Descubra por que você deve participar de um colóquio

|
Tempo médio de leitura: 5 minutos
0
(0)

Vem aprender tudo que você precisa saber sobre colóquio acadêmico.


Se você está se perguntando se deve ou não participar de um colóquio, tenho certeza que vou te convencer.

Os eventos acadêmicos são ótimas oportunidades para desenvolver muitas habilidades dentro do mundo científico e acadêmico, principalmente a partir da interação com outras pessoas que se interessam sobre o mesmo assunto.

Então, vem descobrir o que é um colóquio e os benefícios de participar de um 🙂

O que é um colóquio?

Para começo de conversa, é importante saber que colóquio significa uma interação comunicativa.

Ou seja: uma conversa ou um diálogo entre duas ou mais pessoas.

Isso vai te ajudar a entender e delimitar o objetivo de um colóquio dentro de contextos específicos.

Então, um colóquio sempre vai significar um evento em que se busca promover um espaço para conversas entre participantes.

O que é um colóquio acadêmico?

Um colóquio acadêmico é um evento científico, cujo objetivo principal é promover um ambiente de conversas entre participantes sobre um tema específico. Outro objetivo pode ser tomar alguma decisão com auxílio de participantes.

Quem participa de colóquios acadêmicos são. de maneira geral, pessoas pesquisadoras, estudantes da graduação e da pós-graduação e profissionais que se interessam pelo assunto. E esse é um ponto importante: quanto maior o comprometimento de quem participa, mais qualificados são os resultados do colóquio.

Como acontecem os colóquios?

O tema do colóquio é sempre específico e essa decisão antecede o início do evento. Afinal de contas, é o tema que vai guiar o roteiro do colóquio e vai definir o público-alvo.

As dinâmicas de um colóquio variam: pode acontecer de forma mais tradicional, em que existe uma pessoa para palestrar e apresentar o tema e depois uma discussão; ou então em formato direto de debates.

Na programação dos colóquios também se pode incluir a apresentação de trabalhos acadêmicos, como artigos científicos, por exemplo, para mostrar as descobertas recentes sobre o tema.

No caso de colóquios para tomar decisão sobre assuntos, as dinâmicas também podem variar: podem existir discussões abertas em um grande grupo ou a divisão de participantes em pequenos grupos.

Desenvolva seu artigo científico com o modelo da Mettzer

Desenvolvemos um modelo de artigo para te auxiliar. Basta incluir as informações do seu trabalho.

Quanto tempo dura?

De maneira geral, um colóquio tem duração média de 1 dia, que se divide entre debates e as conclusões.

Por que é importante participar de um colóquio?

Assim como os demais eventos acadêmicos, os colóquios servem para discutir e apresentar as novidades sobre um tema específico.

Então reúnem um grande número de pessoas pesquisadoras, professoras e alunas para divulgar, discutir e compartilhar ideias sobre o tema.

A participação em um colóquio não está, necessariamente, vinculada à necessidade de apresentar um trabalho ou publicar um artigo. Você pode, simplesmente, participar para ouvir e descobrir mais sobre o tema.

Vamos listar os principais benefícios. Tenho certeza que vou te convencer a participar de um:

Enriquecer o Currículo Lattes

Mesmo a simples participação como observador em um colóquio gera um certificado de participação.

Contudo, o certificado de participação de um evento tem uma pontuação inferior ao certificado de apresentação de trabalho.

Seja como for, os certificados ajudam a incrementar o Currículo Lattes e podem ser fatores importantes para destacar estudantes.

Obter novidades e pontos importantes sobre o tema

Um colóquio é um ótimo lugar para se informar sobre o que está acontecendo em relação àquele assunto, quem são as pessoas que estão pesquisando e escrevendo a respeito e quais as conclusões mais recentes.

Isso é muito importante, principalmente diante de tantos conteúdos e informações que recebemos. Se formos pesquisar o tema no Google Acadêmico, por exemplo, é possível que o resultado ofereça trilhões de trabalhos diferentes.

Então, os colóquios são importante para filtrar informações e direcionar o olhar para o que é mais importante na pesquisa científica.

Favorecer comunicação entre pessoas pesquisadoras

Além do mais, como eu disse antes, é um lugar para promover diálogos e discussões. Muitas vezes, em pequenos grupos. Isso favorece bastante a comunicação.

Ou seja: ajudam a desenvolver networking e dá oportunidade de conversar sobre áreas específicas.

Mesmo porque, é possível que o colóquio reúna todas as pessoas que se interessam sobre o tema, mas que desenvolvem pesquisas em diferentes lugares, para conversar sobre aquele assunto específico.

Desenvolver novos conhecimentos científicos

E como se não bastasse, os resultados dos colóquios podem trazer conclusões importantes sobre os temas e gerar novas ideias para dar continuidade às pesquisas.

Então, é uma forma importante de desenvolver conhecimentos científicos e avançar na ciência.

Direcionar carreira para especialidade

Os eventos também auxiliam estudantes a direcionar suas carreiras para uma especialidade, com setores mais especializados de sua área.

Se você desconfia que vai gostar de trabalhar em uma área, pode participar de um evento específico sobre o assunto e descobrir como se aplica na prática, quais são as novidades, como se desenvolvem as pesquisas sobre o assunto.

Isso pode te auxiliar a definir a área que você quer seguir dentro do curso.

Por exemplo se você faz o curso de Direito e se interessa por Direito do Trabalho, pode participar de um colóquio e entrar em contato com as pesquisas mais recentes sobre esse assunto.

Assim, você pode descobrir se é uma área que você quer seguir estudando e se especializando ou não.

Formatação automática de trabalhos nas normas da ABNT

Agora que você já sabe o que é um colóquio e que eu já te convenci sobre os benefícios de participar de eventos acadêmicos, talvez você queira desenvolver um trabalho para apresentar em um.

Você só não deve esquecer que, independentemente do tipo de trabalho – seja um artigo, uma resenha, um TCC, uma monografia, uma dissertação e até uma tese de doutorado, você deve seguir a formatação das regras da ABNT.

Mas com isso você não precisa se preocupar. Nós podemos te ajudar. O Mettzer é um editor de textos que formata, de forma automática, todos os trabalhos acadêmicos nas normas da ABNT.

Apresentação Geral - Mettzer

Ou seja, toda formatação é feita de forma automática e você vai poder se dedicar só ao que realmente importa, que é o desenvolvimento da sua pesquisa.

Faça um teste gratuito por 7 dias e descubra como a tecnologia pode ajudar a fazer o seu trabalho 🙂

O que é um colóquio acadêmico?

Um colóquio acadêmico é um evento científico, cujo objetivo principal é promover um ambiente de conversas entre participantes sobre um tema específico. Outro objetivo pode ser tomar alguma decisão com auxílio de participantes.

Quanto tempo dura um colóquio acadêmico?

De maneira geral, um colóquio tem duração média de 1 dia, que se divide entre debates e as conclusões.

Por que é importante participar de um colóquio?

1. Enriquecer o Currículo Lattes
2. Obter novidades e pontos importantes sobre o tema
3. Favorecer comunicação entre pessoas pesquisadoras
4. Desenvolver novos conhecimentos científicos
5. Direcionar carreira para especialidade

O que você achou disso?

Mande corações

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.