Dicas de como garantir a neutralidade axiológica do seu trabalho

compartilhe

Descubra o que é neutralidade axiológica e como garantir que seus trabalhos observem essa condição. Vamos lá?


Sumário

  1. O que é neutralidade axiológica?
  2. Noções de epistemologia
  3. Como observar a neutralidade axiológica no seu trabalho?
  4. A Mettzer pode te ajudar na escrever seu trabalho

Não existem trabalhos neutros. Todas as escolhas da pesquisa já envolvem algum tipo de subjetividade da pessoa pesquisadora.

No entanto, existem alguns pontos que devem ser observados para observar a condição de neutralidade axiológica e, inclusive, garantir que a pesquisa tenha validade científica.

Pensando nisso, o objetivo deste artigo é refletir sobre o que é neutralidade axiológica e como observar essa condição em seu trabalho. Vamos lá?

O que é neutralidade axiológica?

O primeiro passo para entender o que é neutralidade axiológica é começar pelo conceito de axiologia. Trata-se de uma palavra de origem grega que significa “estudo dos valores“.

No entanto, a definição de neutralidade axiológica como “neutralidade de valores” deixa de lado algumas questões importantes de se considerar.

O conceito de neutralidade axiológica de Max Weber considera que: de um lado, a ciência não pode excluir a intervenção de valores nos seus procedimentos; e por outro, que a ciência deve se proteger da intrusão ilegítima de valores que implicariam avaliações práticas de ordem política ou moral.

Ou seja, a neutralidade axiológica considera que a ciência não existe dentro de uma ordem ideal de objetividade, em que as pessoas pesquisadoras não têm influência sobre os resultados da pesquisa.

Afinal de contas, os resultados da pesquisa sempre dependerão das escolhas valorativas das pessoas cientistas, seja em relação aos procedimentos ou às fontes de pesquisa.

Essas escolhas por si só já são suficientes para refletir as crenças, as convicções e as ideologias de cada pessoa pesquisadora. Quer dizer, não são totalmente neutros de valores como seria o ideal.

Isso significa, portanto, que é inevitável que as pesquisas tenham algum nível de subjetividade.

No entanto, é possível reconhecer uma infinita pluralidade de valores em cada um dos estudos. Então, os valores que podem orientar os trabalhos não se diluem (jamais ficam inexistentes). Mas, ao contrário: tendem a se multiplicar até o infinito.

De maneira que é possível aceitar a legitimidade de outros pontos de vista, desde que a pesquisa se mantenha fiel aos pressupostos de partida e às metodologias propostas.

Noções de epistemologia

Para começar, as noções sobre epistemologia podem auxiliar a construir um embasamento sobre a forma como são construídas as argumentações e justificativa das conclusões.

A epistemologia é a área que estuda todas as questões referentes ao conhecimento como, por exemplo, a diferença entre conhecimento científico e senso comum ou como o conhecimento se forma.

Quando encontra a ciência, a epistemologia serve para mostrar que nenhuma teoria é absoluta. Então, apesar de ser um conhecimento verdadeiro sobrea realidade, o conhecimento científico jamais é estável.

Afinal de contas, as principais características do conhecimento científico é poder ser questionado e, se for o caso, sofrer constantes atualizações.

Por isso que diz que conhecimentos científicos são verdades provisórias. Isso quer dizer que, no atual desenvolvimento científico, essa é uma verdade. Mas nada se garante sobre quais serão as descobertas científicas de amanhã.

Nesse contexto, a epistemologia compreende 3 diretrizes principais:

O que é crença

A crença é aquilo que as pessoas acreditam que é verdade. Ou seja, uma afirmação que as pessoas confiam que seja verdadeira.

Então, a fé religiosa é uma crença. Por exemplo, a confiança de que Deus existe.

O que é verdade

A definição de verdade não é unânime. Algumas pessoas acreditam que a verdade é o alinhamento da inteligência humana ao objeto de estudo. Outras pessoas, no entanto, acreditam que a verdade é a perspectiva mais aceita na sociedade.

Então, por exemplo, é uma verdade que as notas de dinheiro têm valor. A maioria das pessoas no mundo vão concordar com essa afirmação e existem instituições de organização da sociedade que levam isso em consideração.

Mas é uma perspectiva. Algumas pessoas que convivem da própria subsistência podem acreditar que dinheiro é só um papel.

O que é a justificativa

Por fim, a justificativa é a razão de que alguma crença é verdadeira. Ou seja, os argumentos que utilizam para justificar a veracidade de uma crença.

Como observar a neutralidade axiológica no seu trabalho?

Pois bem. O primeiro ponto para se pensar é que seu trabalho não vai ser neutro — assim como nenhum outro trabalho é, de fato, neutro.

As escolhas que você fizer em todas as etapas do trabalho já são, de certo modo, valorativas: quais as pessoas autoras você usa como marcos teóricos, onde você vai pesquisar, quais os conceitos e procedimentos vai usar e daí por diante.

No entanto, isso não significa, de forma alguma, manipular os resultados da sua pesquisa (como alterar dados ou fazer perguntas tendenciosas em entrevistas. Tampouco dar sua própria opinião no trabalho.

Ou seja, durante o desenvolvimento da pesquisa, você deve seguir todas as etapas da metodologia proposta. Não pode jamais:

  • Expor suas preferências pessoais de forma explícita;
  • Alterar os dados coletados;
  • Modificar o sentido das ideias e dos trechos de outras bibliografias;
  • Deixar de lado todos os aspectos metodológicos, como problema e hipótese de pesquisa.

Quer dizer, durante a construção do seu trabalho, você precisa manter seus aspectos metodológicos em vista, garantindo que a construção do referencial teórico e dos resultados partem de dados íntegros.

A Mettzer pode te ajudar na escrever seu trabalho

Não sei se você já sabe, mas Mettzer é uma ótima aliada de estudantes.

Isso porque, independentemente do tipo de trabalho – seja um TCC, uma monografiadissertação e até tese – e da área do conhecimento, você deve respeitar as normas científicas de formatação.

Se você seguir as regras, seu trabalho vai ficar pronto. Mas o tanto de trabalho que dá né?

A boa notícia é que você não precisa passar por isso: você pode usar a tecnologia a seu favor.

Mettzer é a primeira e única plataforma digital que integra — em um único lugar, todo o ciclo do trabalho acadêmico.

Ou seja, nós integramos todo fluxo do trabalho acadêmico de ponta a ponta: desde o planejamento, a escrita, a formatação nas normas acadêmicas, a pesquisa de referências, a orientação online, a verificação de plágio e a publicação de trabalhos.

editor de texto da Mettzer é o melhor do mercado, que formata de forma automática qualquer trabalho nas normas ABNT: desde a capa até às referências.

Inclusive, você pode começar seu texto a partir de um modelo de trabalho de aula. Incrível né?

Assim, você ganha tempo e tranquilidade e pode se dedicar exclusivamente ao que importa, que é o conteúdo do seu texto.

Se interessou? Você pode fazer um teste gratuito por 7 dias.

Nem precisa cadastrar o cartão para fazer o teste 🙂

compartilhe

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade