A ciência na linha de frente do conhecimento, entenda sua importância!

compartilhe

A ciência leva em consideração um conjunto de procedimentos sistemáticos, que se apoiam no raciocínio lógico, e usa métodos para encontrar soluções ou explicar algum tema, com rigor científico. 


Sumário

  1. O que é ciência?
  2. Como funciona o surgimento de um conhecimento científico?
  3. Ciência não é senso comum
  4. Ciência não é um argumento de autoridade
  5. Não é uma crença inquestionável
  6. Tipos de ciência
  7. O que é método científico?
  8. Etapas do método científico
  9. Mas, afinal, por que a ciência é importante? 
  10. A ciência no Brasil
  11. Conheça a profissão dos cientistas e pesquisadores

Talvez você não saiba, mas a ciência é nosso combustível diário. Se fosse pensar em uma motivação que une a todos nós aqui da Mettzer, eu diria que é propulsionar e democratizar a ciência.

Eu sei que você já ouviu falar muito de ciência e de pesquisas científicas. Mas, afinal, você realmente sabe o que é e como funcionam?

É muito difícil explicar onde de fato surgiu a ciência, porém, sabemos que ela começou a ganhar seus holofotes em meados do século VI a.c. Isso, graças às pessoas pensadoras pré-socráticas gregas que deram os primeiros passos nas práticas científicas, deixando o misticismo de lado e dando início a liberdade da investigação intelectual. 

A partir daí, a ciência pode evoluir o bastante para se tornar essencial no cotidiano das pessoas.

Se você não sabe muito bem o que é a ciência ou a importância da ciência, está tudo bem. Eu escrevi esse conteúdo pensando em você.

O que é ciência?

Vindo do latim “scentia”, o significado da palavra é “conhecimento”. Mas afinal, o que é esse conhecimento? 

Você já deve saber que a ciência compreende inúmeras pesquisas, e claro, inúmeros fatos. O que talvez você não saiba é que, diferente da religião, por exemplo, o conhecimento científico precisa se fundamentar em testes e argumentos fáticos.

 Então, qualquer pessoa, crente ou descrente, pode chegar à mesma conclusão que a pessoa pesquisadora ou até mesmo refutá-las, caso tenha embasamento científico para isso. 

Vamos a um exemplo: não existe nenhum indício fático de indícios que Adão e Eva realmente existiram. Então, isso não pode ser considerado um dado científico. Por outro lado, temos dados que comprovam a evolução humana,  e o início da humanidade na Terra. Ou seja, esses são conhecimentos científicos que podem ser testados, validados e justificados.

Como funciona o surgimento de um conhecimento científico?

A formação do conhecimento científico passa, de forma obrigatória, pela compreensão de que a ciência atende a um procedimento metódico cujo objetivo é conhecer, interpretar e intervir na realidade.

Isto é, a ciência é composta principalmente por três elementos: a observação, a experimentação e as leis. Esse é, em linhas gerais, o método científico. 

Então, o conhecimento científico jamais será uma mera suposição, porque é um conhecimento obtido como resultado da aplicação do método científico

Ou seja: em linhas gerais, a ciência – a partir da pesquisa científica – leva em consideração um conjunto de procedimentos sistemáticos, que se apoiam no raciocínio lógico, e usa métodos científicos para encontrar soluções ou explicar algum tema.

Por ser um conjunto de procedimentos sistemáticos, a pesquisa científica pode ser classificada quanto à abordagem, à natureza, aos objetivos e aos procedimentos. 

Em relação à abordagem, por exemplo, a pesquisa pode ser qualitativa ou quantitativa. Mas você pode ler mais sobre os tipos de pesquisas científicas aqui

Não é por menos que a ideia de ciência fique distante das pessoas. Definir o que é ciência não é das tarefas mais fáceis. Também é didático pensar a definição de ciência a partir do que não é ciência. 

Ciência não é senso comum

O senso comum é o conjunto de saberes adquiridos e transmitidos no cotidiano. O senso comum depende das experiências de vida e oferece respostas às questões frequentes do dia a dia. É um saber transferido de geração em geração.  

Por exemplo, colocar um pedacinho de algodão na testa do bebê para fazer parar o soluço. Você já ouviu isso? É um conhecimento que minha avó passou para minha mãe. Espalhou por toda família. Minha avó, com certeza, aprendeu com sua avó. E aí por diante. Esse é um saber do senso comum. Não existe comprovação científica que utilizar o algodão realmente resolve.

Ciência não é um argumento de autoridade

Para ser um conhecimento científico não basta que tenha sido falado por um cientista reconhecido. Precisa ser comprovado cientificamente. 

Por exemplo, não bastou que Einstein tenha falado sobre a teoria da relatividade para que ela fosse considerada científica. Ele precisou comprová-la a partir de um método científico.

Isto é, a ciência não é importante porque foi dita por determinadas pessoas que são reconhecidas e consideradas importantes. Isso é um mero argumento de autoridade. Mas porque é comprovada a partir de um método científico. 

Vamos falar sobre o método científico com detalhes mais adiante.

Não é uma crença inquestionável

Essa é a grande diferença entre ciência e religião. Enquanto a religião se baseia em um dogma que é aceito pela fé e inquestionavelmente aceito, toda afirmação científica deve ser fundamentada e passível de testes.

Você pode comprar cientificamente a eficácia da penicilina para tratar infecções bacterianas, mas você não pode comprovar a existência do céu e do inferno.

Tipos de ciência

A ciência é uma área bem diversa e com um foco de atuação bem amplo.

Quer entender melhor?  Vamos ver quais são os campos científicos que existem. 🙂

Ciências biológicas

A ciência biológica visa estudar os seres vivos em geral: de bactérias até nós seres humanos. Ou seja, é o campo da biologia como ciência, estudando o funcionamento dos organismos vivos.

Ciências contábeis

As ciências contábeis é o campo que envolve diversos conhecimentos financeiros. A pessoa profissional fica responsável por coordenar os negócios de uma empresa, por exemplo, organizando lucros, despesas, e faturamentos.

Ciências exatas

As ciências exatas são para quem gosta de raciocínio lógico, tendo como principais áreas a física, a química e a matemática. Esse estudo consegue explicar muitas coisas, como,: experimentos, leis e teoria, define expressões quantitativas, eventos que a aplicação dos números, segundo uma ordem lógica, etc.

Ciências da natureza

Através das ciências da natureza ficamos por dentro dos aspectos físicos do nosso mundo.   Essa área envolve astronomia, química, geologia, biologia e física. É daí que podemos explicar todos os tipos de fenômenos no nosso mundo como, por exemplo, desastres naturais.

Ciências sociais 

Através das ciências sociais e é possível conhecer as relações das pessoas e dos diferentes grupos de pessoas. Essa área busca entender como funciona a sociedade, a partir da análise das suas origens, do seu desenvolvimento, dos seus hábitos e de suas culturas.

Agora que vimos as diferentes áreas da ciência, precisamos saber como funciona a ciência em si. Ela é bem regrada e possui diversas etapas que podemos chamar de método científico.

O que é método científico?

O trabalho da pessoa cientista é bastante rigoroso, por isso, é essencial seguir algumas regras. Essas regras se constituem em algumas etapas, o que chamamos de método científico.

Essas etapas são necessárias para livrar a pesquisa da subjetividade das pessoas pesquisadoras. Sendo assim, os conhecimentos produzidos são considerados científicos e válidos. 

Ou seja: o método científico é a conexão entre o conhecimento teórico, a prática e a técnica, que garante rigor científico à pesquisa. Sobre os tipos de métodos científicos você pode ler aqui

tipos de métodos científicos

Etapas do método científico

Normalmente, mas não necessariamente, a utilização do método científico segue um caminho básico que orienta o planejamento da pesquisa científica.

Observação

Aqui é onde tudo começa, ou seja, é a coleta de informações qualitativas ou quantitativas sobre um fenômeno. É onde ele vai olhar para a situação e decidir o que precisa ser feito.

Você pode observar, por exemplo, que “o mercado de empresas feitas por mulheres que produzem produtos artesanais está crescendo”. Ou então que “atualmente as crianças não assistem mais aos canais abertos da televisão”. 

Questionamento

A partir desse olhar cuidadoso, elabore um problema para sua pesquisa. Essa é a etapa em que o cientista organiza questões sobre o que foi observado.

Por exemplo: “Por que está aumentando o número de empresas feitas por mulheres que produzem artesanais?” Ou “Por que as crianças não estão mais assistindo à canais abertos da televisão?”. 

Hipóteses

Nesta etapa, você deve tentar responder à pergunta que foi elaborada, a partir do levantamento de hipóteses. Aqui, você deve utilizar conhecimentos prévios para supor respostas plausíveis aos questionamentos. 

Definição da metodologia

Existem várias formas de se comprovar a veracidade (ou não) de um fenômeno. Você deve definir quais serão os procedimentos e as técnicas utilizadas na sua pesquisa. Isto é, definir qual é a metodologia científica de seu trabalho. 

Teste sua hipótese

Agora, você deverá direcionar sua atenção à pesquisa bibliográfica e aos experimentos. Ao unir teoria e prática, você deve testar as hipóteses levantadas. 

Análise de resultados

Em seguida, você deve analisar os resultados. Nessa etapa, você deve verificar, a partir dos dados e dos resultados coletados, se o problema central da pesquisa foi respondido.

Conclusão

Por fim, a partir de tudo que foi pesquisado e dos resultados analisados, você deve apresentar suas conclusões sobre a pesquisa. É possível que se construa uma explicação, princípios, teoria ou uma lei que possa contribuir como conhecimento científico.

Mas, afinal, por que a ciência é importante?

A partir do renascimento e humanismo, a ignorância foi deixada pra trás e, a partir disso, a ciência foi recebendo sua devida importância — especialmente para alcançar novas descobertas e explicações de fenômenos naturais.

O Brasil ocupa o nono lugar no ranking de publicações científicas no mundo. Na América Latina, nosso país ocupa o primeiro lugar. 

A ciência é fundamental para a construção, aquisição e manutenção do conhecimento. Aqui se encaixam os diversos tipos de pesquisa científica, como TCC, monografia, iniciação científica, dissertação e tese.

É por meio dessas pesquisas que podemos compreender o mundo em sua complexidade e solucionar problemas. 

Só assim encontramos possibilidades de transformar o mundo em que vivemos. Ou, pelo menos, de transformar algumas práticas do mundo.

A ciência nos liberta da ignorância e faz com que possamos abrir nossos olhos para compreender um pouco melhor sobre a natureza e a humanidade. 

Não apenas isso, com a ciência podemos ter uma qualidade de vida melhor, como por exemplo, as vacinas utilizadas para controlar a situação do COVID-19 no Brasil.

Também é a partir da ciência que surgem novas tecnologias de proteção ambiental. É a partir da ciência que são feitas análises de impactos socioambientais. 

Ou, a invenção de um novo tipo de material que substitua um material poluente. Foram cientistas que descobriram como funciona o sistema solar e como funcionam os sistemas sociais. 

Quer dizer, ao responder a grandes perguntas e solucionar desafios importantes da sociedade, a ciência constrói conhecimento, melhora educação e a qualidade de vida das pessoas, reduzindo desigualdades e construindo pontes.  Mas, para que isso aconteça, é necessário dar abertura para que ela possa nos favorecer, porém, este não é o cenário que temos no país.

A ciência no Brasil

No Brasil, a ciência vem enfrentando muitos desafios, a maioria devido à falta de investimentos do governo. Em 2022 foram vetados 13% do valor destinado à Capes/CNPQ.

Essas bolsas são de extrema importância para que as pessoas das universidades – tanto estudantes de graduação e pós-graduação quanto pesquisadoras – possam  produzir ciência. Só assim será possível  disseminar novos conhecimentos e fazer com que o ciclo científico rode. Porém, atualmente esse ciclo está sendo interrompido.

Essa redução de investimentos para ciência acaba dificultando o trabalho de muitos pesquisadores e muitas universidades no nosso país. 

São vários casos de pessoas pesquisadoras renomadas que precisam sair do país para que  possam continuar sua pesquisa. Ou, então, receberam propostas melhores – tanto de remuneração financeira, quanto de estrutura, materiais, livros e grupos de pesquisas  se comparadas às do Brasil.

A importância da divulgação científica

Em 2020 até meados de 2021 tivemos uma grande propagação de fake news no Brasil em relação à produção científica de vacinas. Em razão disso, o país foi tomado por um alto índice de desinformação e movimentos de anticiência, pautados nadescredibilidade e desconfiança sobre os procedimentos científicos. 

Como resultado disso, boa parte da população se recusou a tomar a vacina para combater o vírus do Covid-19, por conta das notícias falsas. Como se não bastasse, o combate à pandemia enfrentou resistência de notícias falsas sobre medicamentos (sem eficácia cientificamente comprovada).

Esse é um exemplo clássico e contemporâneo da importância da divulgação científica. As pessoas precisam conhecer como funciona todo (com linguagem acessível e democrática), para que voltem a acreditar na ciência. 

Além do mais, a divulgação científica por parte da mídia é muito importante, pois os fatos serão checados e validados, impedindo que informações falsas sigam adiante. 

E quando temos essa informação em mãos, temos a oportunidade de analisá-las e, assim, desenvolver nosso pensamento crítico.

Conheça a profissão dos cientistas e pesquisadores

Os cientistas e pesquisadores são pessoas que desenvolvem pesquisas, a partir de um método científico. Em outras palavras, a partir de uma metodologia, testam e comprovam hipóteses para chegar em conclusões nas diversas áreas do conhecimento. Ou seja, são as pessoas responsáveis por produzir e construir a ciência. 

Vincula-se a formalização da profissão de cientista ao processo de institucionalização da ciência no Brasil. O primeiro grande marco foi a criação do Conselho de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), em 1951.

Quem trabalha com ciência deve ter um foco principal: produzir conhecimento científico. A conclusão do conhecimento científico deve ser algo aplicável na vida das pessoas.

A rotina desses profissionais inclui: desenvolver pesquisas, publicar artigos científicos, participar de eventos acadêmicos, ministrar palestras e realizar treinamentos.

No Brasil, vale seguir a carreira de cientista? 

Como sabemos, a área da ciência é uma das mais necessárias para o mundo. Afinal, é por conta dela que temos tecnologia, medicamentos, tratamentos de doenças e muitas outras coisas. 

Para se tornar um cientista no país, é necessário anos de estudo, além de toda graduação, mestrado e doutorado. Além do mais, é preciso investir horas de estudo diário para dar continuidade às pesquisas. 

Mas, como dito anteriormente, é necessário verbas para que isso aconteça. Afinal de contas, as pessoas precisam de uma estrutura mínima confortável para se dedicarem às suas pesquisas.  

Com todos esses cortes e também com as novas regras de concessão de bolsas, trabalhar como cientista no Brasil não é uma coisa fácil. Esse é um dos principais motivos da diáspora científica no Brasil (que é o nome dado à emigração de pessoas cientistas para o exterior).

Apesar de todos os desafios, a profissão do cientista é de grande importância para o desenvolvimento da sociedade. O trabalho afeta positivamente todo nosso dia a dia e é essencial que seja lembrado e respeitado. 

Se você precisa desenvolver uma pesquisa científica, conte conosco para otimizar a sua produção.

A Mettzer é o melhor editor de textos do mercado, que formata de forma automatizada qualquer trabalhos nas normas ABNT.

Assim, você ganha tempo e tranquilidade e pode se dedicar exclusivamente à ciência.

Se interessou? Faça um teste gratuito agora mesmo.

O que é ciência?

Ciência é conhecimento, é com ela que iniciamos pesquisas, compreendendo como as coisas funcionam, e claro, tudo isso com fatos.

Qual a importância da ciência

A ciência é importante para que possamos entender como nós e o mundo de fato funciona. A ciência nos liberta da ignorância em prol da educação.

Como é ser cientista?

Cientista é aquele que trabalha com pesquisas e desenvolvimento. O profissional pode trabalhar em inúmeras áreas, como: saúde, artes, política, tecnologia, educação, etc.

compartilhe

4 comentários em “A ciência na linha de frente do conhecimento, entenda sua importância!”

  1. Achei o texto interessante e didático sobre o assunto e gostaria de comentar sobre a dificuldade de se definir o que é “ciência”. No texto, o conhecimento aparenta se desenvolve sempre de forma linear, com a necessidade de ser um constante progresso para ajudar a sociedade. Nesse caso, você estaria contrariando a linha de pensamento de Thomas Kuhn, na qual estabeleceu que a ciência é dividida por paradigmas e diz que não avança de forma gradual e linear, mas sim através de revoluções científicas. Para ele, a ciência passa por períodos de estabilidade, nos quais um paradigma dominante orienta a pesquisa e por momentos de ruptura, tais paradigmas são substituídos por novos. Durante as revoluções científicas, ocorrem mudanças fundamentais nas concepções teóricas, metodológicas e até mesmo nas visões de mundo dos cientistas. Outro ponto a ser falado, é que foi comentado sobre ramos da ciência e nesse quesito sua compreensão está de acordo com o pensamento de Kuhn, que incluem a Filosofia e Sociologia, por exemplo, como ciências. Ao contrário de Karl Popper, que defendia o falsificacionismo como critério de demarcação entre a ciência e a não-ciência. A validade de uma teoria científica não pode ser confirmada, apenas pode ser corroborada, ou seja, deve ser capaz de ser testada de maneira empírica e estar sujeita à refutação.

    Responder
  2. Sempre é bom ressaltar a importância das Ciências, principalmente nos tempos atuais em que há uma tentativa de desvalorização, um negacionismo científico que pode ser confirmado quando observamos os diversos cortes orçamentários destinados as instituições que fazem pesquisa no Brasil. Achei interessante o seu texto nesse aspecto. Sobre o tema, gostaria de expor a dificuldade de se definir o que é “Ciência” e como se dá a construção dos conhecimentos científicos ao longo da história. Devido a isso, diversos autores se dedicaram a pensar e estudar sobre esse tema e demonstraram a complexidade envolvida. Apesar de não ter referências bibliográficas, ao meu ver seu texto traz concepções da Ciência principalmente indutivistas, onde é colocada grande importância no método científico, principalmente na etapa de observação de forma neutra e testes através da experimentação. No texto, parece que o conhecimento se desenvolve sempre de forma linear, tendo a sempre ser um progresso. O Bachelard critica essa ideia de linearidade, acredita que a Ciência é construída através de constantes recomeços, rupturas. Karl Popper acreditava que só é conhecimento científico se puder ser falseado, ou seja, testado a partir de experimentos. No entanto, Popper foi além, estudou sobre o papel da observação tão valorizada pelos indutivistas. Ele coloca que para que um conhecimento científico se torne inválido basta uma única observação que fuja do que se espera. Paul Karl Feyerabend também criticava a ideia de um método científico único para construir conhecimentos científicos, defendia um anarquismo científico. ´Pensar de modo contra- indutivista para ele leva a grandes descobertas. Gostaria de saber o seu ponto de vista e dos demais leitores sobre essas e outras concepções do que é “Ciência” e como se dá a construção dos conhecimentos científicos.

    Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade