Exemplos de artigos científicos para te inspirar

compartilhe

Neste post você vai aprender o que é um artigo científico, sua estrutura e um passo a passo de como produzir esse tipo de trabalho. E pra deixar tudo mais simples, selecionamos exemplos de artigo científico bem conceituados para inspirar a sua escrita.


Sumário

  1. O que é artigo científico?
  2. Pra que serve um artigo científico?
  3. Como fazer um artigo científico – passo a passo
    Começando do zero
    Escolha a revista ou evento científico
    Estrutura do artigo científico
    Não esqueça de revisar
  4. Exemplos de artigos científicos
  5. Modelo de artigo científico da Mettzer

O artigo científico é um dos principais tipos de trabalho acadêmico, principalmente para estudantes da pós-graduação.

Por meio da publicação de artigos ocorre a divulgação do conhecimento científico e o fortalecimento da ciência.

Chegou o momento de construir o seu próprio artigo científico? Esse é um passo importante de pesquisa, e pra deixar esse caminho mais simples e leve selecionados as melhores dicas pra você.

Vem aprender tudo sobre esse processo!

O que é artigo científico?

Artigo científico é um tipo de trabalho acadêmico voltado para a divulgação de uma pesquisa científica. 

Uma das características centrais de um artigo científico é sua originalidade. Ou seja, deve ser resultado de uma pesquisa autoral cientificamente fundamentada – plágio nem pensar! 

A publicação de artigos é um passo fundamental para a carreira científica, mas também um bom exercício de pesquisa para pessoas que estão na graduação. Inclusive, em alguns cursos, o TCC pode ser solicitado em formato de artigo científico. 

Deu pra perceber um pouquinho da importância de um artigo científico, né? 

Se liga que tem mais! 😉

Pra que serve um artigo científico?

A publicação de artigos científicos possibilita a circulação e o debate entre ideias distintas, as quais devem ser organizadas dentro dos parâmetros da ciência. Isto é, com rigor teórico e metodologia científica.

Para que ocorra a certificação desse rigor científico, um artigo científico só será publicado após a avaliação dos pares, ou seja, da leitura e aprovação de outras pessoas pesquisadoras.

Por isso, a publicação de artigos científicos ocorre em revistas acadêmicas ou anais de eventos e congressos científicos. Nesses espaços, o artigo irá passar por um processo de revisão, sugestões ou alterações até chegar na sua versão final – pronto para a publicação!

Agora que você já sabe o que é um artigo científico e pra que serve esse tipo de trabalho acadêmico, vamos para um guia prático de como produzir um!

Como fazer um artigo científico – passo a passo

Precisa fazer um artigo científico e não sabe por onde começar? Se liga nesse passo a passo que preparamos para você.

Começando do zero

  • Definição dos elementos centrais de uma pesquisa

Antes de começar a pesquisa você precisa definir qual será o tema estudado. É importante escolher algo que te desperte curiosidade e mobilize o processo de pesquisa 🙂

Depois de escolher o tema, você deve delimitar o escopo da pesquisa, ou seja, formular o problema de pesquisa, os objetivos e a metodologia. Esse passo é central, pois é o momento em que você define as bases que vão estruturar toda a pesquisa.

  • Pesquisa bibliográfica e pesquisa empírica

Depois de delimitar a estrutura base da pesquisa é hora de coletar os dados — teóricos e empíricos. 

Você já sabe o tema do seu interesse o que você busca com a pesquisa (problema de pesquisa), agora é o momento de selecionar referências bibliográficas e ler bastante sobre o assunto! 

Tome cuidado para selecionar um referencial teórico-bibliográfico confiável. Para isso, dê preferência para busca em portais confiáveis como Periódico Capes, o Scielo e o Google Acadêmico.

Se a sua pesquisa possui coleta de dados empíricos, é nesse momento que você vai a campo ou laboratório aplicar a metodologia que você escolheu — realização de testes e observações ou aplicação de entrevistas, questionários, etc.

Já foi bastante coisa, né!? Fazer pesquisa é um trabalho complexo e minucioso.

Agora que você realizou de fato a pesquisa, coletando os dados e se aprofundando no referencial teórico, é hora de organizar tudo isso no formato de um artigo científico.

Vem comigo 😉

Escolha a revista ou evento científico

Antes de começar a escrever o artigo você precisa decidir onde você quer publicá-lo. Essa decisão é fundamental porque cada revista ou evento científico possui regras específicas para publicação.

Definir isso antes de começar a escrever poupa o seu tempo e otimiza a elaboração do artigo. Isso porque, ao direcionar sua escrita a partir das normas da revista ou evento, você não precisa voltar e alterar depois de ter tudo pronto. Dica de ouro, né?!

Estrutura do artigo científico

O tamanho de um artigo científico varia, normalmente, entre 15 a 25 páginas. 

Sua estrutura é composta por: título, resumo, palavras-chave, introdução, metodologia, discussão e resultados, conclusão e referências

Na imagem abaixo detalhamos cada parte da estrutura do artigo pra você. Olha só:

artigo-científico-exemplo

Não esqueça de revisar

Com o artigo já escrito de acordo com a estrutura e as normas da revista que você escolheu, o último passo é a revisão. É um passo muito importante, viu?! 

A revisão — tanto da ortografia quanto do conteúdo do artigo — é fundamental para deixar o trabalho coeso e checar possíveis erros.

Esse é o momento de reler todo o artigo com calma, encadear a argumentação de forma eficiente e padronizar o texto de acordo com as normas científicas exigidas — na maioria dos casos utiliza-se o padrão ABNT.

Você pode pedir para um colega ou professor (a) te auxiliar nesse processo. Um olhar de outra pessoa pode ser capaz de verificar erros que passam despercebidos pela nossa leitura. 

A ciência é uma prática coletiva! Nós produzimos e divulgamos para uma comunidade científica e para a sociedade como um todo  🙂

Exemplos de artigos científicos 

Bora colocar a mão na massa e produzir esse artigo? 

Para te dar ainda mais segurança no início da escrita, separamos exemplos de artigos bem avaliados para que você possa se inspirar. 

Vem conferir!

Artigo 1 — publicado na Revista Ciência & Saúde Coletiva (Qualis A1)

artigo-científico-exemplo

artigo-científico-exemplo

Artigo 2 — Revista Brasileira de Terapia Intensiva (Qualis B1)

artigo-cientifico-exemplo-título

artigo-exemplo

Modelo de artigo científico da Mettzer

Você sabia que a Mettzer tem um modelo de artigo prontinho pra você começar a escrever? Incrível, né!

E tem muito mais! Olha só.

A Mettzer também conta com modelos de projeto de pesquisa, resumo, relatório de estágio, artigo, TCC e não para por aí.

Somos a primeira e única plataforma digital que integra — em um único lugar, todo o ciclo do trabalho acadêmico. Desde o planejamento, orientação online, padronização ABNT e verificação de plágio.

Se interessou? Você pode testar de forma gratuita por 7 dias! 

Junte-se a + de 1 milhão de estudantes que usam a Mettzer todos os dias! Juntos (as) somos mais fortes 🙂

modelo de artigo

compartilhe

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade