Seminário: como me preparar para esse tipo de trabalho?

compartilhe

Está precisando fazer um seminário? Esse é um guia com tudo que você precisa saber. Vem conferir!

Publicado em 08/03/2021. Atualizado em 20/12/2023.


Sumário

  1. O que é um seminário?
  2. Qual é a estrutura de um seminário?
  3. Como fazer a apresentação de um seminário?
  4. Dicas de oratória
  5. Formatação automática de trabalhos nas normas da ABNT

Você precisa fazer um seminário, mas só de ouvir essa palavra já vem um frio da barriga?

Então, me deixa te ajudar. Esse é um guia com tudo que você precisa saber para sair ilesa de um seminário e, no fim, também tirar um boa nota.

E já vou logo avisando: talvez no começo você ache estranho, mas seminário é realmente uma boa forma de aprender sobre o tema. Principalmente se é você que vai apresentar e não só assistir.

Isso quer dizer que, no final das contas, é beeem possível que também vá valer a pena.

Então, mãos à obra.

O que é um seminário?

O seminário é um tipo de trabalho acadêmico ou um evento acadêmico, que tem como foco principal a oralidade. Ou seja: é um procedimento metodológico, que pressupõe uma exposição oral, para explicar e apresentar comentários e análises sobre algum tema.

Você pode apresentar um seminário de forma individual ou em grupo.

A aprendizagem em um seminário é ativa. Quer dizer, os participantes devem pesquisar e organizar informações, a partir de colaboração recíproca, para apresentar aos demais colegas.

Daí a importância de participar de um seminário, já que, diferente do conhecimento construído com a exposição do professor – que é passivo – nos seminários, os alunos e as alunos têm a oportunidade de participar ativamente na construção do tema.

É comum que a pessoa apresentadora utilize alguns recursos audiovisuais – como apresentação de PowerPoint – para enriquecer e facilitar a compreensão do conteúdo.

É importante ter em mente que o seminário pode servir em diferentes situações: tanto é um tipo de evento científico com exposições orais de diversos trabalhos, como também é uma forma de apresentar um trabalho acadêmico.

Quer dizer, pode ser um critério de uma nota em disciplinas da graduação e da pós-graduação.

Em todas essas situações, o objetivo do seminário é acrescentar conhecimentos ao assunto, sem focar necessariamente na apresentação de resultados.

No final da exposição, abre-se espaço para uma discussão, para que as pessoas que estão assistindo comentem sobre o tema e façam perguntas.

Qual é a estrutura de um seminário?

Bom, o seminário pode acontecer de diversas formas. No entanto, deve-se focar em apresentar sua análise sobre o assunto, a partir de uma visão científica.

De toda forma, existem alguns passos que se deve cumprir.

1. Introdução

Na introdução deve-se:

2. Desenvolvimento

No desenvolvimento é o momento de apresentar a análise os comentários sobre o tema.

3. Conclusão

Na conclusão do seminário deve-se:

Como fazer a apresentação de um seminário?

Essa é, definitivamente, a pergunta que vale barras de ouro.

Para tentar resolvê-la, pensei em dicas para facilitar o percurso e, no final, criei um roteiro com um passo a passo.

Se você puder ajudar com mais uma ideia, não deixe de nos contar, ok?

Escolha bem seu grupo

Bom, eu sei que nem sempre isso é possível. Às vezes, o próprio professor que define os grupos. Em outros casos, você não tem muitas opções de colegas, com que gostaria de fazer o trabalho.

Mas essa também é uma lição que pode virar um aprendizado do seminário. Não tem como fugir disso.

Afinal, – eu sei que é clichê – cada pessoa tem sua individualidade, seus pontos de vista e formas de fazer as atividades. Aqui estão infinitas oportunidade de aprender.

Caso você tenha oportunidade de escolher, pensa em colegas com os quais você tem certa afinidade e abertura. Mas não só isso. É importante pensar em pessoas que tenham o mesmo nível de disposição e comprometimento com o trabalho.

É fundamental que todas as pessoas do grupo saibam ouvir e respeitar as opiniões diferentes, para que as etapas do trabalho aconteçam com maior tranquilidade.

Comece de algum lugar

Saiba que muitos clichês passam a fazer sentido durante o trabalho, inclusive o “comece do começo”.

Vocês vão precisar começar de algum lugar, não tem como fugir da tela em branco. Daí a necessidade de se pensar em um planejamento realista.

Você vai precisar ter uma visão clara de todas as atividades que serão necessárias. É muito importante trabalhar de forma organizada e eficiente. Isso vai ajudar muito o começo. Você vai economizar tempo e evitar estresse desnecessário.

Para tornar tudo mais simples, você pode adotar algumas técnicas que facilitam a produtividade acadêmica.

Outra dica é colocar atenção em alguns hábitos que podem prejudicar o processo, como, por exemplo, a procrastinação.

Divida as tarefas de forma justa

O grupo deve dividir as tarefas e estabelecer prazos para cada uma delas. Ao separar as funções de cada pessoa do grupo, leve em consideração as habilidades particulares de cada um.

Nesse ponto, você pode contar com a ajuda da tecnologia, para compartilhar arquivos e anotações, com o dropbox, google docs e evernote, por exemplo.

Estabeleça prazos e metas possíveis

Para cumprir o prazo do trabalho, é fundamental definir um cronograma, a partir de etapas e tarefas bem planejadas.

Mas, vamos lá. Não basta apenas estipulá-los. As pessoas do grupo devem cumprir os prazos.

Deste modo, o ideal é criar um cronograma detalhado desde o início.

Você pode fazer uma tabela simples com a ordem de execução, o nome da tarefa, a data de início, a data de entrega e a pessoa responsável por fazê-la. Divida as tarefas no maior número possível e evite prazos muito longos.

Tome cuidado para estabelecer prazos que sejam possíveis de cumprir. Um prazo inexequível também é inútil.

Inclua a apresentação como uma etapa do trabalho

Bom, a primeira dica pode parecer um pouco óbvia. Mas não é.

Muitas pessoas gastam todo o tempo e energia elaborando a parte escrita do trabalho e esquecem de pensar na apresentação.

Só que montar uma apresentação não é só fazer os slides. Você também vai precisar montar um roteiro e treinar a apresentação, por exemplo. E essas etapas também levam algum tempo.

O resultado disso é que muitas vezes o seminário não representa a qualidade da pesquisa.

Daí a necessidade de ter de um planejamento realista, que inclua a apresentação como uma das etapas do trabalho.

Para isso, você vai precisar ter uma visão clara de todas as atividades que serão necessárias.

É muito importante trabalhar de forma organizada e eficiente. Isso vai ajudar muito o começo. Você vai economizar tempo e evitar estresse desnecessário.

Para tornar tudo mais simples, você pode adotar algumas técnicas que facilitam a produtividade acadêmica.

Outra dica é colocar atenção em alguns hábitos que podem prejudicar o processo, como, por exemplo, a procrastinação.

Mas, vamos lá. Não basta apenas estipular os prazos para as atividades. As pessoas do grupo devem cumprir esses prazos.

Deste modo, o ideal é criar um cronograma detalhado desde o início.

Você pode fazer uma tabela simples com a ordem de execução, o nome da tarefa, a data de início, a data de entrega e a pessoa responsável por fazê-la. Divida as tarefas no maior número possível e evite prazos muito longos.

Tome cuidado para estabelecer prazos que sejam possíveis de cumprir. Um prazo inexequível também é inútil.

Elabore um roteiro para sua apresentação

A melhor maneira de afastar o nervosismo antes da apresentação do seminário é com preparação e planejamento.

Saber de antemão o que você vai falar, como vai relacionar os tópicos e quais conceitos deve enfatizar, por exemplo, é um ótimo jeito de organizar sua fala. Essa organização também facilita a memorização.

E justamente para isso que o roteiro serve: para fazer essa organização, pois ele vai ajudar a estabelecer uma linha de raciocínio que você deve seguir durante a apresentação.

Desta forma, você saberá quais são os pontos centrais da sua fala. Vai ficar muito mais fácil mentalizar o que precisa ser dito e diminui as chances de acontecerem ‘brancos’ durante sua apresentação.

Faça uma síntese do seu trabalho

Outro ponto importante que você deve ter em mente é que é impossível abordar todos conteúdo em alguns minutos de exposição oral.

Por este motivo, é importante saber priorizar os conteúdos mais importantes que deverão ser priorizados na fala, para que você consiga apresentar no tempo disponível.

Durante a preparação do seu roteiro, anote quais são os tópicos centrais da fala e depois escreva o texto do que você irá falar relacionando-os.

Isso facilita para que você consiga fazer uma síntese a partir dos conceitos principais do seu trabalho e também ajuda na memorização.

Prepare a apresentação em slides

Os slides da sua apresentação devem servir para guiar a exposição do conteúdo do trabalho, não para apresentar o trabalho por você.

Por este motivo, economize nos textos dos slides, deixando-os apenas para destacar citações e conceitos importantes ou apresentar dados como gráficos, tabelas, estatísticas, entre outros elementos do tipo.

Lembre-se que os slides devem ser esteticamente bonitos e limpos. Claros e assertivos. Você vai precisar dedicar um tempo para isso.

Você também não deve ler os slides durante a apresentação. Isso faz com que as pessoas que estão assistindo percam o foco. Além do mais, você pode parecer despreparado.

 Use os slides apenas como referência para se manter no roteiro, mas evite ficar olhando para os slides e concentre o foco da plateia na sua fala.

Estude e ensaie a sua apresentação

A essa altura do campeonato, você já conhece o teu trabalho de trás para frente, não é mesmo? 

Mas continuar lendo e estudando é a melhor forma de você atingir o domínio do conteúdo necessário para se sentir confortável e seguro na sua apresentação.

Por esse motivo, leia muitas vezes o roteiro que você preparou. Se certifique dos conceitos centrais do trabalho e ensaie a sua apresentação.

Uma dica é apresentar o seu trabalho para outras pessoas. Elas podem te dar dicas ou fazer perguntas que podem auxiliar na evolução da tua apresentação.

Se você conseguir, grave um vídeo do seu ensaio. Ao se assistir, você pode identificar pontos que precisam melhorar e sua apresentação ficará muito mais segura e natural.

Se certifique sobre o funcionamento de equipamentos com antecedência

É importante que você chegue no local da apresentação com antecedência, para conferir itens como: computador, projetor, som, pendrive.

Assim, você previna que ocorram problemas com esses equipamentos, o que também pode prejudicar seu tempo e sua exposição.

Preste atenção na sua fala e na sua postura

Apesar do tempo de apresentação ser curto, procure não falar rápido demais. Isso pode dificultar que as pessoas entendam o que você está falando e também pode transparecer nervosismo.

Por isso, fale devagar e claramente. Utilize um tom mais sério e formal, mas que possa ser compreendido por todas as pessoas presentes na sala.

Também preste atenção em sua postura. É importante ter uma postura mais centrada, para deixar o foco no  que realmente importa, que é o conteúdo do trabalho.

Assim, evite gesticular muito ou ficar se movimentando durante a fala. Não olhe apenas para um professor, mas para a plateia da sua apresentação.

Pense em usar roupas menos informais. Só que tome cuidado nesse ponto: você deve estar confortável com essa escolha. Afinal, é provável que você fique em pé, na frente da sala, com muitos colegas assistindo. Se você usar uma roupa que não costuma usar ou que se sente desconfortável, é possível passar essa insegurança para a fala também.

E não custa lembrar: desligue o celular antes de começar a sua apresentação.

Cuidado com o tempo

O tempo de apresentação costuma ser curto. Esse tempo varia de acordo com o professor. De forma geral, dura entre 20 e 30 minutos.

Mas deixa eu te dizer: de forma alguma, trabalhos bons são necessariamente trabalhos longos. Você precisa focar na qualidade da informação que está passando aos colegas.

Muitas vezes, apresentações muito longas acabam se tornando chatas e as pessoas não prestam atenção até o final.

Por isso, é muito importante tomar cuidado para não perder o foco durante a apresentação e falar apenas sobre tópicos importantes.

Para isso, cronometre sua apresentação durante os ensaios e tome cuidado para não atrasar.

Além do mais, lembre-se que esse tempo deve ser compartilhado com os colegas do grupo. É realmente deselegante você ocupar todo o tempo disponível e deixar seus colegas sem tempo.

Lide bem com os “brancos” que surgirem

Eu preciso te dizer que: independente de você estar com o trabalho na ponta da língua, mesmo assim podem surgir brancos no meio da sua fala. É natural. Acontece com todas as pessoas mortais.

Então, você não tem outra opção a não ser lidar com eles, quando surgirem.

E, se eu fosse você, tentaria lidar bem com esses brancos: entenda que eles acontecem – e isso não significa que seu trabalho é ruim ou que você apresenta mal -. Faça uma pausa e não tenha pressa de continuar: respira fundo, bebe um gole de água e, só então, retome seu roteiro.

Afinal de contas, você já estudou todo o trabalho, não vai ser difícil retomar de onde parou.

Se prepare para as perguntas e para discussão

Depois de apresentar o seminário, é possível que a professora e os colegas façam perguntas sobre o tema.

Nunca interrompa a fala das pessoas. Escute até o final e só então faça suas considerações, sendo o mais direto e objetivo possível.

Também não fique retrucando ou justificando algum ponto do trabalho, apenas ouça e respeite a opinião e, se for necessário, se comprometa a alterar essa parte do trabalho.

Caso surja uma pergunta que você não sabe a resposta, seja sincera e diga que você não pesquisou sobre aquele tópico específico ou que ele não fazia parte do escopo do seu trabalho.

Não leve uma crítica para o lado pessoal, mas como oportunidade para desenvolver habilidades. Saiba argumentar e defender seu trabalho de forma educada.

Dicas de oratória

Mas, não importa a situação, falar em público está longe de ser uma tarefa fácil, não é mesmo?

Por esse motivo, vale à pena reservar um tempinho para estudar dicas de oratória.

Oratória nada mais é do que conseguir falar bem em público. E isso não significa apenas transmitir uma mensagem.

Além de comunicar a mensagem, você também deve passar segurança e tornar o momento agradável e menos cansativo possível.

Então, confira algumas técnicas de oratória para usar na apresentação de seu trabalho:

Preste atenção na respiração

Olha, ficar nervosa na apresentação de um seminário é absolutamente comum. Isso quer dizer que você tem que apresentá-lo apesar de todo nervosismo que aparecer.

E a respiração pode te ajudar a lidar bem com o nervosismo.

Para isso, você não pode esquecer de…respirar! Evite respirar em um ritmo acelerado. Utilize frases pequenas e coloque atenção na respiração nos intervalos das palavras. Faça pausas quando for possível.

A confiança começa na postura

É isso. Ao manter uma postura correta, você passa a mensagem de segurança. E não só para outras pessoas.

A pesquisa científica de Amy Cuddy, pesquisadora e professora de Harvard, indicou que a postura correta transmite mensagens de autoconfiança para o cérebro.

Então, tente manter a coluna reta. Os ombros e o pescoço devem ficar relaxados, para afastar a tensão.

Ao perceber sua postura, tanto o seu próprio cérebro, quanto outras pessoas, vão acreditar que você realmente está confiante.

Evite gestos involuntários

Você sabe do que eu estou falando né? Quem nunca assistiu a uma apresentação que o apresentador não parava de mexer no cabelo, por exemplo?

Esse é realmente um dos gestos mais famoso. Algumas pessoas ficam tocando incessantemente o anel ou outro acessório, como brincos e relógio. Outras pessoas ficam levantando as mangas da camisa constantemente.

Parece inocente, mas se for muito frequente, o gesto acaba tomando um lugar de destaque na apresentação.

A dica aqui é antecipar a correção do gesto involuntário antes que ele aconteça. Isso só pode ser corrigido se você testar a apresentação na frente de outras pessoas ou gravar sua própria apresentação.

Só assim você vai perceber que tem a tendência de fazê-lo e pode evitar no momento da apresentação de verdade.

Evite vícios de linguagem

Esse é outra mania que as pessoas desenvolvem nas apresentações. Os vícios de linguagem aparecem entre uma frase e outra, para preencher um espaço vazio na fala até que o apresentador relembre o próximo ponto de seu discurso.

A dica para evitar os vícios de linguagem é treinar e praticar a apresentação. A tendência é que os vícios desapareçam com os treinos.

Se os vícios de linguagem persistirem, a segunda dica é substitui-los por pausas. Você deve aceitar o silêncio naqueles segundos e retomar do ponto que parou quando conseguir. Bora praticar?

Formatação automática de trabalhos nas normas da ABNT

Independente do tipo de trabalho acadêmico, não esqueça que você deve seguir a formatação das regras da ABNT, ok?

Mas, você não precisa se preocupar, pois a Mettzer faz isso pra você de forma automática!

Afinal, o editor de texto de Mettzer formata qualquer trabalho acadêmico — automaticamente — nas normas ABNT. Isso mesmo, formatação automática da capa até as referências 😉

Além disso, nosso editor gera citações e referências de maneira automática para você! 

Assim, você não precisa se preocupar com os detalhes exigidos pela ABNT e pode dedicar seu tempo para o que realmente importa: pesquisar e desenvolver o conteúdo do seu trabalho.

Inclusive, você pode começar seu texto a partir de um modelo de trabalho – seja um TCC, uma monografia, dissertação e até tese.

Ah, e tem mais — a Mettzer conta também com um verificador de plágio para garantir a originalidade dos seus trabalhos acadêmicos.

Incrível, né?!

Você pode fazer um teste gratuito por 7 dias 🙂

compartilhe

8 comentários em “Seminário: como me preparar para esse tipo de trabalho?”

    • Oi, Mileny. Tudo bem?

      Não tem um número específico.
      Isso pode depender do assunto e do tempo de dedicação de cada pessoa.

      Um abraço!

      Responder
  1. Em um seminário de promoção pode colocar vídeo de uma propaganda de muito sucesso? Ex: da Parmalat

    Responder
  2. Olá Beatriz Coelho

    Boas práticas, obrigado por dividir seu conhecimento…

    Realmente aquisição, retenção e transferência faz o mundo girar.

    Responder
    • Oi Adilson, tudo bem?

      Fico feliz que tenha curtido os conteúdos.
      Estamos sempre à disposição.

      Um abraço!

      Responder
  3. Olá, eu sou estudante de Biblioteconomia, mas infelizmente eu tranquei por dois motivo, doença em família e também por falta de domínio. Pois eu tenho muita dificuldade para apresentar um trabalho em público. Mas, eu quero quebrar este tabu que está me privando de ser uma pessoa formada na profissão que é um sonho desde que eu tinha 7 anos de idade eu já brincava de ser bibliotecária. Porém agora eu vou ler tudo que você está ensinando e creio que vou conquistar a minha formatura com lovor,gratidão por suas técnicas compartilhadas com quem precisa assim como eu.

    Responder
    • Oi, Maiza. Tudo bem?

      Ficarei torcendo pelo seu retorno à faculdade e por sua formatura.
      Se você tiver alguma dúvida, é só nos escrever, ok?

      Conte conosco!

      Um abraço.

      Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade