Como ler artigos científicos e realmente entender o que está escrito

compartilhe

Um guia para quem quer saber como ler artigos científicos e realmente entender o que está escrito, mas não sabe por onde começar.


Se você já tentou ler um artigo científico, sabe que não basta que você apenas leia o texto de forma aleatória. Mais do que simplesmente ler as palavras, você precisar conseguir interpretá-las.

Afinal de contas, é fundamental compreender o texto dentro de seu contexto e a partir de seus conceitos.

Ou seja, você precisa entender o que as conclusões do artigo chegaram e no que isso interfere no meio científico e, principalmente, no seu tema de pesquisa.

Sem contar que é extremamente comum passar um tempão lendo artigos científicos e não entender nada do que foi escrito.

Mas a boa notícia é que existem algumas técnicas de leitura que podem te ajudar nisso. O objetivo deste artigo é, portanto, te explicar o passo a passo de como ler artigos científicos para realmente entendê-los. Vamos lá? 🙂

Passo a passo de como ler artigos científicos

Ler e realmente entender o que está escrito é uma habilidade e tanto. Especialmente no mundo acadêmico e científico — considerando, especialmente, a dificuldade que é a linguagem da escrita científica.

Aqui vai um passo a passo para te ajudar a desenvolver a habilidade de fazer uma análise crítica do artigo:

1. Leia fora da ordem do texto

A primeira dica que vou dar é que a ordem em que os artigos científicos são escritos não são, necessariamente, a melhor ordem para ler e compreender o texto.

É só pensar, por exemplo, que o resumo é a última parte que as pessoas autoras escrevem. Então, por que você tem que começar por ele?

2. Entenda quais são as questões centrais do artigo

Então, comece a ler o artigo pela introdução. Nessa seção, você já vai conseguir identificar algumas questões centrais do artigo.

Assim, tente identificar os seguintes elementos:

3. Leia o texto com atenção e destaque as partes importantes

Em seguida, leia o texto com cuidado. Crie uma organização para os destaques importantes. Uma forma de fazer isso é separar por cores.

A técnica de separar por cores agilizar o processo de fichamento do artigo. Você pode, por exemplo, usar as seguintes categorias:

Vermelho: conceitos que você não conhece

Verde: argumentos que levam ao seu tema

Amarelo: argumentos que divergem do seu tema

Azul: partes que você precisa buscar a referência da pessoa autora

Mas, se preferir, você pode apenas separar o que é importante, o que é controverso, o que você precisa conferir e aí por diante.

Nessa leitura, você também pode escrever alguns comentários de relações que você for fazendo ou de ideias que forem surgindo.

4. Confira termos técnicos e conceitos desconhecidos

É simplesmente impossível compreender um texto, se você não sabe o significado de seus conceitos principais.

Então, depois de separar os termos e conceitos que você não conhece, é hora de buscar o significado.

Não dá para pular essa etapa hein? Definitivamente não é possível compreender (muito menos criticar) um texto em sua totalidade, sem entender todos os conceitos e termos dele.

5. Identifique as principais ideias e tese de quem escreveu

Depois de ler o texto pela primeira vez, volte na conclusão. Agora é hora de entender se o artigo conseguiu, de fato, resolver a questão que ele se propôs.

Se questione sobre qual é a tese principal do texto. É fundamental responder às seguintes perguntas:

  • Quais são as conclusões que se chegou?
  • Quais as ideias de quem escreveu?
  • Qual é a crítica que o texto faz?
  • Você concorda com a lógica das conclusões?
  • Esses resultados são úteis ao seu trabalho?
  • As pessoas autoras sinalizaram as fraquezas do próprio estudo?
  • Quais as críticas que você faria ao artigo?

6. Verifique a data e as pessoas autoras do texto

Além disso, você também precisa interpretar além do texto. Ou seja, considerar fatores que não necessariamente estão no texto, mas que também influenciam os pensamentos e as ideias do texto.

Para isso, verifique quem escreveu o artigo e qual é o ano de publicação. Investigue, ainda que brevemente, a trajetória acadêmica das pessoas autoras. Inclusive, não deixe de checar a confiabilidade do artigo.

Depois disso, considere responder a essas perguntas:

  • Qual é o contexto social, político e econômico que foi escrito?
  • Qual é a linha de pensamento das pessoas autoras?
  • Quais são as bibliografias que são enfrentadas?

7. Fique por dentro do estado da arte do tema

Depois de entender qual é a ideia principal do texto, busque saber qual é o estado da arte daquele tema.

Ou seja, quem são as outras pessoas que também pesquisam sobre esse assunto? O que essas pessoas entendem? Quais são as opiniões e as críticas que fazem?

Uma dica para fazer isso é ler resenhas críticas resumos sobre os livros e artigos desses autores. Afinal de contas, nem sempre é possível ter tempo para se aprofundar em todos os autores.

Tenha em mente que alguns livros e textos são clássicos sobre o assunto. De forma geral, o texto é considerado clássico por três motivos principais:

  • Foi o primeiro a tratar sobre o assunto;
  • Foi o primeiro a solucionar o problema;
  • Trouxe uma perspectiva diferente para o tema.

Mas, muitas vezes, os textos clássicos já estão obsoletos. Então, verifique se esses conceitos foram atualizados por outras pessoas.

8. Estruture sua opinião

Bom, chegou a hora de você formar sua opinião sobre o assunto. Para isso, reúna os pontos favoráveis e os pontos contrários ao texto. Verifique quais são as ideias que combatem a sua opinião.

Um ponto importante nisso é a tradução dos textos. Se for possível, verifique como o texto foi traduzido e se a tradução respeitou o posicionamento principal do autor ou da autora principal.

9. Faça fichamentos

Na medida em que você vai lendo esse texto (e até outros textos), faça fichamentos ou fichas de leitura para registrar as principais ideias. Esses fichamentos vão poupar seu tempo na hora de escrever.

10. Verifique as lacunas do texto

Se questione sobre quais pontos o texto não abordou? Quais são as fraquezas dos argumentos?

Esse ponto tem bastante relação com os pontos contrários que você anotou. É extremamente importante você estruturar as críticas que fará.

11. Delimite as contribuições

Por fim, verifique quais são as contribuições importantes que o texto traz. Em quais as conclusões chegou que são importantes para o conhecimento científico?

Técnica de leitura de artigos da Science Magazine

Nada melhor do que aprender como ler artigos científicos com uma revista científica, que é quem escreve e edita esses textos.

Nessa perspectiva, a Science Magazine resolveu atender aos pedidos de socorro de estudantes e compartilhou dicas de pessoas pesquisadoras e cientistas, que escrevem e leem artigos todos os dias.

Na prática, a pergunta foi: quais estratégias você usa para ler e entender os artigos de forma mais fácil?

As respostas foram as seguintes:

Cecilia Tubiana, cientista no Max Planck Institute for Solar System Research (Alemanha)

Primeiro, eu pego a ideia geral do artigo lendo o resumo e a conclusão. A conclusão me ajuda a entender se os objetivos traçados no resumo foram alcançados e se o assunto é interessante para os meus próprios estudos. Eu também sempre olho os tabelas e as figuras do paper, elas me ajudam a ter uma primeira impressão sobre ele.  

Lina A. Colucci, concorrente ao doutorado na Harvard MIT Health Sciences and Technology Program. 

Algo que me ajuda muito é fazer anotações enquanto leio o artigo. Isso me torna uma leitora ativa no lugar de deixar apenas meus olhos passarem por montanhas de texto, esquecendo tudo que acabei de ler. Eu guardo, por exemplo, frases informativas do artigo no Word, assim como faço comentários e anoto questões que preciso explorar no futuro.

Jeremy C.Borniger, concorrente ao doutorado em neurociência na Ohio State University, Columbus (EUA).

Para captar os pontos principais do artigo, eu leio o resumo e já sigo para as imagens, tabelas e gráficos. Eu acho que eles são a parte mais importante dos artigos.

A Mettzer pode te ajudar na construção de uma trajetória científica mais leve

O processo de pesquisa pode ser muito gratificante e acolhedora, quando feita de forma coletiva e com afeto. E sabe quem pode te ajudar nesse caminho? A Mettzer

Para começar, a plataforma da Mettzer tem um editor de texto que formata todo trabalho, de forma automática, nas normas da ABNT: desde a capa até as referências bibliográficas.

Mas não é só isso. Nós somos a primeira e única plataforma digital que integra — em um único lugar, todo o ciclo do trabalho acadêmico e da pesquisa científica. 

Ou seja, nós criamos um fluxo de trabalho de pesquisa de ponta a ponta: desde o planejamento, a redação, a padronização, a orientação online, a publicação e a verificação de plágio.

Se interessou? Você pode testar de forma gratuita por 7 dias.

Junte-se a + de 1 milhão de estudantes que usam a Mettzer todos os dias! Juntos (as) somos mais fortes 🙂

formatação

compartilhe

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade