Entenda o que é e como funciona o CrossMark, o marcador de atualizações de trabalhos acadêmicos

compartilhe

Crossmark é um símbolo que indica atualizações ou mudanças importantes em conteúdos acadêmicos ou científicos. Quer saber mais? Leia o post


Sumário

  1. O que é CrossMark?
  2. Qual a utilidade do CrossMark?
  3. Por que o CrossMark é importante?
  4. Como usar o CrossMark?
  5. Como funciona o CrossMark?
  6. Benefícios do CrossMark
  7. Quais são as obrigações?

Sabe quando você vai ler um artigo e tem dúvidas se ele foi atualizado ou se ele é muito antigo? 

Pois é, acontece muito na hora em que vamos buscar referências bibliográficas nos trabalhos acadêmicos. 

Mas sabia que existe um tipo de “marcador” que nos deixa ciente disso? Isso mesmo! É dele que vou falar, o CrossMark

Ele foi criado para fornecer uma maneira de rastrear e verificar as atualizações de um artigo após sua publicação original. Quer saber como? Continue lendo o post 🙂

O que é CrossMark?

Sabe aquele selinho que às vezes a gente vê em alguns artigos científicos na internet? É o CrossMark! Ele é tipo um adesivo que os professores ou cientistas colocam em um trabalho de pesquisa quando o publicam online, principalmente em formato de PDF.

Ele é fornecido pela Crossref, uma organização sem fins lucrativos que fornece identificadores digitais para conteúdo acadêmico. 

O objetivo desse selo é mostrar que o artigo pode ter sido atualizado depois de ter sido publicado pela primeira vez. Afinal, às vezes cientistas encontram novas informações ou corrigem erros em seus trabalhos depois da publicação. Então, quando a gente clica nesse selinho, somos direcionados para uma página que nos mostra se o artigo é a versão mais recente ou se alguma coisa mudou nele.

Isso é bem legal porque nos ajuda a saber se o que estamos lendo é a versão mais atualizada do artigo, e a gente pode confiar mais nas informações.

Qual a utilidade do CrossMark?

Os editores escolhem posicionar o botão Crossmark próximo do título dos seus artigos online e em PDFs, e comprometem-se a nos informar quando houver uma atualização importante, como uma correção ou uma notificação de retratação

Ah, o símbolo é esse aqui:

Além disso, eles têm a possibilidade de personalizar a caixa de pop-up para incluir outros sinais de rigor editorial, como o tipo de revisão por pares aplicada, se o documento foi analisado quanto à originalidade através de verificação de similaridade, entre outros aspectos.

Por que o CrossMark é importante?

O selinho tem um ótimo indicativo de confiabilidade. Ele é reconhecível em todo o conteúdo e oferece aos membros uma maneira de mostrar uma evidência aos leitores de que o material é confiável.

Isso permite que eles utilizem e citem o conteúdo com segurança.

formatação

Como usar o CrossMark?

Os membros podem participar do Crossmark inscrevendo-se e associando um DOI a uma declaração de política do Crossmark. Em seguida, eles inserem um código específico em suas páginas de destino e PDFs.

Isso resulta na exibição do pop-up e do botão do Crossmark. A declaração de política é uma página em seu site que explica sua adesão ao serviço, seu compromisso em manter versões de qualquer registro com o ícone Crossmark e suas políticas relacionadas a correções, retratações, retiradas e outras atualizações.

Para cumprir o requisito mínimo dos metadados do Crossmark, são necessários três DOI’s:

  • DOI da página de política Crossmark do editor;
  • DOI do conteúdo ao qual o Crossmark está sendo aplicado;
  • DOI de qualquer aviso de correção ou retratação, se aplicável.

Como funciona o CrossMark?

Para entender melhor o Crossmark, precisamos ter em mente que pesquisas acadêmicas não permanecem imóveis, elas se transformam e evoluem com o tempo. 

Artigos podem mudar

Mesmo depois de serem publicados, os artigos podem receber atualizações contendo dados suplementares, correções ou até mesmo um aviso de retratação.

Você pode (e deve) adicionar mais informações

Informações complementares, tais como dados de financiamento, detalhes da licença, informações sobre ensaios clínicos, IDs do ORCID, revisão por pares, entre outros, podem fornecer contexto relevante às publicações.

