NBR 6021: Entenda quais são as regras para publicação científica

compartilhe

A NBR 6021 tem o objetivo de facilicar o trabalho de editores, possibilitando aos usuários a melhor utilização da publicação.


Sumário

  1. O que diz a NBR 6021?
  2. Estrutura de artigo de acordo com a NBR 6021
  3. Estrutura das referências bibliográficas na NBR 6021
  4. Regras gerais de apresentação das referências na NBR 6021

Você já se perguntou como pesquisadores mantêm toda aquela bagunça de referências bibliográficas organizada em seus trabalhos?

Então, é aí que entra a NBR 6021! Imagine essa norma como a régua do universo acadêmico, estabelecendo as regras quando se trata de citar e listar fontes em trabalhos científicos.

Em resumo, a NBR 6021 é como o guru da organização para aqueles que publicam periódicos científicos.

Portanto, se você está pronto para aprender os segredos da formatação e apresentação de referências bibliográficas no mundo acadêmico, vem comigo!

O que diz a NBR 6021?

A NBR 6021, elaborada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), estabelece as diretrizes para a elaboração de referências bibliográficas em documentos técnicos e científicos. 

Esta norma define como as referências devem ser apresentadas, organizando as informações sobre as fontes utilizadas em trabalhos acadêmicos, artigos, relatórios, teses, dissertações e outros documentos. Abaixo estão alguns dos principais pontos que a NBR 6021 aborda.

Elementos das referências

A norma especifica quais elementos devem ser incluídos em uma referência bibliográfica, dependendo do tipo de fonte. Isso pode incluir autor(es), título, subtítulo, local de publicação, editora, ano de publicação, número de páginas, entre outros.

Ordem dos elementos

A NBR 6021 determina a ordem em que os elementos de uma referência devem ser apresentados. Por exemplo, em uma referência de livro, o autor geralmente vem antes do título, enquanto em uma referência de artigo de periódico, o título do artigo pode vir antes do título do periódico.

Formatação

A norma estabelece diretrizes de formatação, como o uso de itálico para títulos de livros e revistas, e o uso de aspas para títulos de artigos e capítulos.

Abreviações

A NBR 6021 inclui regras para a abreviação de palavras em referências, como nomes de meses e títulos de periódicos.

Exemplos

A norma fornece exemplos de como formatar referências bibliográficas para diferentes tipos de fontes, como livros, artigos de revistas, sites, teses, entre outros.

Apresentação de elementos

A NBR 6021 detalha como apresentar elementos como nomes de autores, títulos, datas e outras informações de acordo com as convenções estabelecidas.

Citações

A norma não lida diretamente com a forma como as citações no texto devem ser feitas, mas as referências bibliográficas resultantes dessas citações devem seguir as regras estabelecidas pela norma.

custo

Estrutura de artigo de acordo com a NBR 6021

Para a NBR 6021, a estrutura de um artigo compreende três partes: elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais.

a) Elementos pré-textuais

Os elementos pré-textuais são:
a) título, e subtítulo (se houver);
b) nome(s) do(s) autor(es);
c) resumo no idioma do texto, conforme NBR 6028 e resumo em língua estrangeira;
d) datas de submissão e aprovação;

e) identificação e disponibilidade – DOI ou endereço eletrônico.

pré textuais

b) Elementos textuais

Os elementos textuais constituem-se de:
a) introdução;
b) desenvolvimento;
c) considerações finais.

elementos textuais

c) Elementos pós-textuais

Os elementos pós-textuais são:
a) referências bibliográficas;
b) glossário;
c) apêndice(s);
d) anexo(s).

e) agradecimentos.

pos textuais

Estrutura das referências bibliográficas na NBR 6021

A estrutura das referências bibliográficas é um elemento fundamental na NBR 6021, pois define como as informações sobre as fontes citadas em um trabalho acadêmico devem ser organizadas e apresentadas. 

Essa estrutura padronizada desempenha um papel essencial na clareza, consistência e facilidade de identificação das fontes, tornando-se uma parte vital da pesquisa e da comunicação acadêmica. Vamos aprofundar os principais aspectos dessa estrutura

Elemento das referências

A NBR 6021 especifica os elementos que devem fazer parte de uma referência bibliográfica. Os principais elementos incluem:

  • Autor(es): Os nomes dos autores da obra, seguindo uma sequência determinada pela norma.
  • Título: O título do livro, artigo, site, ou outro tipo de fonte.
  • Subtítulo: Quando aplicável, o subtítulo pode ser incluído após o título principal.
  • Local de Publicação: O local onde a obra foi publicada, no caso de livros físicos.
  • Editora: A editora responsável pela publicação do livro.
  • Ano de Publicação: O ano em que a obra foi publicada.
  • Número de Páginas: A quantidade de páginas do livro ou, para outros tipos de fontes, a indicação de páginas específicas citadas.

Regras gerais de apresentação das referências na NBR 6021

Deve-se apresentar as referências bibliográficas de acordo com as seguintes regras:

1. Sequência de informações

Os elementos essenciais e complementares das referências devem seguir um padrão de sequência.

Então, para compor cada referência, deve-se obedecer à sequência do tipo de fonte de pesquisa.

2. Alinhamento à esquerda

Deve-se alinhar as referências à margem esquerda do texto. Essa regra serve principalmente para identificar melhor individualmente cada documento.

3. Espaçamento

Deve-se elaborar as referências em espaço simples e separá-las umas das outras por uma linha em branco de espaço simples.

4. Referências em nota de rodapé

Em notas de rodapé, deve-se alinhar as referências à esquerda e a partir da segunda linha da mesma referência, em baixo da primeira letra da primeira palavra, de forma a destacar o expoente e sem espaço entre elas.

5. Pontuação

A pontuação deve ser uniforme para todas as referências.

6. Recursos tipográficos

Os recursos tipográficos – negrito, grifo, itálico – que se utilize para destacar o elemento título das referências deve ser uniforme em todas as referências.

Isso não se aplica às fontes de pesquisa sem indicação de autoria. Já que, nesses casos, o elemento de entrada é o próprio título destacado pelo uso de letras maiúsculas na primeira palavra.

7. Informações complementares

As referências devem formar uma lista padronizada que obedeça aos mesmos princípios. Se optar por utilizar elementos complementares, deve-se incluí-lo em todas as referências daquela lista.

Além do mais, informações acrescidas devem seguir o idioma do trabalho e não do documento.

8. Documentos online

Para as fontes de pesquisa de sites, deve-se registrar o endereço eletrônico precedido da expressão “Disponível em:” e a data de acesso, precedida de “Acesso em:”.

9. Ordenação

Deve-se colocar as referências bibliográficas em ordem alfabética. Contudo, cuidado: não se pode considerar os artigos definidos e indefinidos.

10. Títulos e subtítulos

Deve-se separar os títulos e subtítulos usando dois pontos.

11. Apud em referências bibliográficas

O apud é utilizado quando se faz uma citação de citação. Significa “citado por”. É utilizado quando você não tem acesso à fonte original da informação, apenas a uma citação que fale sobre ela.

Atenção. Não é muito indicado exagerar no uso de apud, porque passa a mensagem de falta de confiabilidade na citação. Isso se dá em razão da distância com a fonte original da citação.

Você pode estar utilizando a passagem do texto com a mesma intenção do autor que citou. Mas pode se distanciar da intenção do primeiro autor, que não é possível verificar não tendo acesso à fonte original.

Contudo, caso seja a única forma, é bom utilizá-lo da maneira correta.

Para isso, é importante que você observe as regras para citação de citação.

