Aprenda a fazer resumo e abstract nas normas da ABNT

compartilhe

Preparei um passo a passo para te ensinar a fazer o resumo e o abstract do seu TCC. Vem ver.


Sumário

  1. O que é um resumo ABNT de um TCC?
  2. Dicas gerais de como fazer o resumo do TCC
  3. Passo a passo de como fazer o resumo de TCC nas normas da ABNT
  4. Palavras-chave nas normas da ABNT
  5. O que é abstract ABNT do TCC?
  6. Normas da ABNT para o resumo e o abstract
  7. Formatação de resumo e abstract nas normas da ABNT
  8. Formatação automática de resumo e do abstract nas normas da ABNT

O resumo ABNT e o abstract são partes importantes do trabalho e não só porque são elementos pré-textuais obrigatórios, mas porque também são o cartão de visitas da pesquisa. Seja para o Brasil ou para o mundo.

Isso porque normalmente as pessoas leem o título e o resumo para decidir se vão continuar ou não a leitura do trabalho inteiro.

O abstract funciona da mesma forma. Só que para atingir pessoas que falam e leem em outros idiomas.

Então, não deve ser um espaço para divagar ou para fazer reflexões. É necessário apresentar a pesquisa de forma clara, assertiva e interessante.

Vem aprender como fazer resumo e abstract nas normas da ABNT com um passo a passo especial 🙂

O que é um resumo ABNT de um TCC?

De maneira geral, o resumo é um elemento pré-textual obrigatório, que compreende uma visão geral do trabalho acadêmico.

Em termos mais simples, o resumo consiste em uma apresentação breve dos pontos principais do trabalho.

A ABNT define resumo e abstract da seguinte forma: “Uma apresentação concisa dos pontos relevantes de um texto, fornecendo uma visão clara e rápida do conteúdo e das conclusões do trabalho” (ABNT, 2011, p.4).

O abstract, por sua vez, é uma versão do resumo em inglês. Mas não é uma tradução direta e literal. O foco do abstract é traduzir as ideias do resumo e não só as palavras.

Dicas gerais de como fazer o resumo do TCC

Considerando que é necessário dar uma visão geral do trabalho – desde a introdução até a conclusão do trabalho – recomenda-se que o resumo seja um dos últimos elementos a ser escrito.

Afinal de contas, você vai precisar saber todas as informações para escrevê-lo.

Além do mais, no resumo do TCC não há espaços para reflexões longas ou divagações. Isso porque, além da limitação da quantidade de texto, é necessário escrevê-lo de forma concisa, objetiva e interessante.

Passo a passo de como fazer o resumo de TCC nas normas da ABNT

Que tal um passo a passo de como fazer o resumo na ABNT? Vamos lá.

Passo 1: O que é – contexto

Em primeiro lugar, para começar o resumo, você deve apresentar do que se trata seu trabalho. Ou seja, qual é o problema que você está investigando e a relevância do tema para a sociedade e para a comunidade científica.

Nas primeiras linhas, você já precisa criar um contexto que desperte a curiosidade e o interesse de ler o restante do trabalho.

Passo 2: Por quê? – descreva o objetivo do trabalho

Com base no problema de pesquisa, seu trabalho já precisa dizer a que veio. A forma de descrever os objetivos gerais e específicos de um trabalho pode variar.

Seu trabalho pode se propor a analisar diferentes aspectos de um mesmo problema, a compreender um fenômeno, ou então, a “apresentar uma solução para reduzir a produção de energia não renovável”, por exemplo.

Em resumo, nesse tópico, você deve contar o porquê do seu TCC existir.

Passo 3: Como? – Método científico

O terceiro passo é você explicar, de maneira breve, como seu trabalho foi feito, qual é a metodologia científica que você utilizou.

Conte ao seu leitor se você realizou um estudo de caso, um experimento, uma pesquisa quantitativa e/ou pesquisa qualitativa. Enfim, apresente o método de abordagem e o tipo de pesquisa.

Passo 4: Resultados

Apresente os resultados mais relevantes do seu estudo, sejam eles positivos ou negativos.

Descreva-os de forma sucinta, de maneira a despertar a curiosidade e o interesse em quem lê.

Passo 5: O que você concluiu?

Por fim, seu resumo deve trazer as principais conclusões sobre tudo o que você leu, pesquisou e desenvolveu.

Aqui, também é possível mencionar como o seu trabalho poderá contribuir para o entendimento do objeto ou fenômeno estudado ou como servirá de base para pesquisas futuras.

Palavras-chave nas normas da ABNT

Segundo a ABNT, o resumo e o abstract devem apresentar no mínimo 3 palavras-chave, separadas por ponto e vírgula (;).

Essas palavras devem apresentar de maneira direta os principais tópicos de seu trabalho.

Muitas vezes as palavras-chave são usadas para encontrar o seu trabalho nos mecanismos de busca, como o Google Acadêmico e SciELO, por exemplo.

O que é abstract do TCC?

Além da língua vernácula (no nosso caso, a língua portuguesa), seu TCC deve apresentar o resumo também em língua estrangeira, normalmente na língua Inglesa.

O abstract é, portanto, a versão em inglês do resumo do TCC. Mas você já sabe que, o abstract não é uma tradução literal e direta. O foco deve ser traduzir as ideias do resumo de forma geral, não as palavras.

A tradução do resumo para outro idioma serve para que pesquisadores estrangeiros possam encontrar sua pesquisa nos mecanismos de busca. Caso se interessem, buscarão traduzir todo o artigo.

Conforme o tipo de trabalho e o direcionamento da pesquisa, o resumo também pode ser feito em outras línguas, como o Espanhol (resumen) ou o Francês (rèsumé).

Se você não possui domínio da língua estrangeira e não tem conhecimento sobre especificidades do idioma, não confie em uma simples tradução do Google Tradutor.

Você deve buscar o apoio de uma pessoa especialista na língua em que o resumo será escrito, já que não basta uma simples tradução literal.

É necessário manter os significados e contexto do resumo com precisão acadêmica.

Normas da ABNT para o resumo e o abstract

  • O tamanho do resumo e do abstract deve variar entre 100 e 500 palavras (dependendo do tipo de trabalho e de suas exigências específicas, 100 para artigos e 150 para TCC).
  • Escreva o texto em um único parágrafo, sem quebra do texto.
  • Escreva o texto na 3ª pessoa do singular, com verbo na voz ativa. Exemplo: “Este trabalho apresenta uma análise sobre a situação política do Brasil […] Verificou-se que, diante do cenário de incertezas…”;
  • Evite abreviações e não use citações bibliográficas;
  • Não esqueça de incluir as palavras-chave, separadas por “ponto e vírgula”.

Formatação de resumo e abstract nas normas da ABNT

O titulo do resumo deve respeitar a fonte escolhida pelo autor do trabalho (Arial ou Times New Roman). O tamanho da fonte deve ser 12, todo em maiúsculo com negrito e o alinhamento do título deve ser centralizado.

Ao longo do texto, a fonte deve ser tamanho 12 e sem recuo na primeira linha do parágrafo. O espaçamento entre linhas deve ser simples e o alinhamento deve ser justificado.

As palavras-chave devem ser separadas do texto por um espaço de 1,5 entre linhas e as palavras precisam ser separadas por um espaço e ponto e vírgula. Ex. Palavras-chave: Resumo; Abstract; Mettzer.

Exemplo de resumo nas normas ABNT

E se fôssemos escrever um resumo deste post, de acordo com as normas ABNT para trabalhos científicos?

Este resumo poderia ser mais ou menos assim:

RESUMO

Este post apresenta um passo a passo sobre como escrever o resumo e o abstract de trabalhos científicos. A partir da observação das dificuldades enfrentadas por estudantes e pesquisadores inseridos na vida acadêmica em redigir o resumo e o abstract de seus trabalhos de conclusão de curso, principalmente no período de graduação, verificou-se a necessidade da produção e publicação deste trabalho. Para tanto, elencou-se os padrões estabelecidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas, juntamente com as principais recomendações sobre a redação de resumo e abstract para trabalhos científicos. O formato passo a passo foi escolhido com o objetivo de facilitar a compreensão do material proposto. Com esta publicação, espera-se que alunos e pesquisadores sejam capazes de fazer resumos e abstracts claros, concisos, que representem fielmente seus trabalhos e despertem o interesse de seus leitores. Também que descubram a praticidade e eficiência de uma ferramenta online, como o Mettzer, capaz de realizar automaticamente toda a formatação de seus trabalhos acadêmicos, já de acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas.

Palavras-chave: Resumo; Abstract; Mettzer.

O que é resumo expandido?

O resumo expandido não é nada mais, nada menos do que um resumo maior. Mas essa não é a principal diferença.

A diferença entre os dois está na estrutura, na distruibuição de informações e no fato que ele compara a obra que está sendo resumida com outros trabalhos científicos.

As informações do resumo expandido sempre vai estar dividida em seções. Assim, você pode desenvolver seu texto com mais liberdade.

Ah, e tem mais coisas que podem diferenciar o resumo expandido do resumo normal, como por exemplo a inclusão de tabelas e gráficos.

Estrutura do resumo expandido

  • Título;
  • Autores;
  • Resumo;
  • Palavras-chave;
  • Introdução;
  • Metodologia;
  • Resultados e Discussão;
  • Conclusões;
  • Agradecimentos;
  • Referências.

Formatação automática de resumo e do abstract nas normas da ABNT

Se você precisa fazer o resumo e o abstract – seja de um TCC, de uma dissertação ou de uma tese de doutorado – você deve contar com a ajuda da Mettzer.

O Mettzer é um editor de textos que formata automaticamente todo o seu trabalho segundo as normas ABNT.

Além de ser uma alternativa rápida e prática, você evita correr o risco de deixar qualquer erro de formatação passar batido pela sua revisão.

Confira a seguir como é fácil fazer seu resumo pela nossa plataforma:

Para fazer a seu resumo e abstract pelo Mettzer, basta acessar a nossa ferramenta e, no menu do lado esquerdo, clicar em “resumo”.

O formato básico exigido pelas normas da ABNT é automaticamente disponibilizado pelo editor de texto.

Depois, basta que você clique em cada um do campos indicados para inserir os seus dados e as informações do seu trabalho.

Muito fácil, viu? 🙂

Que tal fazer um teste gratuito da ferramenta por 7 dias?

formatação

Perguntas frequentes

O que é resumo do TCC?

O resumo é um elemento pré-textual obrigatório, que compreende uma visão geral do trabalho acadêmico. Em termos mais simples, o resumo consiste em uma apresentação breve dos pontos principais do trabalho.

O que é abstract do TCC?

O abstract é uma versão do resumo em inglês. Mas não é uma tradução direta e literal. O foco do abstract é traduzir as ideias do resumo e não só as palavras.

Como fazer um resumo nas normas da ABNT?

– O tamanho do resumo e do abstract deve variar entre 100 e 500 palavras (dependendo do tipo de trabalho e de suas exigências específicas, 100 para artigos e 150 para TCC).
– Escreva o texto em um único parágrafo, sem quebra do texto.
– Escreva o texto na 3ª pessoa do singular, com verbo na voz ativa. Exemplo: “Este trabalho apresenta uma análise sobre a situação política do Brasil […] Verificou-se que, diante do cenário de incertezas…”;
– Evite abreviações e não use citações bibliográficas;
– Não esqueça de incluir as palavras-chave, separadas por “ponto e vírgula”.

Quantas palavras-chave deve ter o resumo do TCC?

Segundo a ABNT, o resumo e o abstract devem apresentar no mínimo 3 palavras-chave, separadas por ponto e vírgula (;).

Como são separadas as palavras-chave do resumo e do abstract do TCC?

As palavras-chave devem ser separadas por ponto e vírgula (;).

compartilhe

37 comentários em “Aprenda a fazer resumo e abstract nas normas da ABNT”

  1. Pessoal, só um aviso: no primeiro slide, fala-se que o alinhamento do texto deve ser centralizado; e não, o alinhamento do texto deve ser Justificado — apenas a palavra “RESUMO” deve vir centralizada.

    Responder
    • Oi, Tales. Tudo bem?

      É verdade. Só o título resumo deve ser centralizado.
      No infográfico ficou confuso mesmo.
      Vamos ajustar. Obrigada por avisar.

      Um abraço.

      Responder
      • Beatriz,
        estou fazendo o meu resumo.
        é correto utilizar esse resumo no inicio da introdução?
        ficaria o abstract, tradução e o mesmo no inicio da introdução? pode isso?

        Responder
          • boa tarde
            gostava de saber se no resumo de um trabalho deve-se colocar os principais resultados estatisticos(percentagens…)

          • Oi Sebastião, tudo bem? Sim, no resumo de um trabalho é recomendado incluir os principais resultados estatísticos. O resumo é uma breve descrição do estudo ou pesquisa realizada, e seu objetivo é fornecer uma visão geral dos principais aspectos do trabalho para os leitores.

            Ao incluir os resultados estatísticos no resumo, os leitores podem ter uma ideia clara dos principais achados do estudo

  2. Só lembrando que a ABNT não especifica o número mínimo e máximo de palavras-chave no resumo. Esse critério é adotado por IES, que normalmente variam de 3 a 5 palavras-chave

    Responder
  3. Tenho uma dúvida! O resumo tem restrição de páginas ou o único critério é o número de palavras? O meu resumo apresentou um total de 395 palavras que se organizaram em 1 página completa e duas linhas de outra página!

    Responder
    • OI Henrique, tudo bem?

      Geralmente o resumo fica em apenas uma página no trabalho. Você está com alguma formatação diferente da ABNT? Seja de tamanho de fonte, espaçamento ou margens?

      Abraços

      Responder
  4. A minha dúvida é se o resumo e o Abstract podem estar na mesma página ou se pela norma eles devem estar em páginas distintas?

    Responder
  5. As palavras-chave não estão segundo as normas da ABNT (devem ser separadas por ponto), nem a quantidade de palavras a serem escritas são a partir de 100 palavras e sim no mínimo 150 e máximo de 500. Dependendo do trabalho a ser feito… neste caso é o TCC.

    Responder
    • Oi Thayza, tudo bem?

      Obrigado por nos informar. Já deixamos mais claro essa informação de 100 para artigos e 150 para TCC.

      Abraços.

      Responder
  6. Uma dúvida. No texto do resumo posso fazer menção ao meu referencial teórico? Ex, assumimos neste TCC uma concepção de lingua, como postulado por Bakhtin(2003).

    Responder
    • Oi Charlene, não é o ideal fazer uma referência direta. Mas você pode sim citar alguns autores e linhas teóricas que usou em seu trabalho.

      Responder
  7. Há aí uma discordância. Segundo a Norma 6028 da ABNT, as palavras-chave devem ser separadas por ponto e finalizadas também por ponto.

    Responder
  8. Muito bom o post! Me ajudou muito.
    Só uma consideração, seu resumo não está 100% nas normas, pois está com o texto alinhado à esquerda e não justificado, rsrsrs.
    Obrigado!

    Responder
    • Boa observação rsrs
      Embora possa se entender pela licença poética, colocar o texto justificado no WP é algo tão simples que acredito que o autor esqueceu.

      Responder
      • Sim. Acredito que quando ele se referia a “de acordo com formatação e recomendações ABNT”, queria dizer apenas ao jeito de organização de um resumo… e como vc disse, esqueceu do alinhamento rsrs

        Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade