Saiba como fazer ficha de leitura para organizar suas bibliografias

compartilhe

A ficha de leitura pode ser um ótimo instrumento para salvar e sistematizar as leituras de suas referências. Vem saber como fazê-la.


Imagine a cena. Você precisa escrever um trabalho e retomar as ideias de todos os livros e artigos que leu durante a graduação. Todos. A lista é imensa. Como fazer para lembrar as ideias de cada um?

Pois bem. Esse é justamente o objetivo da ficha de leitura: organizar e concentrar as principais ideias de um texto.

Esse post é um post para te explicar o que é uma ficha de leitura e como ela pode ajudar na sua vida acadêmica. No final, vou te mostrar como você pode fazê-la.

Vamos lá 🙂

O que é uma ficha de leitura?

Antes de te explicar como fazer, é importante que você entenda bem o conceito de ficha de leitura.

Apesar de muitas pessoas confundirem, ficha de leitura é sinônimo de resumo de livro. O resumo é a sintetização de todo o texto.

A ficha de leitura, por outro lado, compreende apenas as partes mais importantes. É por isso que, a maioria das vezes, é feita em tópicos com as citações dos livros.

Como o próprio nome sugere, significa “organizar em fichas”.

Quando o fichamento é para uso de pessoa, a formatação e a estrutura das fichas podem ser mais livres.

Contudo, se forem feitas para avaliação de algum curso, por exemplo, deve-se obedecer ao formato que a própria professora vai sugerir.

De todo modo, o importante é que a formatação da ficha seja suficiente para atender aos objetivos finais. Seja para fazer o referencial teórico do trabalho ou para ganhar uma nota.

Para quê serve uma ficha de leitura?

Como eu já disse, pode-se pedir um fichamento como uma forma de avaliação de alguma disciplina durante a faculdade.

No entanto, uma grande utilidade das fichas de leitura é na etapa de desenvolvimento do referencial teórico dos trabalhos, seja um TCC, uma dissertação ou até uma tese.

Isso porque ao utilizá-las é possível organizar as ideias e ter controle sobre todo o conteúdo das bibliografias que você já acessou sobre o tema.

Então, pode até parecer um pouco mais trabalhoso no começo. Mas, depois, você percebe que as fichas são uma mão na roda para economizar tempo e te ajudar no processo de desenvolvimento do trabalho.

Afinal, de qualquer forma, você terá que fazer uma revisão da literatura sobre o tema que você escolheu. As fichas de leitura te darão maior organização e mais segurança para escrever a partir de suas referências.

fichamento

Como fazer uma ficha de leitura?

O objeto da ficha de leitura sempre vai ser um livro, um capítulo, um artigo. Isso depende da necessidade e da finalidade principal.

Então, por exemplo, pode-se solicitar um fichamento de 3 capítulos específicos de um livro para uma disciplina. Ou, então, você pode fazer fichas de leitura de todas as bibliografias que você precisa ler para escrever um trabalho.

A formatação das fichas de leitura costumam ser bastante flexível. Mas você pode começar pelo modelo de fichamento da Mettzer.

A partir do modelo, você só precisa incluir o conteúdo da ficha de leitura. Pode deixar a formatação com a gente 🙂

No cabeçalho da ficha de leitura você deve incluir:

  • Título
  • Nome de quem escreveu
  • Número de páginas
  • Edição
  • Editora
  • Ano
  • Gênero
  • Palavras-chave

Depois disso, você deve escrever o conteúdo da ficha. Existem diversas formas de fazer isso.

Em geral, o primeiro passo é ler o texto pela primeira vez e compreender o assunto geral daquilo. Você também pode fazer a leitura com grifos.

Depois disso, você pode escolher qual tipo de fichamento fará. Possivelmente, a estrutura terá a ver com o seu método preferido de estudo.

O conteúdo da ficha de leitura deve trazer um resumo da obra, além de listar informações importantes do texto. Como contexto histórico e social, personagens principais, relações com outros textos, informações sobre a pessoa autora.

Se preferir, você também pode incluir citações diretas que você considera muito importante.

Como as fichas de leitura podem evitar plágio?

É importante que todo o processo de fichamento esteja de acordo com as normas ABNT, para que você não corra risco de fazer citações e referências de forma incorreta.

Não sei se você já sabe, mas citações incorretas são erros graves em qualquer trabalho.

Isso pode fazer com que a banca examinadora desconte pontos importantes da sua nota final. Em casos mais graves, os erros nas citações podem até caracterizar plágio.

Mas com isso você não precisa se preocupar mais. Você pode contar conosco.

Mettzer tem um editor de texto que faz toda a formatação das normas da ABNT de forma automática. Isso reduz muito a chance de cometer um plágio no trabalho.

Isso significa que você já deve começar a fazer as fichas de leitura no editor da Mettzer. Imagina o quanto de tempo e esforço você vai economizar né?

Você pode experimentar e fazer um teste gratuito de 7 dias.

Nem precisa cadastrar o cartão para testar, ok? 🙂

compartilhe

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade