O estudo de caso é um método de pesquisa científica para observar um tema na realidade a partir de um caso concreto, para explicar como e por que o fenômeno acontece.
Você está aqui porque quer fazer um trabalho a partir de uma análise de um caso concreto em um estudo de caso. Acertei?
Bom, vou começar te falando que essa é, provavelmente, uma ótima ideia 🙂
Ao analisar um contexto específico na prática, que é o seu objeto de pesquisa, você consegue demonstrar credibilidade e construir autoridade sobre o tema.
Mas, mais do que isso, também aproxima a construção de conhecimentos científicos da realidade prática do mundo. O que pode ajudar a pensar em soluções para problemas cotidianos das pessoas.
Não por acaso, muitos trabalhos acadêmicos usam o estudo de caso como método de pesquisa.
Mas como fazer um bom estudo de caso? Eis a pergunta de ouro. Não tem um único jeito ou uma receita de bolo, é uma somatória de fatores importantes.
Vou te contar alguns pontos importantes que vão te ajudar nesse percurso.
O que é estudo de caso?
Quando você pensa em um estudo de caso, o que vem à sua mente?
Pois bem. Assim como o próprio nome diz, o estudo de caso é um método de pesquisa para observar um tema dentro de um caso concreto.
Quer dizer, o foco da pesquisa é um contexto específico que acontece na vida real. Isso significa dizer que é um método de pesquisa com investigação empírica.
As conclusões do estudo de caso devem explicar como e por que o fenômeno acontece.
Neste sentido, um estudo de caso se propõe a identificar um problema, analisar as evidências, desenvolver argumentos lógicos, avaliar e propor soluções para um fenômeno.
Ou seja: é um dos tipos de pesquisa cientifíca e se vale da coleta de dados qualitativos, através de um ou de mais de um método.
Se essa parte ficou confusa, não precisa se preocupar. Em breve, vamos retomar essas ideias.
Qual é o objeto do estudo de caso?
O objeto do estudo de caso é qualquer unidade individual. Pode ser uma pessoa, um grupo, uma comunidade, uma organização, enfim.
De maneira geral, os estudos de caso estudam casos concretos e contemporâneos. Por esse motivo, o pesquisador não tem controle sobre os eventos.
Qual é a importância de fazer um estudo de caso?
Ao contrário de outros tipos de pesquisa, os estudos de caso permitem a observação e a análise de detalhes de um fenômeno na vida real.
Ou seja: os estudos de caso fogem da abstração de teorias, para analisar fenômenos complexos e significativos da vida real. E, consequentemente, as conclusões podem se aproximar de propor soluções para problemas práticos nas vidas das pessoas.
Além do mais, existe a preocupação de produzir um conhecimento aprofundado sobre algo específico.
Então, as conclusões das pesquisas de estudo de caso nunca generalizam ou focam em um grande grupo.
Objetivos gerais
Os objetivos gerais dos estudos de caso são:
- Compreender um evento e, ao mesmo tempo, desenvolver teorias que o expliquem.
- Muito além de descrever os fatos, proporcionar novos conhecimento sobre o fenômeno.
- Explorar, descrever, explicar, avaliar, propor soluções e transformar.
Contudo, os estudos de casos podem ter objetivos específicos, que variam de acordo com a área na qual são utilizados.
Em pesquisas acadêmicas, o objetivo principal é verificar a capacidade do aluno de investigar o fenômeno, de propor soluções, de estabelecer relações entre as variáveis.
Quer dizer, o foco da análise é a capacidade de desenvolvimento da pesquisa pelo aluno.
Por outro lado, em temas de inovação, chama atenção o caráter de referência dos estudos de caso.
Isto é, os pesquisadores utilizam os estudos de casos como uma ação de benchmarking, a partir da qual outros negócios podem aprender com as melhores práticas.
Características gerais
As características gerais de um estudo de caso são:
- A observação do fenômeno em seu ambiente natural.
- Vários meios de coleta de dados.
- Estuda-se o caso com profundidade e complexidade.
- O problema de pesquisa envolve questões de “como” e “por que”.
- As variáveis são especificadas previamente pelo pesquisador.
- Foco em eventos atuais.
Tipos de estudos de caso
A partir do objetivo central, classifica-se os estudos de casos como exploratórios, descritivos ou explicativos.
De forma geral, a classificação parte do grau de familiaridade do tema e o quanto será aprofundado.
Exploratório
O estudo de caso exploratório tem o objetivo de conquistar maior familiaridade na compreensão de um fenômeno pouco ou nada estudado.
Então, desenvolve-se esse tipo de estudo em casos que não existem tantos dados e informações disponíveis.
Por exemplo, um estudo de caso de uma dissertação em uma comunidade indígena recém descoberta na Amazônia é um caso de estudo de caso exploratório.
Descritivo
O estudo de caso descritivo é aquele que descreve um fenômeno ou objeto de estudo bem definido e analisa a relação entre suas variáveis. O tipo de pesquisa descritiva mais popular é o case.
Em termos gerais, a finalidade do estudo de caso descritivo é descrever, com muitos detalhes, uma solução aplicada em algum contexto, dando abertura à compreensão de outros eventos.
Ao longo da descrição, o estudo permite responder às questões “como” e “por que”.
Também, existe certo destaque para os caminhos e as variáveis do processo.
Explicativo
O estudo de caso explicativo registra e analisa os fenômenos estudados. Mas, mais que isso: a preocupação central desse tipo de pesquisa é identificar e explicar fatores que contribuem para a ocorrência de determinados fenômenos.
É o tipo de pesquisa com maior aprofundamento, porque objetiva explicar a realidade.
Por exemplo, uma pesquisa de uma tese de doutorado em que se desenvolvem estudos explicar o motivo de faltar água em determinados bairros de uma cidade.
Vantagens de realizar um estudo de caso
Depois de conhecer os detalhes de estudo de caso, você já deve ter pensado em algumas vantagens de realizá-lo.
De todo modo, vamos listar abaixo as principais:
- Alcançar um conhecimento profundo sobre o tema específico.
- Aperfeiçoar serviços e propor soluções para problemas a partir dos resultados da pesquisa.
- Informações detalhadas e sistematizadas baseadas em um contexto real: pesquisas que são baseadas em fatos reais são mais aplicáveis à realidade.
- Construir autoridade sobre determinado assunto.
Exemplo de estudo de caso na vida acadêmica
Imagine uma escola onde a taxa de falta dos estudantes está muito alta, ou seja, alunos estão deixando de frequentar as aulas.
Um grupo de pesquisadores toma conhecimento da situação e decide realizar um estudo de caso para investigar os fatores que estão influenciando essas faltas.
Para isso, eles entrevistam pais, professores e os próprios alunos. Além das entrevistas, analisam estudos acadêmicos sobre abandono escolar para obter uma visão mais ampla do problema.
Com a coleta de dados, os pesquisadores descobrem que uma grande empresa local fechou suas portas recentemente, deixando muitas famílias sem renda. Para ajudar em casa, alguns alunos deixaram a escola para trabalhar, o que contribuiu para o aumento na taxa de evasão.
O estudo permitiu identificar os motivos por trás do abandono escolar. Com essas informações, a prefeitura, a escola e a comunidade podem buscar soluções para reduzir a evasão.
De uma análise mais ampla, conclui-se que o desemprego dos responsáveis, que acaba levando as crianças a assumir responsabilidades financeiras, é um fator importante que pode influenciar a evasão escolar.
Exemplo de estudo de caso em negócios
Vamos supor que ua rede de cafeterias percebeu uma queda nas vendas em uma de suas unidades nos últimos meses. A gerência está preocupada e decide entender o que está acontecendo para evitar que o problema se espalhe para outras lojas.
Para isso, a empresa faz um estudo de caso e analisa as possíveis causas da queda. A equipe começa entrevistando clientes habituais e funcionários da unidade afetada, e também realiza uma análise dos dados financeiros e de movimentação da loja.
