Existe pós-graduação gratuita? Descubra aqui no post

compartilhe

A pós-graduação gratuita é uma ótima opção para quem quer aprofundar conhecimentos e aumentar seu grau de formação. Vem conferir como funciona esse processo 😉


Sumário:

  1. Quais os tipos de pós-graduação?
    Pós-graduação lato sensu — especialização e MBA
    Pós-graduação stricto sensu — mestrado e doutorado
  2. A pós-graduação é gratuita?
  3. Como fazer uma pós-graduação de graça?
    Escolha um tipo de pós-graduação
    Escolha a Universidade ou Instituição
    Entenda como funciona o processo seletivo 
    Busque por oportunidades de bolsas de estudo
  4. Pós-graduação gratuita à distância
  5. A Mettzer pode te ajudar no caminho da pós-graduação

O acesso à educação superior cresceu bastante no Brasil nas últimas décadas. Com isso, mais pessoas têm buscado aprimorar sua formação com cursos de pós-graduação.

Além do mais, o grau de formação pode ser um diferencial para conquistar aquela vaga de trabalho que você deseja.

Mas como saber se fazer uma pós-graduação é interessante para meus planos profissionais? Qual tipo de pós fazer? Existe mais de um tipo? A pós-graduação é gratuita?

Vem comigo que eu te respondo tudo isso  — e muito mais! — nesse post.

Quais os tipos de pós-graduação?

Antes de mais nada, vamos entender o que é uma Pós-Graduação. Como o próprio nome diz, é uma formação extra que ocorre após a conclusão de um curso de graduação — bacharelado, licenciatura ou tecnólogo.

A pós-graduação no Brasil é ofertada em dois tipos: lato sensu (especialização e MBA) e stricto sensu (mestrado e doutorado).

Bora aprender mais sobre cada um deles?

Pós-graduação lato sensu — especialização e MBA

 Lato sensu é uma expressão em latim que significa “em sentido amplo”. A pós-graduação lato sensu é formada por especializações e MBAs (Master Business Administration).

Esses cursos de pós são voltados para uma formação ampla sobre um determinado assunto e a sua aplicação prática, enquanto cursos de pós-graduação stricto sensu tem como foco o aprofundamento teórico e científico de um tema em específico.

A pós-graduação lato sensu tem duração mínima de 360h para diploma de especialização. Os cursos possuem formato similar à graduação, com aulas, seminários, apresentações e o desenvolvimento de trabalhos acadêmicos.

No entanto, cursos de pós-graduação lato sensu tendem a ser mais direcionados à aplicação prática do conteúdo estudado. Ou seja, tem como foco o aperfeiçoamento de atividades desenvolvidas no mercado de trabalho de uma determinada área.

Pós-graduação stricto sensu — mestrado e doutorado

Stricto sensu é uma expressão em latim que significa “em sentido específico”. Assim, diferentemente das especializações, os cursos de mestrado e doutorado têm como foco o estudo científico e aprofundado de um tema específico.

Deste modo, a pós-graduação stricto sensu é, fundamentalmente, voltada para a pesquisa científica. Pessoas pesquisadoras — tanto de mestrado quanto de doutorado — trabalham com a produção de conhecimento científico, aperfeiçoando a compreensão e o desenvolvimento da ciência.

A pós-graduação stricto sensu possui dois níveis: mestrado e doutorado. Para cursar o mestrado é necessário ter concluído um curso de graduação, e para ingressar no doutorado é necessário ter concluído o mestrado.

Mestrado — acadêmico e profissional

O mestrado acadêmico dura em média 2 anos e tem como foco o aprimoramento e a construção de pesquisas científicas. Para obter o título de mestre (a) é preciso desenvolver uma pesquisa aprofundada sobre um tema específico no formato de uma dissertação.

Há também o mestrado profissional, no qual ocorre uma conexão entre a capacitação profissional voltada ao mercado de trabalho e a produção de conhecimento científico. 

Doutorado

O doutorado é o nível mais alto da pós-graduação stricto sensu. O curso dura em média 4 anos. Nesse período, a pessoa pesquisadora dedica-se à construção de uma pesquisa científica ainda mais aprofundada e específica que a do mestrado. 

Para obter o título de doutor (a) em determinado campo da ciência, é necessário a aprovação de uma tese — um trabalho acadêmico que apresenta uma contribuição inédita para o conhecimento científico.

A pós-graduação é gratuita?

Agora que você já aprendeu sobre os diferentes tipos de pós-graduação, vamos para a questão que motivou a produção desse texto: a pós-graduação é gratuita?

A resposta é: sim e não. Existem cursos de pós-graduação gratuitos e cursos pagos.

Então, bora compreender como isso funciona na prática.

As universidades públicas concentram a maior parte dos cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) do país. Essas instituições são reconhecidas pela excelência dos cursos oferecidos e, além disso, são gratuitas! 

Ou seja, você pode fazer uma pós-graduação de graça, sim! 🙂

Outra opção para fazer uma pós-graduação gratuita é buscar por bolsas de estudo em cursos de instituições privadas. Essa é uma possibilidade para quem mora longe de universidades públicas ou tem interesse por um curso específico de uma universidade privada. 

Você pode conseguir uma bolsa integral — desconto de 100% — para o curso de pós que deseja fazer por meio de programas do governo ou da própria universidade.

Boas opções, né?! 😉

Como fazer uma pós-graduação de graça?

Bom, você já sabe que é possível fazer uma pós-graduação gratuita e para te ajudar nesse caminho separamos alguns pontos centrais para se ter em mente na hora de decidir qual pós-graduação fazer.

Escolha um tipo de pós-graduação

Como nós já observamos, existem dois tipos de pós-graduação: lato sensu e stricto sensu. É importante você analisar qual das duas opções se adequa melhor aos seus objetivos de carreira.

Gosta de pesquisa e pensa em seguir um doutorado ou lecionar no ensino superior? começar um mestrado é uma ótima opção.

Mas, se você está buscando um aprofundamento mais técnico e direcionado ao mercado de trabalho, fazer uma especialização pode ser mais interessante.

Escolha a Universidade ou Instituição

Depois que você decidir qual tipo de pós-graduação quer fazer, é o momento de escolher onde cursar.

Nesse momento, é importante ter em mente algumas questões:

  • Fazer presencial ou à distância?
  • Irei mudar de cidade se for necessário?
  • Universidade pública ou privada?

A partir das suas respostas para essas questões, fica mais fácil direcionar a busca pelo lugar que melhor se encaixa nas suas necessidades e, então, aprender como funciona o processo de ingresso naquela pós-graduação. 

Outro fator importante nessa escolha é conferir se a universidade ou instituição é verificada pelo MEC (Ministério da Educação) e qual a avaliação dos seus índices de qualidade.

Na página e-MEC você consegue verificar isso usando o nome da instituição.

Entenda como funciona o processo seletivo 

Existem diferenças na forma de ingresso para pós-graduação lato sensu e stricto sensu.

O processo seletivo para pós-graduação stricto sensu — mestrado e doutorado — comumente envolve a realização de uma prova teórica, entrevistas e a formulação de um projeto de pesquisa. O currículo lattes também é avaliado nesse processo.

A realização desse processo seletivo ocorre a partir da divulgação de um edital que você encontra na página online daquele programa de pós-graduação. Por isso, é importante estar atento para não perder os prazos de seleção que ocorrem de uma a duas vezes por ano.

Já o ingresso para cursos de pós-graduação lato sensu — especialização e MBA — costumam ser menos complexas. Apesar de ocorrerem de diversas formas, um ponto comum é a avaliação do currículo da pessoa candidata.

Lembrando que, só é possível iniciar uma pós-graduação após a conclusão de um curso de graduação. Logo, esse diploma de conclusão é requisito obrigatório para qualquer processo seletivo de pós-graduação.

Busque por oportunidades de bolsas de estudo

Existem algumas modalidades de bolsa de estudos para quem entra em cursos de pós-graduação e, esse fator pode ser decisivo para muitas pessoas terem condições de acessarem esses cursos. Por isso, é muito importante você aprender sobre essa oportunidade.

Órgãos nacionais como CNPq e Capes são responsáveis pela maior parte das bolsas de pesquisa nos níveis de mestrado, doutorado e pós-doutorado no Brasil.

Para concorrer a uma dessas bolsas, você precisa ingressar em um programa de pós-graduação stricto sensu e verificar como funciona o processo de concessão dessas bolsas no seu curso. 

Mas, se você decidiu fazer uma especialização ou MBA existem oportunidades de bolsas de estudo integrais ou parciais que custeiam sua pós-graduação. É importante verificar como isso funciona na instituição que você escolheu, pois cada lugar possui regras específicas.

Ainda, se não der certo em nenhuma dessas possibilidades, existem também outras instituições públicas ou privadas que disponibilizam bolsas de estudo. Esse é o caso da FAPESC — Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina e da FAPESP — Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.

Pós-graduação gratuita à distância

Você já ouviu falar da UAB — Sistema Universidade Aberta do Brasil? Este é um programa federal de incentivo à continuidade da formação, principalmente, de professores e demais profissionais da educação.

A UAB oferece cursos de pós-graduação lato sensu à distância em parceria com várias universidades em todo o Brasil. 

A Mettzer pode te ajudar no caminho da pós-graduação

A atividade de pesquisa pode ser muito gratificante e acolhedora, quando feita de forma coletiva e com afeto! 

Sabe quem pode te ajudar nesse caminho? A Mettzer

Nós somos a primeira e única plataforma digital que integra — em um único lugar, todo o ciclo do trabalho acadêmico e da pesquisa científica.

Para começar, a plataforma da Mettzer tem um editor de texto que formata todo trabalho — de forma automática — nas normas da ABNT: desde a capa até as referências bibliográficas. Incrível né?!

Além disso, a Mettzer te ajuda na construção tanto de um projeto de pesquisa, artigo científico, TCC, monografia, dissertação e até da tese de doutorado. Nossa plataforma oferece modelos de vários trabalhos acadêmicos e conta também com detector de plágio.

Acompanhamos você em todo o processo, mesmo!  

Se interessou? Você pode testar de forma gratuita por 7 dias 🙂

compartilhe

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade