atividade necessária.

4. Defina a programação e quem serão as pessoas que vão apresentar no evento.

Depois de ter o tema e a organização, será possível montar a programação. A partir daí, é possível definir quem serão as pessoas responsáveis por apresentar temas no evento.

5. Delimite as regras de participação.

Para que as pessoas saibam como participar, tanto o corpo discente quanto a comunidade, é fundamental ter um regulamento, um edital ou um conjunto de orientações.

Nessa etapa, será necessário definir as regras de inscrição, as datas e os horários da programação.

6. Organize uma boa divulgação para toda a sociedade.

Depois de tudo pronto, é hora de divulgar o evento para todo seu público. Planeje a divulgação com cuidado.

Nessa etapa, as redes sociais são aliadas importantes para que o evento alcance o maior número de pessoas.

Formatação automática de trabalhos acadêmicos nas normas da ABNT

Os eventos acadêmicos fazem parte de uma etapa importante da produção científica, que é o momento de publicar e compartilhar ideias.

Bom, se você vai publicar algum trabalho – seja um TCC, um artigo, uma dissertação e até uma tese de doutorado, não pode esquecer de seguir as normas da ABNT.

Mas com isso você não precisa se preocupar. Nós podemos te ajudar. O Mettzer é um editor de textos que formata, de forma automática, todos os trabalhos acadêmicos nas normas da ABNT.

Apresentação Geral - Mettzer

Ou seja, toda formatação é feita de forma automática e você vai poder se dedicar só ao que realmente importa, que é o desenvolvimento da sua pesquisa.

Faça um teste gratuito por 7 dias e descubra como a tecnologia pode ajudar a fazer o seu trabalho 🙂

Faça todos os trabalhos acadêmicos
sem dor de cabeça

Das anotações de aula até a tese de doutorado.

O que é uma jornada acadêmica?

A jornada acadêmica é um evento que acontece dentro da instituição de ensino, com objetivo de aproximar os alunos da graduação ao mercado de trabalho e à área da pesquisa científica. Ou seja: é uma excelente alternativa para que os alunos se atualizem sobre as áreas profissionais quem podem seguir dentro daquele curso.

Por que é importante participar de uma jornada acadêmica?

1. Aumento no engajamento do corpo docente.
2. Aumento da participação do corpo discente.
3. Maior possibilidade de engajamento entre participantes.
4. Tirar todas as dúvidas e falar sobre suas dificuldades sobre o assunto.
5. Enriquecer o Currículo Lattes de participantes.
6. Obter novidades e pontos importantes sobre o tema.
7. Favorecer comunicação entre pessoas pesquisadoras.
8. Desenvolver novos conhecimentos científicos.
9. Potencial de apresentação de trabalhos acadêmicos.
10. Destaque da instituição de ensino perante à sociedade.

Como organizar uma jornada acadêmica?

1. Defina uma data com antecedência.
2. Escolha o tema do evento.
3. Selecione as pessoas que vão participar da organização.
4. Defina quem serão as pessoas que vão apresentar no evento.
5. Delimite as regras de participação.
6. Organize uma boa divulgação para toda a sociedade.

O que você achou disso?

Mande corações

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.