Após a coleta de informações, a equipe descobre alguns pontos importantes: a concorrência na área aumentou com a abertura de uma nova cafeteria e, ao mesmo tempo, os clientes sentem que o atendimento na unidade caiu de qualidade, com longas esperas e falta de produtos no cardápio em horários de pico.
A partir desse estudo, a empresa tem uma visão mais clara dos problemas e oportunidades. E assim, melhorar todas as situações que estavam diminuindo as vendas
Como fazer um estudo de caso?
Para realizar o estudo de caso, é preciso saber escolher quais procedimentos adotar para se chegar ao objetivo da investigação.
Depois de apresentarmos os conceitos e os objetivos, você pode se sentir confortável para desenvolver o seu próprio estudo de caso.
Pensando nisso separamos algumas dicas para ajudar no desenvolvimento de sua pesquisa para o TCC:
Pensando a metodologia
Objeto de estudo
Em primeiro lugar, para realizar um estudo de caso, é preciso definir o que será estudado. Ou seja: é necessário escolher o objeto de pesquisa da área de interesse.
Se é um projeto de pesquisa na área de medicina, por exemplo, procure um caso clínico que se encaixe em suas pretensões de estudo.
Ou, se é sobre inovação na área de administração, procure uma empresa que teve sucesso com uma inovação.
Lembre-se que um estudo de caso deve explicar um fenômeno específico. E assim como todos os trabalhos acadêmicos, também deve ser sobre um assunto relevante.
Problema de pesquisa
Junto ao objeto de pesquisa, deve-se ter em vista o problema de pesquisa, que é a questão que será respondida com a pesquisa.
Para a estratégia de estudo de caso são mais prováveis as questões do tipo “como” e “por que”.
Referências bibliográficas
O estudo de caso não dispensa um referencial teórico. Então, é preciso apresentar uma bibliografia para o caso escolhido.
Caso você pretenda estudar sobre processos gerenciais em setores de recursos humanos no curso de psicologia, por exemplo, você deve estudar livros e pesquisas que sejam referências nessa área.
No final, não se esqueça de indicar de forma correta as referências bibliográficas de todas as fontes de pesquisa que você utilizou no seu trabalho.
Procedimentos
Além do mais, é preciso saber escolher quais procedimentos adotar para se chegar ao objetivo da investigação. Você deve responder às seguintes questões:
- Qual questão quero estudar?
- Quais dados são relevantes?
- Quais dados devo coletar?
- Como analisar os resultados?
Essa é uma parte fundamental da elaboração do estudo de caso, pois essa abordagem não prescreve métodos rígidos de pesquisa para seguir.
Então, você tem a liberdade de escolher a metodologia de coleta de dados mais adequada à sua pesquisa.
Também deve-se selecionar quais serão as ferramentas de investigação. Afinal de contas, o estudo de caso não acontece totalmente dentro de uma biblioteca, mas também demanda uma pesquisa de campo.
Recursos importantes:
Deste modo, é preciso reunir recursos que serão importantes para a elaboração da pesquisa, tais como:
- Obter acesso ao objeto do estudo;
- Selecionar entrevistados-chave;
- Desenvolver um procedimento para coleta de dados para análise de dados;
- Estabelecer um cronograma claro com as atividades de pesquisa;
- Outros itens que podem ser necessários para o estudo de caso.
É importante registrar como foi a coleta de dados. Isso significa guardar a entrevista, descrever o local, fazer anotações sobre suas observações e percepções.
Análise de dados
Após coletar e analisar os dados, você terá as evidências do seu caso, que se constituem pelos resultados das análises.
As fontes de evidências são os documentos, registro, entrevistas, observação direta e os demais recursos que você considerar pertinentes para o estudo.
A partir das evidências , você poderá cruzar os resultados da sua investigação com as teorias que servem de fundamentação.
Assim, cria-se um cenário que você pode mostrar a aplicação prática de uma teoria e suas consequências, trazendo muito mais solidez para seu trabalho.
Caso o estudo de caso esteja apresentando um exemplo de sucesso, é preciso identificar os problemas que foram enfrentados e solucionados.