Essas informações são de extrema importância, pois contribuem para aumentar a confiança na pesquisa.

Os editores fornecem esses detalhes através dos metadados, permitindo que os leitores tenham acesso a informações relevantes sobre a pesquisa, tais como financiamento, licenças, ensaios clínicos, IDs do ORCID e detalhes sobre a revisão por pares. Isso possibilita uma avaliação mais completa e informada do conteúdo publicado.

Ícone

Assim que atualizados, essas informações tornam-se visíveis ao clicar no botão Crossmark, on-line ou em um PDF.

Esse botão oferece uma maneira padrão de comunicar essas novas informações aos leitores e demonstra o compromisso contínuo do editor em administrar o conteúdo.

Benefícios do CrossMark

Os leitores têm a possibilidade de receber atualizações e visualizar informações adicionais sobre os conteúdos através do Crossmark. 

Para pesquisadores e bibliotecários, é viável identificar facilmente quaisquer modificações realizadas no conteúdo que estão lendo, bem como verificar as licenças que se aplicam a esses materiais e explorar ligações com ensaios clínicos e outros dados relevantes.

O Crossmark é acessível a qualquer pessoa a capacidade de obter os metadados associados, possibilitando uma ampla gama de oportunidades de integração com outros sistemas e análise das mudanças no registro acadêmico.

Quais são as obrigações?

Qualquer membro pode fornecer metadados de atualização, além de registrar uma política de atualização. Se você é um membro que implementa o botão Crossmark, você deve:

  • Mantenha seu conteúdo e registre prontamente quaisquer atualizações.
  • Inclua o botão Crossmark em todos os formatos digitais (HTML, PDF, ePub).
  • Implemente o Crossmark usando o script fornecido por nós.
  • Não altere o botão Crossmark de nenhuma outra forma que não seja ajustando seu tamanho.

A implementação do botão Crossmark envolve alterações técnicas em seu site e processos de produção. Verifique se você tem os conhecimentos necessários para implementá-los antes de começar. Caso contrário, você pode começar a fornecer metadados de atualização e implementar o botão Crossmark posteriormente.

Qualquer organização também pode implementar o botão Crossmark nas páginas em que exibem conteúdo. Se o fizer, deverá seguir as orientações acima, excepto o primeiro ponto se não for o responsável pelo conteúdo.

Ah, e não há taxas adicionais para participar do Crossmark.

Conte com a Mettzer em sua vida acadêmica

Não sei se você já conhece, mas a mettzer também é uma ótima aliada de universitários.

Isso porque, independentemente do tipo de trabalho – seja um TCC, uma monografia, dissertação e até tese – e da área do conhecimento, você deve respeitar as normas da ABNT e normas APA.

Assim, se você seguir as regras, seu trabalho vai ficar pronto pra publicar. Mas o tanto de trabalho que dá né?

A boa notícia é que você não precisa passar por isso. Use a tecnologia a seu favor 🙂

O Mettzer é o melhor editor de texto do mercado, que formata de forma automatizada qualquer trabalho nas normas ABNT: desde a capa até às referências bibliográficas.

Também, você pode começar seu texto a partir de um modelo de trabalho de aula. Incrível né?

Além disso, você pode pesquisar bibliografias de Ciências Humanas para seus trabalhos no Hub da Mettzer. Veja, por exemplo, esse trabalho sobre o histórico da educação no Brasil.

Assim, você ganha tempo e tranquilidade e pode se dedicar exclusivamente ao que importa: o conteúdo do seu trabalho.

Se interessou? Você pode fazer um teste gratuito por 7 dias.

Nem precisa cadastrar o cartão para fazer o teste.

Perguntas frequentes

Quais informações estão disponíveis no CrossMark?

A página do CrossMark pode fornecer várias informações, incluindo a versão atual do artigo, um registro de quaisquer atualizações, correções, retratações ou complementos feitos ao artigo ao longo do tempo. Também pode fornecer links para outras versões do artigo ou fornecer informações sobre as políticas de reutilização do conteúdo.

O CrossMark garante a qualidade do conteúdo?

O CrossMark não garante a qualidade do conteúdo por si só. Ele é um serviço que visa fornecer transparência e atualizações sobre o conteúdo. A qualidade do artigo depende do processo de revisão por pares e das políticas editoriais da revista em que foi publicado.

compartilhe

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade