Como fazer um resumo de livro em 8 passos

0
(0)

O resumo de um livro é uma apresentação das ideias de um livro de forma mais objetiva e concisa.


Um bom resumo de livro pode ter várias funcionalidades. Ele pode te auxiliar no desenvolvimento de um trabalho ou servir para tirar uma boa nota na faculdade.

Que tal aprender a fazê-lo em 8 etapas? 🙂

O que é resumo de livro?

O resumo de forma geral é uma forma mais objetiva e concisa de apresentar as ideias de um texto específico. O resumo de um livro é, por consequência, uma apresentação das ideias de um livro de forma mais breve.

É por isso que se diz que o resumo é um gênero textual expositivo. Afinal de contas, ele seleciona, agrupa e expõe os principais conceitos do livro.

No caso de obras literárias, o resumo deve ser suficiente para relembrar a narrativa e os principais fatos do livro. É fundamental que as pessoas entendam quem são as personagens e qual foi a resolução do problema central.

Características do resumo

Nesse ponto, é importante ter em mente que o formato do resumo pode variar. Pode-se escrever o resumo a partir de tópicos, palavras-chave, comentários ou em um texto. Isso depende bastante da necessidade e do tipo do livro.

Além do que, o resumo pode ter ou não citações diretas (ctrl c + ctrl v do texto) e descrição das personagens. Mas é importante escrever a maior parte do texto com as suas próprias palavras. É o que se denomina de citações indiretas.

Por ser um resumo de um texto específico, o tamanho do resumo vai depender do tamanho do livro. No entanto, de forma geral, os resumos desse tipo têm entre 1 e 5 páginas.

Diferença entre resumo e fichamento e resenha

A partir de suas características, é comum que se confunda resumo com fichamento e com resenha. Mas é importante destacar que são tipos de trabalhos científicos diferentes. A principal semelhança é que todos são síntese de algo.

Vamos ao conceito central de cada um. Em primeiro lugar, o fichamento é feito em fichas, apenas das partes mais importantes da obra.

Por outro lado, a resenha é a análise de um texto ou de um tema. Além de trazer uma descrição do texto, a resenha também deve trazer outras ideias e referências complementares. Considerando uma resenha crítica, também deve compreender uma crítica ao texto.

Desenvolva agora seu trabalho usando um modelo de trabalho

Deixamos um modelo de trabalho pronto, basta você desenvolver o conteúdo e está pronto para entregar

Iniciar agora usando esse o modelo

Afinal, para quê serve um resumo de livro?

Bom, a finalidade principal do resumo do livro é apresentar as principais ideias do texto. É por isso que ele serve muito bem como um guia de consulta sobre o livro.

Afinal de contas, depois de bastante tempo que você leu, é possível retomar e relembrar os principais conceitos do livro através desse resumo.

A partir desses objetivos, as utilidades de um resumo de livro são infinitas. Pode-se, por exemplo, utilizá-lo como uma ferramenta para auxiliar na leitura de bibliografias e construção de referencias teóricos, ao fazer um trabalho acadêmico.

Além disso, é bastante comum que professores e professoras solicitem um resumo de um livro como um método avaliativo de alguma disciplina da graduação ou da pós-graduação.

Então, é importante escrever o resumo com bastante cuidado. É comum que as pessoas simplesmente copiem e colem frases soltas e depois não consigam compreender as reflexões do livro.

Como fazer um resumo de livro?

Agora que você já sabe o que é um resumo de livro, vamos ao que interessa. Aqui está um passo a passo com 8 etapas para fazê-lo. Mãos à obra.

1. Defina o objetivo do resumo e faça um planejamento

Você já viu que o resumo de um livro pode ter várias funcionalidades, não é? Se pergunte para quê servirá o seu resumo: é para aprender sobre um tema novo? É para entregar como atividade avaliativa em alguma disciplina? É para salvar o conteúdo do livro para relembrar mais tarde?

Bom, a partir desse objetivo é bem mais fácil traçar um plano adequado para fazer o seu resumo. O objetivo do resumo te indicará o caminho que você deve seguir e qual deverá ser seu foco principal.

Se for, por exemplo, para uma atividade avaliativa, você deve prestar atenção no tamanho e no formato solicitado pela professora. Se for um resumo de um livro para seu trabalho, você deve se atentar aos trechos que tratam especificamente sobre o seu tema.

2. Leia o livro com atenção e anote os principais dados

Ao longo da leitura do livro, alguns trechos ficarão marcados na memória. No entanto, muitas partes importantes podem passar despercebidas depois.

Por isso, é importante fazer anotações dos principais dados e ideias a medida que tiver fazendo a leitura do texto.

Se for um livro longo, você pode anotar as ideias principais de cada capítulo. Se for um livro menor, você pode fazer isso a partir de cada página ou cada parágrafo.

3. Organize suas anotações

Quando você terminar de ler, terá todas as partes do resumo prontas. Afinal de contas, o panorama geral do livro vai estar pronto.

Então, releia as anotações e confira quais realmente são relevantes para a compreensão do livro. Organize-as em uma ordem cronológica. Você deve descartar o que não é essencial. Lembre que o resumo deve ser objetivo.

4. Escreva a introdução do resumo

Agora é o momento de começar a escrever o resumo. Inicie pela apresentação geral do livro: nome da obra, nome de quem escreveu, nome das protagonistas e as características marcantes do livro. Essa será a sua introdução.

É fundamental que a introdução compreenda, de forma geral, o tema, o contexto histórico e as características principais do livro.

5. Apresente os principais detalhes da narrativa

A narrativa é a maior parte do livro. Da mesma forma, também ocupa o maior espaço do resumo. Mas cuidado para não exagerar, ok?

Destaque quais são os principais eventos e crie uma sucessão lógica dos fatos. Tente resumir cada capítulo em, no máximo, dois ou três parágrafos.

Nesse ponto, é importante que o texto do resumo também flua. Então apresente o panorama geral do livro de forma precisa, sem frases desconectadas.

6. Descreva o problema central do livro

Não deixe de apresentar o problema central do livro. De forma geral, é em torno desse problema que toda a narrativa se desenrola.

7. Conte como foi a resolução do problema

Depois disso, conte como a resolução do problema central do livro. Mostre quais foram as motivações principais das personagens e como aconteceu.

8. Escreva uma conclusão

Por fim, escreva uma conclusão. Esse tópico não precisa ser separado do resumo. Esse é o momento que você apresentar a lição de moral ou a crítica que a narrativa do livro traz.

Mas tenha atenção para não confundir o ensinamento do livro com a sua opinião. Você deve ser impessoal e não fazer juízo de valor sobre o livro ou sobre o assunto. Apenas descreva o que ficou claro na obra, independentemente do seu posicionamento.

Formatação automática de trabalhos acadêmicos nas normas da ABNT

Só não se esqueça que, independentemente do tipo de produção – seja um TCC, uma monografiadissertação e até tese, você deve respeitar as normas da ABNT.

Se você seguir as regras, seu trabalho vai ficar pronto pra publicar. Mas o tanto de trabalho que dá né?

A boa notícia é que você não precisa passar por isso. Use a tecnologia a seu favor: nós podemos te ajudar 🙂

O Mettzer é o melhor editor de textos do mercado, que formata de forma automatizada qualquer trabalho nas normas ABNT: desde a capa até às referências bibliográficas.

Apresentação Geral - Mettzer

Assim, você ganha tempo e tranquilidade e pode se dedicar exclusivamente ao conteúdo do seu trabalho.

Se interessou? Faça um teste gratuito por 7 dias.

O que é um resumo de livro?

O resumo de um livro é uma apresentação das ideias de um livro de forma mais concisa e objetiva.

Para quê serve um resumo de livro?

A finalidade principal do resumo do livro é apresentar as principais ideias do texto. É por isso que ele serve muito bem como um guia de consulta sobre o livro. Afinal de contas, depois de bastante tempo que você leu, é possível retomar e relembrar os principais conceitos do livro através desse resumo.

Qual é a diferença entre um resumo de livro e um fichamento?

Apesar de ambos serem sínteses de um texto, o fichamento é feito através de fichas e sintetiza apenas as ideias centrais do texto. O resumo de livro, por outro lado, tem um formato mais amplo e deve compreender a narrativa e as personagens do livro.

Qual é a diferença entre um resumo de livro e uma resenha?

Apesar de ambos serem sínteses de um texto, a resenha deve conter uma análise crítica e apresentar a relação com outras referências complementares.

Como fazer o resumo de um livro?

1. Considere o objetivo do resumo e faça um planejamento
2. Leia o livro e anote os principais dados
3. Organize as anotações
4. Escreva a introdução
5. Apresente os detalhes da narrativa
6. Descreva o problema central do livro
7. Conte como foi a resolução do problema
8. Escreva uma conclusão

O que você achou disso?

Mande corações

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Junte-se aos mais de 750 mil estudantes que usam o Mettzer todos os dias

Das anotações de aulas até a tese de doutorado

Você nem precisa cadastrar o cartão para testar!


Formas de pagamento

Garantia de 7 dias ou seu dinheiro de volta


Mettzer Sistemas LTDA - 20.874.116/0001-67
Acate - Rodovia SC 401, 4100 - Km4 - Florianópolis/SC


Termos de Uso | Políticas de privacidade | Segurança | Status