Exemplo de apud em referências bibliográficas na ABNT:

ORIGINAL, Autor. Título do texto original. Cidade: Editora, 2011 apud CITANTE, Autor. Título do texto de onde a passagem foi tirada. Cidade: Editora, 2017.

12. Obras coletivas ou de autoria de entidades

As regras sobre obras coletivas ou de autoria de entidades utilizam como base os dados exigidos para incluir as publicações em forma de livro.

Entretanto, nas referências bibliográficas nas normas ABNT existem pequenas diferenças quando o tipo de texto que está sendo utilizado é outro.

Igualmente há situações em que o autor não é um único sujeito. É o caso quando há um editor, coordenador, compilador e organizador. Também é o caso de textos em que a autoria vem de um órgão público ou comunitário.

Segundo as normas de referências bibliográficas da ABNT, nos casos em que há um indivíduo responsável, coloca-se seu nome da mesma forma que o nome de um autor em uma referência comum. Contudo, no final, coloca-se o título de sua função na publicação entre aspas e resumido.

Dessa forma, o editor aparece como (Ed.), o compilador como (Comp.), o organizador como (Org.) e o coordenador como (Coord.).

Quando a obra é de uma entidade, seu nome é colocado no lugar do autor.

Caso o nome do órgão seja genérico, coloca-se também o nome do órgão superior.

Exemplo:

SÃO PAULO, Prefeitura Municipal de. Secretaria de Cultura. Dados sobre os aspectos culturais de São Paulo. São Paulo, 2017.

13. Cidades com nomes iguais

Caso a cidade de publicação tiver o mesmo nome de outra cidade, é necessário colocar o nome do Estado.

É a situação da cidade de Ouro Branco, que dá nome a uma cidade em Minas Gerais e no Rio Grande do Norte.

14. Local de publicação desconhecido

Caso não seja possível determinar a cidade de publicação, utiliza-se entre colchetes a abreviatura de sine loco: [S.l.]

15. Data de publicação desconhecida

Caso não seja possível apurar com precisão a data de publicação, ficando a data entre um ano ou outro, é possível colocar uma data como [2016 ou 2017]. É importante comunicar a incerteza para o leitor.

Se o intervalo de incerteza for maior, o autor pode colocar o ano mais provável entre colchetes com um ponto de interrogação. Exemplo: [2011?]

Caso o intervalo de dúvida seja muito grande, coloca-se [entre 1960 e 1965]. Isso não deve ser feito com intervalos maiores do que vinte anos.

Com a Mettzer a formatação do seu trabalho é automática!

Mas você não precisa passar por todas as fases do trabalho acadêmico de forma solitária. A gente pode te ajudar.

Isso porque, independentemente do tipo de trabalho – seja um TCC, uma monografiadissertação e até tese – e da área do conhecimento, você deve respeitar as normas da ABNT e normas APA.

Se você seguir as regras, seu trabalho vai ficar pronto pra publicar. Mas o tanto de trabalho que dá né?

A boa notícia é que você não precisa passar por isso. Use a tecnologia a seu favor.

A Mettzer é o melhor editor de texto do mercado, que formata de forma automatizada qualquer trabalho nas normas ABNT: desde a capa até às referências bibliográficas.

Inclusive, você pode começar seu texto a partir de um modelo de trabalho de aula. Incrível né?

Assim, você ganha tempo e tranquilidade e pode se dedicar exclusivamente ao que importa: o conteúdo do seu texto.

Além do mais, você pode usar a Mettzer para procurar bibliografias para usar como fonte de pesquisa de sua redação.

É só usar o Hub da Mettzer. É só digitar as palavras-chave referentes ao seu tema. Assim como uma pesquisa no Google. Pronto! Nós te apresentamos uma lista de trabalhos sobre esse tema para te ajudar.

Se interessou? Você pode fazer um teste gratuito por 7 dias. Nem precisa cadastrar o cartão para fazer o teste 🙂

mettzer
compartilhe

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade