Mão na massa: como fazer revisão bibliográfica no seu trabalho?

compartilhe

Post atualizado em: 28 de dezembro de 2023.

Esse é um guia com todas as dicas necessárias para fazer uma boa revisão bibliográfica em seu trabalho acadêmico. Vem conferir!


Sumário

  1. O que é uma revisão bibliográfica?
  2. Para quê serve a revisão bibliográfica?
  3. Qual é a importância da revisão bibliográfica no trabalho?
  4. Como fazer uma revisão bibliográfica?
  5. A Mettzer pode te ajudar a fazer sua revisão bibliográfica

Nós costumamos ouvir muitas queixas dos estudantes que estão escrevendo TCC. E uma queixa bastante comum é sobre não conseguir fazer a revisão bibliográfica.

Não é por menos. Afinal, a revisão bibliográfica é uma parte fundamental do trabalho, que ajuda a entender o tema da pesquisa em si. Então, é natural que surjam dúvidas nesse percurso.

A boa notícia é que existem alguns caminhos que ajudam a fazê-la. E nisso nós podemos te ajudar. 

Esse é um guia com todas as dicas necessárias para fazer uma boa revisão bibliográfica.

Pega seu café e vem ver 🙂

O que é uma revisão bibliográfica?

O primeiro grande passo é entender o que é a revisão bibliográfica de um trabalho, que também pode ser chamada de referencial teórico, fundamentação teórica, revisão de literatura, abordagem teórica, embasamento teórico e por aí vai. Então, você pode acreditar quando dizem por aí que esses termos não têm diferença entre si, ok?

A revisão bibliográfica é, de forma geral, a revisão das pesquisas e das discussões de outros autores sobre o tema que será abordado em seu trabalho. Ou seja: é a contribuição das teorias de outros autores para a sua pesquisa.

Você também deve ter em mente que a revisão bibliográfica pode ser uma revisão integrativa ou sistemática. Então, é importante ficar por dentro desses assuntos.

Todo trabalho acadêmico segue uma estrutura básica que compreende elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais. A revisão bibliográfica faz parte dessa estrutura. Quer dizer, é um item obrigatório nos trabalhos.

Para quê serve a revisão bibliográfica?

A revisão bibliográfica serve, portanto, como embasamento teórico para a pesquisa que você está desenvolvendo.

Afinal, nenhum texto acadêmico começa do zero. Sempre tem alguém que já escreveu, nem que seja um pouquinho, sobre o tema. É aí que entram as citações e as referências bibliográficas.

Nessa perspectiva, você pode incluir textos, artigos, livros, periódicos e demais materiais referentes à bibliografia de um trabalho científico.

Só existem dois pré-requisitos: 1) deve ser uma fonte de pesquisa confiável; e 2) toda fonte de pesquisa deve ser devidamente referenciada para evitar que se comenta plágio.

A construção de uma narrativa lógica a partir das citações resulta na fundamentação teórica.

Marco teórico

Você também pode definir a fundamentação teórica de seu trabalho por marco teórico.

O marco teórico delimita a abrangência da pesquisa. Isto é, as teorias, os conceitos e os métodos ficam delimitados a partir do tempo, da localidade e da área do conhecimento.

Isso significa que você deve manter uma coerência na fundamentação teórica do seu trabalho.

Por exemplo: se você está escrevendo seu trabalho com base em um autor que defende que as prisões deve servir para reintegrar o sujeito que cometeu o crime na sociedade, você não pode agregar à teoria outro autor que entende que “bandido bom é bandido morto”. A não ser que você utilize as duas teorias para mostrar a diferença entre elas. Entende?

Esse conceito é mais profundamente explorado no mestrado e no doutorado, mas se você pensar nisso desde o TCC, pode ser mais fácil de construir uma fundamentação teórica coerente em sua pesquisa.

Qual é a importância da revisão bibliográfica no trabalho?

Então, a revisão bibliográfica garante a confiabilidade e a qualidade técnica e científica do trabalho.

Em outras palavras, dá a certificação de que o trabalho possui um embasamento teórico e científico firme.

Para entender melhor, é só você pensar que autores renomados dão credibilidade à produção acadêmica.

Mas, nesse ponto, tome cuidado. Você não pode usar um autor apenas porque ele é reconhecido, mas porque a teoria que ele escreve faz sentido para sua pesquisa.

Enfim, é a partir disso que você demonstra que sabe sobre o que você pesquisou e entende sobre o tema que está escrevendo.

Como fazer uma revisão bibliográfica?

Tudo bem, você deve estar pensando: ok, já sei o que é a revisão bibliográfica, mas como fazer uma?

Estou aqui para isso. Mãos à obra.

Delimite a metodologia da sua pesquisa

É importante que, antes de começar a sua pesquisa bibliográfica, você tenha muito bem delineado o tema, o problema de pesquisa, os objetivos e a metodologia do seu trabalho.

Esses elementos direcionam o olhar da sua pesquisa e indicam o que você deve pesquisar.

Pesquise em fontes confiáveis

Para que seu trabalho tenha uma boa fundamentação teórica você deve utilizar apenas fontes de pesquisa confiáveis.

Por esse motivo, ao reunir sua bibliografia, tome cuidado com as ferramentas de pesquisa de internet. Limite as consultas aos sites de instituições conceituadas, como instituições de ensino e de pesquisa.

Evite pesquisa em conteúdos de opinião e em artigos da wikipédia. Apesar de ser uma fonte de pesquisa colaborativa, o controle de veracidade e de qualidade do conteúdo não é tão rigoroso.

Enfim, tome cuidado para não espalhar fake news ou informações de site de credibilidade questionável.

Sem dúvida, os livros ainda não são as fontes de pesquisa menos controversas. Mas você também pode pesquisar em materiais mais atualizados, como periódicos e diretórios acadêmicos. Conheça o Scielo e o Google Acadêmico.

Além do mais, as dissertações e as teses também podem trazer contribuições confiáveis e importantes sobre os temas.

Ao reunir todo esse material, você vai conseguir apresentar os conceitos centrais da sua pesquisa, sob a ótica do que já estava sendo pesquisado por outros autores.

Considere utilizar fichamentos

O fichamento é uma técnica importante para montar a sua revisão bibliográfica. Isso porque, a partir dos fichamentos, é possível organizar as ideias e ter controle sobre todo o conteúdo que você já acessou sobre o tema.

Esse é o objetivo deste modelo de trabalho: organizar e concentrar as principais ideias da obra.

Só que antes de mais nada, é necessário esclarecer que fichamento não é um resumo. O resumo é a sintetização de todo objeto. O fichamento, por outro lado, é feito em tópicos em fichas, apenas das partes mais importantes da obra.

Ele pode até parecer complicado e trabalhoso no início. Mas, depois, você vai perceber que ele é uma mão na roda para economizar tempo e te ajudar no desenvolvimento da escrita.

Preparamos um modelo prontinho de fichamento. É só acessar por aqui:

modelo de fichamento

Contextualize sua pesquisa

Você precisa indicar em que pé está o tema que você está pesquisando. É o que se chama de estado da arte.

Então, informe-se sobre os trabalhos recentes ou sobre as pesquisas em andamento que tratam sobre o tema.

Assim, você vai conseguir, por exemplo, verificar qual é a solução para os problemas da atualidade ou como evoluiu certa teoria.

Tenha atenção às normas da ABNT

A fundamentação teórica também deve obedecer às normas da ABNT. Para isso, você vai precisar cuidar de alguns detalhes bem específicos.

A primeira questão é fazer as citações e as referências de forma correta.

As referências bibliográficas e as citações servem para dar crédito às citações e bases teóricas. Por essa razão, são elementos obrigatórios da estrutura de um trabalho acadêmico, especialmente para evitar que se cometa plágio.

A partir das referências também é possível identificar e localizar as fontes de pesquisa do trabalho.

Temos conteúdos específicos sobre esses assuntos. Você deve, por exemplo, saber diferenciar as citações diretas das citações indiretas.

Veja no esquema abaixo uma lista com modelos de referências bibliográficas:

referências bibliográficas
referências bibliográficas

A Mettzer pode te ajudar a fazer sua revisão bibliográfica

Não sei se você já sabe, mas a Mettzer pode te ajudar (e muito!) a fazer seus trabalhos acadêmicos.  

Nós somos a primeira e única plataforma digital que integra — em um único lugar, todo o ciclo do trabalho acadêmico e da pesquisa científica.

Para começar, a plataforma da Mettzer tem um editor de texto que formata todo trabalho — de forma automática — nas normas da ABNT: desde a capa até as referências bibliográficas. Incrível né?!

Além disso, você pode começar sua resenha a partir de um modelo pronto. Você não precisa se preocupar com a formatação, só incluir seu conteúdo.  

Se interessou? Você pode testar de forma gratuita por 7 dias 🙂

tempo de formatação
compartilhe

19 comentários em “Mão na massa: como fazer revisão bibliográfica no seu trabalho?”

  1. Foi o único texto que achei até então que me trouxe uma ideia mais prática e um pouco menos teórica da revisão bibliográfica. Muito bom

    Responder
  2. Minha monografia é toda bibliográfica. Não terá pesquisa de campo, daí a minha duvida: o capítulo discussões e resultados só entra na monografia se eu tiver feito pesquisa de campo?

    Porque meu entendimento é, se é toda bibliográfica eu escrevo os capítulos fazendo as citações e colocando as minhas considerações a respeito de cada citação e no final dos 3 capítulos coloco o capítulo das considerações finais.

    Qual dessas duas formas devo colocar lembrando que não tem pesquisa de campo na minha monografia

    Responder
    • Oi, Paloma. Tudo bem?

      A estrutura da monografia pode ser no formato que tu falou.
      Mas também pode ter um capítulo com as discussões de resultados.
      Depende muito do objetivo central do trabalho.
      A melhor forma é conversar com a pessoa que está te orientando, viu?

      Um abraço!

      Responder
  3. Estou no desespero absoluto, minha cabeça dói, quanto mais leio menos entendo. Como vou conseguir??
    Preciso de ajuda de Deus e de pessoas porque preciso conseguir fazer o TCC.

    Responder
    • Oi Jucelia, tudo bem?

      Bom, vamos lá. Vou tentar te ajudar, ok?

      1. Primeiro, pegue um papel e monte a estrutura dos seus capítulos: o que você quer falar em cada um deles? Faça com maior detalhes que conseguir.
      2. Vai no Google acadêmico com uma palavra-chave (o tema do primeiro capítulo do trabalho). Leia o resumo dos artigos e escolha 5 para ler inteiro.
      3. Faz uma leitura dinâmica e identifica quais as informações você precisa focar sua atenção.
      4. Enquanto lê os 5 trabalhos, vai anotando as contribuições principais. Confira a lista de referência bibliográfica desse artigo, veja se tem algo que pode ser especial para você.
      5. Quando você fizer isso com os 5 artigos, veja se já consegue começar a escrever o capítulo, conforme a estrutura que você montou no item “1”.

      Não deixe de testar o editor da Mettzer, para não precisar se preocupar com a formatação nas normas da ABNT.
      Qualquer dúvida, volte aqui, ok?
      Espero que ajude.
      Um abraço!

      Responder
  4. Simplesmente impecável, de uma pesquisadora sem rumos, a uma pesquisadora totalmente orientada!! Texto perfeito, didática esplêndida, grata pelo conteúdo!

    Responder
  5. O que eu achei!!!!!!!!????

    SIMPLESMENTE, MARAVILHOSO, abriu a minha mente e deu um rumo para meu TG.
    Muito, muito obrigada.

    Abrçs

    Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade