SBPC: conheça a Sociedade Brasileira para Progresso da Ciência

compartilhe

Não é de hoje que a ciência encontra problemas no Brasil. A SBPC atua em defesa do desenvolvimento e da divulgação científica no país.


Sumário

  1. O que é SBPC?
  2. Para quê serve a SBPC?
  3. Programas e ações da SBPC
  4. Qual é a importância da SBPC?
  5. A mettzer também é uma aliada da ciência

Não é de hoje que a ciência encontra diversos problemas no Brasil: desde questões de orçamento até divulgação e democratização.

Mas, nós da mettzer, não estamos sozinhos na missão de atuar em defesa do desenvolvimento científico e tecnológico do país. A SBPC nasceu para isso.

Esse artigo vai te explicar o que é e qual a importância das ações e dos projetos da SBPC para o conhecimento científico brasileiro.

O que é SBPC?

A sigla SBPC é de Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. De forma geral, a SBPC é uma entidade civil, sem fins lucrativos e sem político-partidária.

A finalidade da SBPC é atuar em defesa do avanço científico e tecnológico e do desenvolvimento educacional e cultural do Brasil.

A SBPC foi fundada em 1948 e, desde então, exerce um papel importante no desenvolvimento do sistema nacional de ciência e tecnologia e na divulgação e popularização da ciência no país.

Hoje em dia, a sede da SBPC está em São Paulo. No entanto, a entidade compreende todos os estados brasileiros através de secretarias regionais.

Além do mais, conta com mais de 160 sociedades científicas como afiliadas e mais de 5 mil sócios ativos (pessoas pesquisadoras, professoras e estudantes).

mettzer

Para quê serve a SBPC?

Como você já sabe, o objetivo central da SBPC é promover o desenvolvimento científico e tecnológico no Brasil. Nessa perspectiva, atua em diversas frentes diferentes.

Em primeiro lugar, de forma ativa, dos debates que discutem o futuro de políticas públicas nos setores de ciência, de tecnologia e de educação no Brasil.

Para isso, a SBPC institui grupos de trabalhos compostos por pesquisadores e cientistas renomados em sua área de conhecimento, com o objetivo de discutir e apresentar propostas com embasamento científico para questões específicas de interesse nacional.

Como se não bastasse, também promove muitos eventos regionais ou nacionais, para debater políticas públicas de ciência tecnologia e divulgar os avanços de conhecimentos científicos.

Além do mais, através das secretarias regionais, a SBPC realiza outras atividades de divulgação científica, como, por exemplo, através do Jornal da Ciência, da revista Ciência e Cultura, do portal online e da edição de livros sobre diversos temas referentes à ciência no país.

Programas e ações da SBPC

Entre os programas e as ações da SBPC estão:

  • Análises orçamentárias e legislativas
  • Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável
  • Artigos e manifestos
  • Calendário 2021/2022 – Grandes momentos e personalidades da ciência brasileira
  • Campanha “não aos cortes em educação e ciência”
  • Ciência e Mulher
  • Dia nacional da ciência
  • Do luto à luta: ações da SBPC durante a pandemia
  • Grupos de trabalhos
  • Observatório das eleições de 2022
  • Observatório do coronavírus
  • Mostra de vídeos “as ciências e a pandemia do Covid-19”
  • Parlamentares “apoiadores da SBPC”
  • Política Nacional de Inovação
  • Prêmio Carolina Bori – Ciência e Mulher
  • SBPC vai à escola

Qual é a importância da SBPC?

O Brasil ocupa o nono lugar no ranking de publicações científicas no mundo. Na América Latina, nosso país ocupa o primeiro lugar. 

A ciência é fundamental para a construção, aquisição e manutenção do conhecimento. A produção de conhecimento compreende os diversos tipos de pesquisa científica, inclusive, TCC, monografia, iniciação científica, dissertação e tese.

Através das pesquisas, podemos desenvolver nossa compreensão sobre o mundo em sua complexidade e solucionar problemas. Só assim encontramos possibilidades de transformar a realidade em que vivemos. Ou, pelo menos, de transformar algumas práticas do mundo.

E, como você vai perceber, a ciência está absolutamente em todos os lugares e todas as áreas de conhecimento.

Foi a ciência que, por exemplo, nos proporcionou encontrar a cura de diversas doenças, a partir de novos medicamentos. Também foram as pesquisa científicas que descobriram e descobriram todas as vacinas de doenças.

Também é a partir da ciência que surgem novas tecnologias, como as tecnologias de proteção ambiental. É a partir da ciência que são feitas análises de impactos socioambientais. Ou, a invenção de um novo tipo de material que substitua um material poluente. Foram cientistas que descobriram como funciona o sistema solar e como funcionam os sistemas sociais. 

Quer dizer, a ciência constrói o conhecimento necessário para responder todas as grandes perguntas da vida e solucionar os desafios mais importantes da sociedade.

Então, através dela, é possível melhorar a educação e a saúde, reduzir desigualdades e pensar em estratégias para construir pontes para melhor qualidade de vida de todas as pessoas.

Nesse contexto, a SBPC atua como uma ótima aliada na defesa dos interesses do desenvolvimento científico e na democratização do acesso à ciência no país. Daí a sua importância.

Exemplo da importância da SBPC

Foi a SBPC que, por exemplo, lançou um o portal de divulgação científica, Ciência & Mulher, com a finalidade de divulgar as conquistas e as publicações (de livros e de artigos) e mulheres pesquisadoras nas mais diversas área de atuação.

O objetivo principal do portal Ciência & Mulher é combater a desigualdade entre gêneros no ambiente científico. Então, estimula a produção científica por mulheres de todas as formas: desde o ingresso aos programas de pós-graduação até a permanência nas carreiras acadêmicas.

Além disso, o portal estimula o pensamento crítico em relação as questões de gênero no país, especialmente no meio acadêmico e científico.

A mettzer também é uma aliada da ciência

Se você ainda não conhece a mettzer, chegou a hora. Você vai perceber que somos uma ótima aliada de todos as pessoas universitárias.

Isso porque, independentemente do tipo de trabalho – seja um TCC, uma monografiadissertação e até tese – e da área do conhecimento, você deve respeitar as normas da ABNTnormas APA.

Se você seguir as regras, seu trabalho vai ficar pronto pra publicar. Mas o tanto de trabalho que dá né?

A boa notícia é que você não precisa passar por isso. Use a tecnologia a seu favor.

Para começar, a mettzer tem diversos tipos de modelos de trabalhos prontos: desde modelo de fichamento até modelo de tese.

Fica muito mais fácil começar o trabalho e não esquecer nenhum elemento importante da estrutura.

Além do mais, a Mettzer tem o melhor editor de texto do mercado, que formata, de forma automática, qualquer trabalho nas normas ABNT: desde a capa até às referências bibliográficas.

Assim, você ganha tempo e tranquilidade e pode se dedicar exclusivamente ao que importa, que é o conteúdo do seu trabalho.

Sem contar que você também pode fazer as suas anotações das aulas online no editor da Mettzer. É possível criar, organizar e carregar suas anotações para qualquer lugar.

Afinal de contas, você pode acessar o editor de qualquer dispositivo: no aplicativo ou no navegador. De qualquer computador ou celular. É só digitar seu e-mail e sua senha de acesso.

E a melhor parte: você não precisa pagar nada por isso. As anotações de aula fazem parte do nosso plano gratuito.

Se interessou? Você pode experimentar de forma gratuita 🙂

tempo de formatação

Fontes bibliográficas

Publicação nº 3 da SBPC, de 1951. SBPC – Fundação, evolução e atividades, reproduzidos nos Cadernos SBPC Nº 7, 2004.

compartilhe

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade