Publicado em 22 de novembro de 2019. | Atualizado em 10 de junho de 2021.
O mestrado profissional é uma modalidade de pós-graduação stricto sensu, com foco na capacitação de profissionais para demandas do mercado.
O que é mestrado profissional?
O mestrado profissional é uma modalidade de pós-graduação stricto sensu, que tem o objetivo de capacitar profissionais nas diversas áreas do conhecimento, de maneira prática, para atuarem no mercado de trabalho.
Para isso, utiliza o estudo de técnicas, processos e temáticas que atendam às demandas do mercado de trabalho.
Já que o objetivo principal é contribuir com o setor produtivo do país e agregar um nível maior de competitividade e produtividade às empresas e às organizações, tanto públicas quanto privadas.
Embora o nível de exigência do curso seja alto, é possível cursar um mestrado profissional ao mesmo tempo que se mantém um emprego em turno integral.
Quanto tempo dura um mestrado profissional?
De forma geral, a duração de um curso de mestrado é de 18 a 24 meses.
Em alguns mestrados profissionais o curso pode durar de 12 a 18 meses.
Estrutura curricular do mestrado profissional
Por ser bastante específico, as propostas de cursos novos na modalidade mestrado profissional devem apresentar uma estrutura curricular que enfatize a articulação entre o conhecimento científico, o domínio da metodologia e a aplicação prática para o campo de atuação profissional específico.
Para atender a essa necessidade, uma parcela do quadro docente deve ter profissionais reconhecidos em suas áreas de conhecimento.
E esse reconhecimento não deve ser apenas acadêmico, mas especialmente em relação à atuação profissional em alguma área pertinente à proposta do curso.
Essas especificidades do mestrado profissional exigem que se acompanhe e se avalie o curso com critérios diferentes do mestrado acadêmico. Afinal de contas, são cursos com abordagens diferentes.
Quem autoriza, reconhece e renova os cursos de mestrado profissional é a avaliação da CAPES a partir das exigências previstas na legislação.
Título de mestre e a dissertação
Ao completar o curso de mestrado acadêmico, você receberá o título de mestre ou mestra na área específica que foi estudada.
No entanto, para receber o título, você deve apresentar uma dissertação sobre um tema específico, que tenha relevância para o ramo de estudo que você escolheu.
Nesse caso, o trabalho final deve obrigatoriamente vincular-se a algum problema real da área de atuação. De maneira geral, a dissertação pode ter diversos formatos, mas geralmente é um estudo de caso.
Além de escrever a dissertação, você também deve defender o trabalho em uma banca de avaliação. Sendo que, pelo menos, um membro dessa banca deve ser de fora da instituição.
Regulamentação do mestrado profissional pela CAPES
A Resolução nº 7, de 11 de dezembro de 2017 da CAPES estabelece as normas para o funcionamento de cursos de pós-graduação stricto sensu.
A permissão para organizar cursos de mestrado e doutorado em modalidade de cursos profissionais está no art. 2º dessa resolução.
Além disso, conforme o parágrafo 1º, a avaliação e o reconhecimento dos cursos deverão levar em consideração os seguintes quesitos:
I – a capacitação profissional qualificada para práticas avançadas, inovadoras e transformadoras dos processos de trabalho, visando atender às demandas sociais, econômicas e organizacionais dos diversos setores da economia;
II – a transferência de conhecimento para a sociedade de forma a atender às demandas sociais e econômicas, com vistas ao desenvolvimento nacional, regional e local;
III – a contribuição para agregação de conhecimentos de forma a impulsionar o aumento da produtividade em empresas, organizações públicas e privadas;
IV – a atenção aos processos e procedimentos de inovação, seja em atividades industriais geradoras de produtos, quanto na organização de serviços públicos ou privados.
Mestrado profissional no ensino à distância (EAD)
A partir do desenvolvimento tecnológico e das adaptações às mudanças da sociedade, o número de cursos de mestrado profissional à distância vem crescendo bastante.
O curso à distância, como você já sabe, é uma modalidade de ensino não-presencia. Ou seja: dispensa-se a presença física de um professor ou de um tutor para ministrar as aulas. Da mesma forma, dispensa-se a presença física de estudantes para assistir a todas as aulas.
Então, estudantes assistem às aulas a partir de computadores em qualquer lugar do mundo, desde que cumpram os requisitos básicos e específicos do curso.
Em relação à instituição de ensino, sabe-se que é necessário que cumpram algumas determinações do MEC (Ministério da Educação) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
A metodologia dos cursos de mestrado profissional à distância, contudo, variam de acordo com o programa da instituição que o oferece.
Mesmo assistindo às aulas à distância, exige-se alguns encontros e atividades presenciais como: provas, qualificação e apresentação da dissertação.
Para poder oferecer um curso de mestrado à distância, a instituição de ensino precisa receber reconhecimento do MEC. Além disso, deve submeter o programa à autorização da Capes e comprovar que mantém um grupo de pesquisa na mesa área de conhecimento do curso.
Se cumpridas essas premissas, o diploma do mestrado EaD terá a mesma validade que o diploma do curso presencial.
Para quê serve o mestrado profissional?
De forma geral, os objetivos do curso de mestrado profissional estão listados no artigo 4º da mesma Resolução:
I – capacitar profissionais qualificados para o exercício da prática profissional avançada e transformadora de procedimentos, visando atender demandas sociais, organizacionais ou profissionais e do mercado de trabalho;
II – transferir conhecimento para a sociedade, atendendo demandas específicas e de arranjos produtivos com vistas ao desenvolvimento nacional, regional ou local;
III – promover a articulação integrada da formação profissional com entidades demandantes de naturezas diversas, visando melhorar a eficácia e a eficiência das organizações públicas e privadas por meio da solução de problemas e geração e aplicação de processos de inovação apropriados;
IV – contribuir para agregar competitividade e aumentar a produtividade em empresas, organizações públicas e privadas.
Por que fazer um Mestrado Profissional?
O mestrado profissional oportuniza aprofundar conhecimentos teóricos e práticos da sua área de atuação, para que seja possível aplicá-los em sua atuação profissional.
Além disso, permite que o aluno alcance o mais alto nível profissional. O que é muito interessante para incrementar o Currículo Lattes e desenvolver sua carreira.
Neste sentido, ele proporciona uma sólida formação intelectual junto com a possibilidade de testar teorias, desenvolver ferramentas e trocar conhecimentos com outros profissionais.
No entanto, tenha em mente que a exigência sobre estudantes do curso de mestrado profissional é alta. ,
Então, não recomenda-se para quem deseja apenas um diploma.
Qual é a diferença entre o mestrado profissional e o MBA? MBA?
O MBA, do inglês Master Business Administration, é um curso de pós-graduação lato sensu no Brasil.
O MEC não considera o MBA como um curso de mestrado, principalmente por não exigir fundamentos científicos, como o projeto e a dissertação, por exemplo.
O objetivo maior do MBA é formar líderes empresariais. Por essa razão, indica-se para quem quer desenvolver-se como gestor, a partir de ferramentas estratégicas e executivas para os negócios.
Isso abrange um conhecimento mais amplo, em que os estudos de caso capacitam os alunos a tomarem decisões corretas.
Já no mestrado profissional o enfoque é um forte embasamento conceitual e analítico a respeito dos problemas, o que se dá pelo processo e método científico, propondo técnicas e aplicações com base no conhecimento empírico.
Qual é a diferença entre mestrado profissional e mestrado acadêmico?
O mestrado acadêmico é um curso de pós graduação, que tem o objetivo de formar pesquisadores em áreas específicas do conhecimento.
Na hierarquia dos graus acadêmico, o mestrado está entre a graduação, seja licenciatura ou bacharelado ou tecnólogo, e o doutorado.
Ou seja: é um grau acadêmico que uma instituição de ensino superior concede. Por isso, considera-se como um curso de pós-graduação stricto sensu.
A principal distinção entre o mestrado acadêmico e o mestrado profissional é o enfoque dos cursos.
Enquanto o mestrado acadêmico tem um foco mais teórico, para formar profissionais pesquisadores, o mestrado profissional tem um foco mais prático, para aprimorar competências profissionais que se relacionam ao mercado de trabalho.
Então, para quem deseja seguir uma carreira docente ou carreira acadêmica, indica-se o mestrado acadêmico, não o profissional.
Como funciona o processo seletivo?
Para ser admitido como aluno do mestrado profissional, o aluno deve passar por um processo seletivo.
A instituição de ensino tem certa liberdade para definir como será essa seleção, mas geralmente ela ocorre com as seguintes etapas:
- Análise da documentação, composta por documentos de identificação, currículo lattes, diploma, histórico escolar e proposta de projeto de pesquisa;
- Prova escrita, podendo ser tanto objetiva quanto descritiva, o que depende bastante do edital;
- A exigência de proficiência em um segundo idioma, geralmente inglês;
- Entrevista.
Formatação automática de dissertação nas normas da ABNT
E se você precisar desenvolver a dissertação do seu mestrado profissional, não esqueça que você pode contar com a nossa ajuda.
Você já deve saber que independente do tipo de trabalho – pode ser um TCC, uma monografia, um artigo científico, uma dissertação e até uma tese de doutorado, você deve respeitar as normas da ABNT.
E nisso nós podemos te ajudar. O Mettzer é melhor editor do mercado que formata automaticamente qualquer trabalho de acordo com as normas da ABNT: desde a capa até às referências bibliográficas e às citações.
Junte-se aos mais de 750 mil estudantes que usam o Mettzer todos os dias!
Faça um teste gratuito por 7 dias agora mesmo 🙂
Doutoranda no programa Interdisciplinar em Ciências Humanas. Bacharela e mestra em Direito e pesquisadora desde o primeiro semestre da faculdade.
Boa noite,
poderia me informar qual a lei que determina : A duração de um curso de mestrado é de 18 a 24 meses. Em alguns mestrados profissionais o curso pode durar de 12 a 18 meses.
Oi, Tânia. Tudo bem?
É uma regulamentação do MEC.
Um abraço.