Você sabe para quê serve o Crossref?

compartilhe

O Crossref é uma organização internacional sem fins lucrativos, que serve para melhorar as comunicações das pesquisas científicas.


Não é mais possível questionar a importância da ciência para o desenvolvimento da humanidade, não é mesmo?

O que você talvez você ainda não saiba é que a publicação e o compartilhamento dos resultados das pesquisas científicas é que garantem o desenvolvimento da ciência e, por consequência, que o conhecimento científico atinja seus objetivos.

E é por esse motivo que o Crossref surgiu. Quer entender melhor o assunto?

Então, pega seu café e vem comigo 🙂

O que é o Crossref?

O Crossref é uma organização internacional sem fins lucrativos, formada por editoras, empresas e entidades científicas. O Crossref foi fundado em janeiro de 2000, com o objetivo principal de melhorar as comunicações das pesquisas científicas.

A ideia do Crossref surgiu através da ideia de um grupo de cientistas que entenderam a necessidade de fornecer um serviço colaborativo central de referência. Ou seja, um formato padrão de referências que a comunidade científica pudesse acessar e gerenciar.

A iniciativa mais famosa da Crossref é o DOI – Digital Object Identifier. Todos os trabalhos científicos que são publicados na internet ou em revistas científicas recebem um código DOI. A partir desse código, qualquer pessoa pode consultar as informações bibliográficas do artigo e ter acesso ao texto completo a partir de um link.

Outro exemplo é o CrossMark, um adesivo que as pessoas pesquisadoras colocam em um trabalho publicado, principalmente em PDF.

Atualmente a missão do Crossref evoluiu. Antes, o objetivo era apenas tornar os resultados das pesquisas mais acessível para encontrar, citar e vincular. Hoje em dia, o objetivo também inclui a facilidade de avaliar e de reutilizar.

Para quê o Crossref serve?

O objetivo da Crossref é criar sistemas para catalogar publicações científicas, facilitar as referências e garantir a sintonia entre os sistemas das entidades.

Os valores do Crossref compreende a estruturação, o processamento e o compartilhamento das informações, para facilitar que se façam relações entre os resultados das pesquisas.

Como eu já disse antes, além de servir como uma ferramenta para encontrar artigos e citá-los, o Crossref também serve para avaliar artigos e reutilizá-los.

É por esse motivo que o Crossref cria ferramentas para permitir a conexão dessas informações. Além de operar uma infraestrutura com iniciativa de compartilhamento. Ou seja: as ferramentas podem ser autogeridas pela própria comunidade científica.

Em resumo, a missão do Crossref é tornar as pesquisas científicas mais acessíveis, tanto para divulgar os resultados das pesquisas, como para colaborar com o desenvolvimento de novos conhecimentos científicos a partir delas.

plataforma

Por que o Crossref existe?

A partir do surgimento da internet, os trabalhos científicos passaram a ser publicados em sites e periódicos eletrônicos. Sendo assim, o acesso aos artigos passou a ser através dos endereços eletrônicos de cada artigo.

Nesse contexto, surgiram dois grandes problemas. O primeiro problema refere-se à necessidade de os pesquisadores terem que assinar muitos acordos individuais de vinculação entre si. Em segundo lugar, algumas URLs começaram a falhar por alteração no conteúdo ou por alteração nos esquemas de URL.

Para resolver esses problemas, criou-se o DOI, que é uma referência vitalícia e persistente que se vincula ao conteúdo do artigo online e não à sua localização eletrônica.

Sendo assim, a DOI associa-se ao trabalho científico em si, independentemente da alteração do seu endereço eletrônico.

FORMATAÇÃO AUTOMÁTICA DE PESQUISAS CIENTÍFICAS

Seja como for, para que atinja seu objetivo e seja comunicada à sociedade, a pesquisa científica deve ser publicizada por meio de artigos científicos, anais, livros, dentre muitos tipos de trabalhos acadêmicos.

Se você precisa desenvolver uma pesquisa científica – seja TCC, monografia, dissertação, tese, enfim – e ainda não conhece a Mettzer, essa é uma ótima oportunidade de conhecer 🙂

O Mettzer é o melhor editor de textos do mercado, que formata de forma automatizada qualquer trabalho nas normas ABNT

Assim, você ganha tempo e tranquilidade e pode se dedicar exclusivamente à ciência.

Se interessou? Faça um teste gratuito agora mesmo.

tempo de formatação
compartilhe

1 comentário em “Você sabe para quê serve o Crossref?”

  1. Bom dia a todos!
    Estamos precisando da ajuda de vocês. Precisamos de um treinamento online na(o) CROSSREF para alunos da Universidade Federal do Amazonas que estão precisando. Vocês dão treinamento ou não? Se derem, desejamos um contato para marcarmos data e horário.

    Siméia Ale
    Bibliotecária da UFAM-Universidade Federal do Amazonas

    Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade