O que é e como fazer uma revisão narrativa

compartilhe

A revisão narrativa não utiliza metodologia definida para seu desenvolvimento. Então, como ela funciona? Essas e outras dúvidas você encontra aqui!


Sumário

  1. Primeiramente, o que é a revisão da literatura?
  2. O que é revisão narrativa?
  3. Como fazer uma revisão narrativa?
  4. Quais os outros tipos de revisão de literatura?
  5. Como fazer uma boa revisão de literatura em 4 passos

A revisão de literatura é importante em qualquer tipo de trabalho. Essa etapa tem o papel de fornecer o embasamento teórico necessário, que permite uma compreensão maior sobre o tema em questão.

Então, é óbvio que essa fase demande tempo e dedicação. Felizmente, existem recursos e técnicas disponíveis que te ajudam nesse processo.

Mas existem alguns tipos de revisão, uma delas é a revisão narrativa, que é a atração principal nesse texto.

Bora lá?

Primeiramente, o que é a revisão da literatura?

Sabe quando a gente fica mergulhado nos estudos e parece que estamos perdidos em um mar cheio de informações? Pois é, é aí que entra a revisão da literatura! É tipo quando a gente precisa juntar todos os pedaços de conhecimento que existem sobre um assunto para responder aquela pergunta que tá martelando na nossa cabeça.

E olha, quando eu digo “literatura”, não tô falando só de livros. Tô falando de tudo: artigos, jornais, até aquele relatório chato! A ideia é vasculhar tudo o que já foi escrito sobre o assunto pra montar um quebra-cabeça gigante de informações.

O que é revisão narrativa?

Essa tal de “revisão narrativa” é bem simples? Ela não segue critérios super específicos e sistemáticos pra buscar e analisar a literatura de forma crítica.

Não saem procurando todos os estudos possíveis, nem usam aquelas estratégias de busca super elaboradas. A escolha dos estudos e a interpretação das informações podem variar dependendo dos autores.

Mas, é útil pra embasar teoricamente uns artigos, dissertações, teses, esses trabalhos de conclusão de curso.

Como fazer uma revisão narrativa?

Agora que você entendeu o que a revisão narrativa, vamos ensinar o passo a passo de como fazer uma.

  • Defina sua pergunta de pesquisa: Antes de começar, é importante ter uma pergunta clara em mente sobre o tema que deseja abordar. Isso vai direcionar sua busca e análise.

  • Identifique fontes de informação relevantes: Comece buscando uma ampla variedade de fontes de informação, como livros, artigos de revistas, jornais, relatórios governamentais e teses. Não se preocupe em esgotar todas as fontes disponíveis, mas busque aquelas que são mais relevantes para sua pergunta de pesquisa.

  • Leitura e seleção: Leia cuidadosamente as fontes que você encontrou e selecione aquelas que são mais pertinentes e contribuem para responder à sua pergunta de pesquisa. Não se esqueça de fazer anotações durante a leitura para ajudar na análise posterior.

  • Análise e interpretação: Analise criticamente as informações coletadas, identificando padrões, tendências, lacunas no conhecimento e conflitos entre os estudos. Também é importante interpretar os dados de acordo com sua perspectiva e contexto específicos.

  • Organização e síntese: Organize as informações de forma lógica e coerente, criando uma narrativa que guie o leitor através dos principais pontos encontrados em sua revisão. Certifique-se de conectar os diferentes estudos e ideias de forma clara e fluida.

  • Escrita da revisão narrativa: Finalmente, escreva sua revisão narrativa, utilizando uma linguagem clara e concisa. Comece com uma introdução que apresente o tema e a pergunta de pesquisa, desenvolva o corpo do texto com as principais descobertas e conclusões e termine com uma conclusão que recapitule os pontos-chave e sugira áreas para futuras pesquisas.
plataforma

Quais os outros tipos de revisão de literatura?

Bom, falamos o que é a revisão narrativa, mas saiba que tem mais duas que você pode optar, que são a revisão sistemática e a revisão integrativa. Vamos conhecer melhor:

Revisão sistemática?

A revisão sistemática é tipo uma investigação. Essas revisões são como estudos observacionais que olham pra trás ou até experimentais, onde eles procuram e analisam criticamente a literatura. A ideia é testar hipóteses e juntar, avaliar criticamente e sintetizar os resultados de vários estudos primários.

Eles buscam responder uma pergunta de pesquisa bem definida, e usam métodos bem organizados pra pegar, selecionar e avaliar os resultados dos estudos relevantes.

Depois, juntam e organizam os dados desses estudos primários. Essas revisões são tipo a maior evidência científica que a gente pode ter e são super importantes na hora de tomar decisões na prática clínica ou em políticas públicas.

Revisão integrativa

A revisão integrativ a surgiu como uma forma de revisar com bastante rigor e juntar estudos que usam várias metodologias diferentes, tipo uns experimentais e outros não experimentais, e aí integrar os resultados. A ideia é impulsionar as revisões em várias áreas do conhecimento, mantendo aquela rigidez metodológica das revisões sistemáticas.

Com esse método, dá pra combinar dados tanto da literatura empírica quanto da teórica, o que ajuda a definir conceitos, identificar lacunas nas áreas de estudo, revisar teorias e analisar a metodologia dos estudos sobre um determinado assunto.

Essa mistura de pesquisas com diferentes métodos na revisão integrativa amplia bem as possibilidades de análise da literatura.

Como fazer uma boa revisão de literatura em 4 passos

De início, tenha em mente que estrutura do trabalho deve ser condizente com os objetivos do seu trabalho. Afinal, é a estrutura que servirá de guia para sua escrita e fornecerá direcionamento para sua monografia.

Além do mais, você vai perceber que vai precisar fazer uma análise crítica das teorias que está usando. Aponte em quais pontos as teorias se alinham (ou não) à sua pesquisa.

Por isso, o trabalho não é apenas uma colagem de citações diretas. Você não deve apenas incluir trechos das suas referências. Mas precisa colocá-los sob a perspectiva do tema e do foco do seu trabalho.

No mais, vamos aos 4 passos para fazê-la:

1. Procure por referências confiáveis para sua revisão de literatura

Para que seu trabalho tenha uma boa revisão de literatura você deve usar apenas fontes de pesquisa confiáveis.

Por esse motivo, ao reunir sua bibliografia, tome cuidado com as ferramentas de pesquisa de internet. Limite as consultas aos sites de instituições conceituadas, como instituições de ensino e de pesquisa.

Evite pesquisa em conteúdos de opinião e em artigos da wikipédia. Apesar de ser uma fonte de pesquisa colaborativa, o controle de veracidade e de qualidade do conteúdo não é tão rigoroso.

Enfim, tome cuidado para não espalhar fake news ou informações de site de credibilidade questionável.

Sem dúvida, os livros ainda não são as fontes de pesquisa menos controversas. Mas você também pode pesquisar em materiais mais atualizados, como periódicos e diretórios acadêmicos. Conheça o Scielo e o Google Acadêmico.

Além do mais, as dissertações e as teses também podem trazer contribuições confiáveis e importantes sobre os temas.

Ao reunir todo esse material, você vai conseguir apresentar os conceitos centrais da sua pesquisa, sob a ótica do que já estava sendo pesquisado por outros autores.

2. Considere utilizar fichamentos

fichamento é uma técnica importante para montar a sua revisão de literatura. Isso porque, a partir dos fichamentos, é possível organizar as ideias e ter controle sobre todo o conteúdo que você já acessou sobre o tema.

Esse é o objetivo deste modelo de trabalho: organizar e concentrar as principais ideias da obra.

Só que antes de mais nada, é necessário esclarecer que fichamento não é um resumo. O resumo é a sintetização de todo objeto. O fichamento, por outro lado, é feito em tópicos em fichas, apenas das partes mais importantes da obra.

Ele pode até parecer complicado e trabalhoso no início. Mas, depois, você vai perceber que ele é uma mão na roda para economizar tempo e te ajudar no desenvolvimento da escrita.

Para te ajudar, preparamos um modelo de fichamento da Mettzer.

3. Contextualize sua pesquisa

Você precisa indicar em que pé está o tema que você está pesquisando. É o que se chama de estado da arte. Então, informe-se sobre os trabalhos recentes ou sobre as pesquisas em andamento que tratam sobre o tema.

Assim, você vai conseguir, por exemplo, verificar qual é a solução para os problemas da atualidade ou como evoluiu certa teoria.

4. Faça uma análise crítica de suas referências

Para fazer um bom uso dos materiais que você selecionou como referências bibliográficas para sua monografia, é importante que você tenha em vista os aspectos metodológicos do trabalho.

Quer dizer: você não poder perder de vista o tema, o problema de pesquisa, os objetivos e a metodologia do seu trabalho. Esses elementos direcionam o olhar da sua pesquisa e indicam o que você deve pesquisar.

Assim, você deve analisar as fontes de pesquisa de forma crítica. Busque compreender a fundo as teorias e conceitos que elas trazem.

Isso consistem em realmente criar um diálogo entre seus referenciais e seu trabalho, para tornar seu trabalho mais coerente e sólido.

Conte com a Mettzer em sua vida acadêmica

Você não precisa passar por todas as fases do trabalho acadêmico de forma solitária. A gente pode te ajudar.

Isso porque, independentemente do tipo de trabalho – seja um TCC, uma monografiadissertação e até tese – e da área do conhecimento, você deve respeitar as normas da ABNT e normas APA.

Se você seguir as regras, seu trabalho vai ficar pronto pra publicar. Mas o tanto de trabalho que dá né?

A boa notícia é que você não precisa passar por isso. Use a tecnologia a seu favor.

O Mettzer é o melhor editor de texto do mercado, que formata de forma automatizada qualquer trabalho nas normas ABNT: desde a capa até às referências bibliográficas.

Inclusive, você pode começar seu texto a partir de um modelo de trabalho de aula. Incrível né?

Assim, você ganha tempo e tranquilidade e pode se dedicar exclusivamente ao que importa: o conteúdo do seu texto.

Além do mais, você pode usar a Mettzer para procurar bibliografias para usar como fonte de pesquisa de sua redação.

É só usar o Hub da Mettzer. É só digitar as palavras-chave referentes ao seu tema. Assim como uma pesquisa no Google. Pronto! Nós te apresentamos uma lista de trabalhos sobre esse tema para te ajudar.

Se interessou? Você pode fazer um teste gratuito por 7 dias. 🙂

mettzer
compartilhe

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade