Como converter aprovações em matrículas na graduação

Compartilhe esse post:

Neste post vamos focar em uma etapa fundamental do funil de vendas em marketing educacional: a conversão das aprovações em matrículas, ou seja, dos alunos selecionados para um curso de graduação da sua IE que, efetivamente, se matriculam nele.

Como dissemos anteriormente, no caso do marketing educacional, converter aprovações em matrículas não representa o fundo do funil de vendas. Mais precisamente, está ali no meio, e antecede a entrega do que foi combinado, a retenção e a possibilidade de conseguir indicações, fidelizando alunos e atraindo novos membros da comunidade escolar ligados a eles.

Acontece que, mesmo nesse contexto, é somente a partir da conversão de aprovações e matrículas que uma instituição de ensino poderá realmente montar turmas e oferecer seus cursos. Assim, essa etapa merece toda a sua atenção.

O que você e sua IE têm feito para converter aprovações em mais matrículas? Um ponto-chave dentro da estratégia para aumentar o número de matriculados em sua instituição de ensino é investir em diferenciais. É sobre eles que trataremos a seguir.

Os diferenciais ajudam a não sucumbir à concorrência

Diante de um mercado de educação cada vez mais concorrido, uma série de outras IEs estarão de olho no aluno que passou no processo seletivo da sua instituição.

Além disso, as possibilidades de financiamento estudantil aumentaram, muitas IEs estão trabalhando com mensalidades bem baixas, outras estão oferecendo cursos mais curtos (o que atrai alunos com pressa em conquistar um diploma)… todos esses fatores implicam em uma necessidade ainda mais urgente da sua IE encontrar e trabalhar seus diferenciais, fazê-los pesar no momento de decisão do aluno, e assim, gerar mais matrículas, mais turmas, e não sucumbir à concorrência.

Como trabalhar os diferenciais da sua IE?

O momento de ingressar em uma graduação é muito especial na vida de um estudante, e tanto ele, quanto sua família, querem sentir a segurança de estar fazendo a melhor escolha.

O que a sua IE faz para transmitir essa segurança? Como vem trabalhando o relacionamento com esse aluno e com seus familiares? Procura ouvir suas necessidades? Investe numa abordagem consultiva? Traz todas as informações sobre o curso de forma clara, e em tempo hábil, aos envolvidos?

A abordagem é, sem dúvida, um diferencial a ser trabalho pela sua IE para converter aprovações em matrículas.

Imagine, por exemplo, a sensação de um aluno que recebe um e-mail assinado por um reitor, pela maior autoridade da sua universidade, já trazendo esse estudante para o universo da sua IE, do curso que escolheu, contando o que lhe será oferecido de um jeito personalizado, que transmita exclusividade e estimule o pertencimento.  

Os diferenciais presentes em cada curso

Outro fator decisivo numa estratégia para converter aprovações em mais matrículas é trabalhar os diferenciais presentes nos cursos em si da sua graduação.

Além das disciplinas obrigatórias, quais outras são oferecidas ao estudante quando ele opta pela sua IE? Durante o curso, há atividades extracurriculares já programadas que aproximam o aluno do mercado de trabalho que ele encontrará no futuro? Há projetos capazes de atrair aqueles estudantes com sede por prestação de serviços e envolvimento com a comunidade? Sua IE facilita o acesso aos que buscam aprender um terceiro idioma, por exemplo?

Produtos e serviços como diferenciais

Outro diferencial bacana para uma IE, na busca por aumentar o número de aprovações convertidas em matrículas, é oferecer produtos ou serviços exclusivos aos seus alunos.

Esses produtos ou serviços podem ser desde materiais específicos às necessidades de cada curso, “mimos” como dar um notebook a cada aluno que efetivar a matrícula (desde que isso possa ser atrelado a um tempo mínimo de retenção desse aluno), um serviço de consultoria aos alunos que desejam fazer intercâmbio, até ferramentas de grande utilidade prática ao estudante, como o Mettzer.

Contar que nos cursos de graduação que você oferece, seus alunos não têm que se preocupar com a formatação de um TCC conforme as normas ABNT, pois sua IE já disponibiliza a eles o Mettzer, que faz isso automaticamente, também é um diferencial bem bacana.

Ok, você tem diferenciais. Mas as pessoas sabem sobre eles?

Encontrar e trabalhar os diferenciais da sua IE, buscando converter aprovações em matrículas na graduação, é um trabalho árduo e complexo, mas ainda não suficiente.

Para não botar todos os esforços a perder, é preciso fazer com que as pessoas, mais especificamente os públicos de interesse da sua IE, saibam sobre esses diferenciais. E que saibam sobre eles na hora certa, reconhecendo o quanto são relevantes.

Para isso, é preciso investir em um trabalho estratégico de marketing educacional, pautado por posicionamento, relacionamento, indicadores e resultados.

Nós somos especialistas em marketing educacional e podemos ajudar sua IE a converter muito mais aprovações em matrículas. Converse conosco e descubra como

Resumo
Artigo
Como converter aprovações em matrículas na graduação
Descrição
Aprenda como se diferenciar em uma etapa fundamental do funil de vendas em marketing educacional: a conversão das aprovações em matrículas de estudantes.
Autor
Publicador
Mettzer

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.