A bibliometria como uma ferramenta para medir a produção científica

compartilhe

Através de dados quantitativos, a bibliometria fornece informações sobre a produção científica de uma área. Quer saber mais?


Sumário

  1. O que é bibliometria?
  2. Histórico da bibliometria
  3. Para quê serve a bibliometria?
  4. Qual é a importância da bibliometria?
  5. Indicadores bibliométricos
  6. Ferramentas para fazer medições bibliométricas
  7. A Mettzer também pode te ajudar na sua pesquisa

Você já pensou em quanto uma pesquisa é relevante (ou não!) para sua área de conhecimento? Quais são as tendências de estudo em uma área? Qual é o grau de produtividade de uma pessoa? E de um grupo de pesquisa?

É aí que entra a bibliometria, como uma forma de te ajudar a criar embasamentos quantitativos para responder a essas perguntas.

A bibliometria, portanto, auxilia na tomada de decisões. Assim, você pode, por exemplo, escolher as revistas certas para publicar seus artigos e também contribuir para medir a importância da sua pesquisa.

Já viu que não dá para ficar por fora disso né? Bora lá 🙂

O que é bibliometria?

Para começar, é importante entender o conceito de bibliometria. De forma geral, bibliometria é um campo específico das áreas de biblioteconomia e ciência da informação, que faz análises sobre publicações científicas.

Ou seja, o objetivo central da bibliometria é analisar e construir indicadores sobre a quantidade de publicações, através de métodos estatísticos e matemáticos.

“[A bibliometria funciona a partir de] todos os estudos que tentam quantificar os processos de comunicação escrita”.

Pritchard, 1969.

Em outras palavras, a bibliometria estuda, de forma quantitativa, a produção e a disseminação de conhecimentos científicos. Seja livros, periódicos, artigos e por aí em diante.

Para isso, desenvolve indicadores sobre a produção científica como, por exemplo, número de trabalhos publicados e número de citações.

Histórico da bibliometria

O surgimento da bibliometria remete ao final dos anos 1960, quando o autor Pritchard popularizou o termo bibliometria. Antes disso, no entanto, desde 1922, era conhecida como bibliografia estatística.

Como explicou Macias-Chapula (1998), na primeira vez que usou esse termo, Pritchard desenvolveu padrões e modelos matemáticos e estatísticos para mensurar os processos de informações. A partir dos resultados, elaborou previsões e criou embasamento para tomadas de decisões.

A partir das décadas de 70 e 890, no entanto, a bibliometria foi construída como uma disciplina e, em 1990, se tornou uma técnica de análise padrão para várias ciências.

plataforma

Para quê serve a bibliometria?

Dentre as tantas funções e aplicações da bibliometria, é possível destacar as seguintes:

  • Identificar tendências e crescimento de conhecimento em uma área;
  • Medir o impacto das publicações científicas;
  • Identificar as pessoas pesquisadoras e instituições mais produtivas (pelo menos, de forma quantitativa);
  • Avaliar a produção científica;
  • Monitorar o desenvolvimento de áreas;
  • Identificar as revistas centrais de cada disciplina.

Qual é a importância da bibliometria?

Você já deve saber que a produção científica de uma área do conhecimento é fundamental para fortalecer e ampliar os resultados das pesquisas científicas sobre um tema específico.

Ou seja, além de produzir e desenvolver a pesquisa, também é importante desenvolver estratégias para medir essa produção, considerando diferentes aspectos e variáveis.

Essa é a importância da bibliometria: fazer análises quantitativas para trazer informações novas sobre a produção científica e o desenvolvimento do conhecimento científico de cada área.

Indicadores bibliométricos

Os principais indicadores bibliométricos são:

Fator de impacto

O fator de impacto — Impact Factor (IF) é a principal métrica para qualificar publicações científicas, com base nas citações que ela recebe.

Em outras palavras, o fator de impacto é um método que serve para medir a relevância e a qualidade das revistas científicas e dos artigos científicos.

Para isso, em geral, utiliza-se as citações que os trabalhos científicos recebem como base para qualificar o artigo.

Então, por exemplo, utiliza-se o seguinte cálculo: se nos últimos anos, o periódico publicou 1000 artigos e recebeu 100 citações, seu fator de impacto é 0,1. Da mesma forma, se a revista publicou 400 artigos e recebeu 200 citações, o fator de impacto é de 0,5 (220/400).

Esse é um indicador bibliométrico que os principais credenciadores de plataformas de periódicos científicos utilizam. 

Mesmo assim, é preciso destacar que existem diversos e diferentes métodos de mensuração do grau de impacto de um periódico científico.

Web of Science é uma das plataformas onlines que aplicam esse fator de impacto. Então, armazena todos os dados bibliométricos e quantifica as citações. Depois disso, o próprio sistema faz o cálculo e atribui uma nota do fator de impacto.

Esses resultados são anexados no Journal Citation Report (JCR), que é uma publicação anual da Clarivate Analytics (autoridade em citações e avaliações científicas no mundo todo)

Índice H

O índice H – ou h-index – é um instrumento para quantificar a produtividade o impacto de pessoas pesquisadoras ou de grupos de pesquisas.

Em outras palavras, o índice-H funciona como uma régua para medir o impacto de pesquisas individuais ou coletivas, a partir do número de citações dos artigos científicos.

Então, por exemplo, se uma pessoa pesquisadora tem o índice-H = 5 significa que tem 5 artigos publicados que receberam 5 ou mais citações.

Por ser uma forma de avaliar o impacto e a produtividade da carreira acadêmica, é considerado como uma maneira segura de mensurar a qualidade científica da pessoa pesquisadora, a partir de suas publicações.

Além disso, também é uma forma de verificar a regularidade da produção e a previsibilidade de desempenho científico futuro, já que associa produtividade ao impacto da publicação.

Ferramentas para fazer medições bibliométricas

Além do mais, existem algumas ferramentas que servem para fazer medições bibliométricas. As mais conhecidas são:

Journal Citation Reports — JCR

O Clarivate Analytics do Journal Citation Reports (JCR) permite avaliar e comparar as publicações científicas através de dados de citações de revistas acadêmicas e técnicas.

Além do mais, verifica o impacto dessas revistas na comunidade científica da Web of Science.

Google Acadêmico

O Google Acadêmico permite que você acompanhe o número de citações de seus artigos e verifique o seu índice H. Todas essas informações estão disponíveis no seu perfil.

Além disso, no link das Métricas, é possível visualizar as publicações mais citadas em diferentes línguas e áreas temáticas.

A Mettzer também pode te ajudar na sua pesquisa

Pois bem. Agora você já sabe como funciona a bibliometria pode começar a sua pesquisa de referências bibliográficas pelas pessoas pesquisadoras mais bem qualificadas.

Mas preste atenção: você precisa ter cuidado com a confiabilidade e a veracidade das informações que você encontrar pela internet.

Imagina só usar fake news no seu referencial teórico, né?

É por isso que você precisar otimizar sua pesquisa para acessar apenas resultados de fontes de pesquisas confiáveis. Certo?

Ótima notícia: eu tenho a solução. Nisso a Mettzer pode te ajudar.

A Plataforma da Mettzer une duas características fundamentais para desenvolver pesquisas: facilidade no acesso e segurança das informações.

Isso porque, através do Hub da Mettzer, é possível procurar bibliografias  e referências bibliográficas para usar como fonte de pesquisa.

Para pesquisar no Hub, você precisa digitar as palavras-chave sobre o tema que você quer pesquisar. Assim como uma pesquisa no Google.

Pronto! Nós te apresentamos uma lista de trabalhos sobre esse tema para te ajudar.

Muito além da facilidade de pesquisar, todos resultados da Mettzer são trabalhos construídos na própria plataforma. Quer dizer, você pode confiar.

E a melhor parte: o Hub da Mettzer é completamente livre e gratuito. Você pode usar e pesquisar quantas vezes quiser. Sem pagar nada 🙂

Além disso, a plataforma da Mettzer é integrada ao Google Books. Então, você pode simplesmente pesquisar pelo nome da pessoa autora ou título do livro no gerador de referências.

Nós encontramos o livro na base de dados e gerados a referência conforme as normas da ABNT. Como de costume, de forma automática.

É que, não sei se você já sabe, mas o editor de texto da Mettzer formata todo trabalho de forma automática nas normas da ABNT.

Faça um teste gratuito por 7 dias. E nem precisa cadastrar o cartão para experimentar 🙂

Referências

MACIAS-CHAPULA, Cesar A. O papel da informetria e da cienciometria e sua perspectiva nacional e internacional. Ciência da Informação, Brasília, v. 27, n. 2, p. 134-140, maio/ago. 1998. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-19651998000200005&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 20 jan. de 2023.

PRITCHARD, A. Statistical bibliography or bibliometricas? Journal of Documentation, v. 25, n. 4, p. 348-349. 1969.

compartilhe

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade