O Crossref é uma organização internacional sem fins lucrativos, que serve para melhorar as comunicações das pesquisas científicas.
Não é mais possível questionar a importância da ciência para o desenvolvimento da humanidade, não é mesmo?
O que você talvez você ainda não saiba é que a publicação e o compartilhamento dos resultados das pesquisas científicas é que garantem o desenvolvimento da ciência e, por consequência, que o conhecimento científico atinja seus objetivos.
E é por esse motivo que o Crossref surgiu. Quer entender melhor o assunto?
Então, pega seu café e vem comigo 🙂
O que é o Crossref?
O Crossref é uma organização internacional sem fins lucrativos, formada por editoras, empresas e entidades científicas. O Crossref foi fundado em janeiro de 2000, com o objetivo principal de melhorar as comunicações das pesquisas científicas.
A ideia do Crossref surgiu através da ideia de um grupo de cientistas que entenderam a necessidade de fornecer um serviço colaborativo central de referência. Ou seja, um formato padrão de referências que a comunidade científica pudesse acessar e gerenciar.
A iniciativa mais famosa da Crossref é o DOI – Digital Object Identifier. Todos os trabalhos científicos que são publicados na internet ou em revistas científicas recebem um código DOI. A partir desse código, qualquer pessoa pode consultar as informações bibliográficas do artigo e ter acesso ao texto completo a partir de um link.
Outro exemplo é o CrossMark, um adesivo que as pessoas pesquisadoras colocam em um trabalho publicado, principalmente em PDF.
Atualmente a missão do Crossref evoluiu. Antes, o objetivo era apenas tornar os resultados das pesquisas mais acessível para encontrar, citar e vincular. Hoje em dia, o objetivo também inclui a facilidade de avaliar e de reutilizar.
Para quê o Crossref serve?
O objetivo da Crossref é criar sistemas para catalogar publicações científicas, facilitar as referências e garantir a sintonia entre os sistemas das entidades.
Os valores do Crossref compreende a estruturação, o processamento e o compartilhamento das informações, para facilitar que se façam relações entre os resultados das pesquisas.
Como eu já disse antes, além de servir como uma ferramenta para encontrar artigos e citá-los, o Crossref também serve para avaliar artigos e reutilizá-los.
É por esse motivo que o Crossref cria ferramentas para permitir a conexão dessas informações. Além de operar uma infraestrutura com iniciativa de compartilhamento. Ou seja: as ferramentas podem ser autogeridas pela própria comunidade científica.
Em resumo, a missão do Crossref é tornar as pesquisas científicas mais acessíveis, tanto para divulgar os resultados das pesquisas, como para colaborar com o desenvolvimento de novos conhecimentos científicos a partir delas.
Por que o Crossref existe?
A partir do surgimento da internet, os trabalhos científicos passaram a ser publicados em sites e periódicos eletrônicos. Sendo assim, o acesso aos artigos passou a ser através dos endereços eletrônicos de cada artigo.
Nesse contexto, surgiram dois grandes problemas. O primeiro problema refere-se à necessidade de os pesquisadores terem que assinar muitos acordos individuais de vinculação entre si. Em segundo lugar, algumas URLs começaram a falhar por alteração no conteúdo ou por alteração nos esquemas de URL.
Para resolver esses problemas, criou-se o DOI, que é uma referência vitalícia e persistente que se vincula ao conteúdo do artigo online e não à sua localização eletrônica.
Sendo assim, a DOI associa-se ao trabalho científico em si, independentemente da alteração do seu endereço eletrônico.
FORMATAÇÃO AUTOMÁTICA DE PESQUISAS CIENTÍFICAS
Seja como for, para que atinja seu objetivo e seja comunicada à sociedade, a pesquisa científica deve ser publicizada por meio de artigos científicos, anais, livros, dentre muitos tipos de trabalhos acadêmicos.
Se você precisa desenvolver uma pesquisa científica – seja TCC, monografia, dissertação, tese, enfim – e ainda não conhece a Mettzer, essa é uma ótima oportunidade de conhecer 🙂
O Mettzer é o melhor editor de textos do mercado, que formata de forma automatizada qualquer trabalho nas normas ABNT.
Assim, você ganha tempo e tranquilidade e pode se dedicar exclusivamente à ciência.
Se interessou? Faça um teste gratuito agora mesmo.
Pesquisadora, mestra em Direito pela UFSC e redatora na Mettzer. Seu objetivo é transformar temas em conteúdos claros e úteis para o dia a dia de todas as pessoas.