De todo modo, é importante ter em mente que o principal objetivo é gerar conhecimento sobre um fato, a partir de um problema.
E, como você já sabe, o estudo de caso é uma ótima técnica de pesquisa para explicar um contexto específico.
Seja como for, em todos os casos, lembre-se que as questões “como” e “por que” devem ser respondidas.
Modelo de estudo de caso
Com base nas dicas de realização de estudos de caso para TCC, pensamos em um modelo de estrutura para o seu trabalho.
Sem dúvida, a estrutura e a formatação de seu TCC deve obedecer às normas da ABNT e aos padrões específicos da instituição de ensino.
Mas esse modelo pode te ajudar a separar os tópicos do seu trabalho e saber o que escrever em cada um deles.
As seções e subseções para um bom estudo de caso são:
Introdução
Na introdução, você pode incluir:
- A descrição do problema de pesquisa;
- Os objetivos da pesquisa;
- O contexto e o local de aplicação da pesquisa
Metodologia do estudo de caso
Na metodologia, você deve deixar claro quais são:
- As questões de pesquisa;
- A seleção de participantes e de casos estudados;
- Os procedimentos de coleta de dados;
- O processo de análise de dados;
Resultados
Nos resultados, deve-se apresentar:
- A descrição dos participantes e dos casos estudados;
- Os procedimentos de execução da pesquisa;
- A análise e interpretação dos aspectos observados;
Conclusão e considerações finais:
Por fim, na conclusão, você não pode deixar de incluir:
- Uma breve descrição da pesquisa;
- O resumo das conclusões da pesquisa;
- A relação com evidências existentes;
- Os impactos e implicações que os resultados podem gerar;
- As limitações do estudo;
- Algumas sugestões para projetos futuros, se tiver.
Exemplos de estudo de caso
Agora que você já sabe como fazer um estudo de caso, vamos pensar em exemplos para fixar o conteúdo.
Como utilizar na área acadêmica
Usa-se a modalidade de estudo de casos com frequência nas ciências biomédicas e sociais.
Estudo de caso unitário:
Os exemplos mais comuns para esse tipo de estudo são os que focam apenas em uma unidade:
- Um indivíduo: como, por exemplo, uma dissertação na área da enfermagem sobre um caso clínico raro.
- Um pequeno grupo: como, por exemplo, uma pesquisa científica em nutrição sobre os hábitos de alimentação de uma comunidade do interior.
- Uma instituição: como, por exemplo, um projeto de pesquisa de Pedagogia sobre o processo de aprendizagem de alunos de uma escola de método Waldorf.
- Um programa: como, por exemplo, uma tese em ciências sociais sobre os efeitos do programa Bolsa Família em uma cidade do nordeste do Brasil.
- Um evento: como, por exemplo, um TCC em Publicidade e Propaganda sobre as notícias midiáticas nas eleições municipais.
Estudos de casos múltiplos
Mas também podem existir estudos de casos múltiplos conduzidos de forma simultânea.
Como, por exemplo, um trabalho acadêmico sobre profissionais oceanógrafos que conviveram por meses com pescadores.
Ou, então, uma pesquisa sobre a aprendizagem de alunos de diversas escolas de método Waldorf.
Além do mais, conversamos com o jornalista, mestre e doutorando interdisciplinar em Ciências Humanas João Marcelo Faxina, que deu uma ótima contribuição sobre o assunto:
Durante a graduação em jornalismo, utilizei o estudo de caso como um dos métodos de meu trabalho de conclusão de curso (TCC), que buscou investigar as tensões e sobreposições entre os campos da saúde e da beleza em uma revista de circulação nacional. Uma vez a pesquisa em questão envolvia a análise de poucos objetos – matérias jornalísticas – de modo a conhecê-los em profundidade, a escolha pareceu adequada a esse propósito. Além disso, acredito que uma das vantagens desse método é sua versatilidade, já que pode ser combinado a outras ferramentas, qualitativas ou quantitativas. Eu o associei, por exemplo, à análise de conteúdo e também a uma perspectiva discursiva (Análise Crítica do Discurso).
Formas de aprendizagem a partir do estudo de caso
Além de um método de pesquisa, os estudos de caso também podem ser uma técnica de aprendizagem.
É nesse sentido que são desenvolvidos o Método Harvard e a aprendizagem baseada em problemas.
O método Havard é uma dinâmica que utiliza a técnica de sala de aula invertida para estimular a aprendizagem de forma positiva.
Ou seja: os alunos têm contato com as referências teóricas antes das aulas. Durante as aulas, os professores têm o papel de mediador, propiciando um debate sobre um estudo de caso.
A aprendizagem baseada em problemas, por sua vez, parte de um problema específico para que, através de um debate, os alunos desenvolvam a capacidade de pensar em soluções propositivas.
Da área acadêmica para a área de negócios
A metodologia do estudo de caso também pode ser utilizada em modelos de negócios. Ainda que os objetivos e resultados tenham um viés um pouco diferente, a metodologia aplicada tem os mesmos princípios.
Assim, uma boa estratégia é aliar o estudo de casos do TCC a uma estratégia de negócio, o que já pode ser uma oportunidade de aumentar o seu portfólio e abrir espaço mercado de trabalho.
O primeiro exemplo é da Amazon, que aposta nas resenhas ou comentários de clientes avaliando seus produtos. Quanto mais bem avaliado o produto, maiores as chances de ser comprado por outras pessoas, ainda que essas pessoas não conheçam os usuários que fizeram as resenhas.
Ou seja, é um processo similar ao que ocorre quando uma empresa apresente um case de sucesso: os clientes em potencial se sentem mais seguros para adquirir o novo produto ou serviço.
Dito de outro modo, esse modelo de estudo de caso pode ser um ótimo aliado a uma estratégia de aumentar as vendas.
Outro exemplo é a utilização de estudos de caso para desenvolver a estratégia de marketing de uma empresa.
Isso porque o estudo de caso é uma forma prática de uma empresa mostrar que seu produto está funcionando. Ele atrai novos clientes mostrando como resolver problemas e gerando credibilidade.
Pode ser feito de formas bem simples, como através de simples comentários. Ou então, quando a empresa demonstra de forma prática como a empresa superou um grande desafio, criando identificação com cliente e auxiliando na proposição de uma solução eficiente.
Formatação de estudo de caso nas normas da ABNT
Formatar corretamente o seu trabalho é um passo fundamental para garantir o respeito aos padrões científicos.
Porém, sabemos que essa tarefa não é tão simples, né?!
Colocar todo o trabalho nas normas ABNT pode consumir um tempo precioso do seu dia a dia. Mas não precisa ser desse jeito.
A Mettzer tem as ferramentas que você precisa para deixar sua vida acadêmica mais leve!
O editor de texto de Mettzer formata qualquer trabalho acadêmico — automaticamente — nas normas ABNT. Isso mesmo, formatação automática da capa até as referências.
Gostou? Você pode fazer um teste gratuito por 7 dias.
Perguntas frequentes
O estudo de caso é um método de pesquisa para observar um tema dentro de um caso concreto. Quer dizer, o foco da pesquisa é um contexto específico que acontece na vida real. As conclusões do estudo de caso devem explicar como e por que o fenômeno acontece.
1. Defina o objeto de estudo e o problema de pesquisa.
2. Limite os objetivos do trabalho.
3. Estabeleça um cronograma claro com as atividades de pesquisa;
4. Pesquise bibliografias sobre o tema.
5. Desenvolva um referencial teórico.
6. Defina o procedimento de coleta e análise de dados
7. Tenha acesso ao objeto do estudo;
8. Selecione as pessoas que serão entrevistadas;
9. Desenvolva um procedimento para coleta de dados;
10. Analise os dados.
11. Descreva os procedimentos e apresente os resultados.
12. Desenvolva conclusões e considerações finais.
Pesquisadora. Mestra em Direito pela UFSC. Acredita que conhecimentos acadêmicos só servem se ultrapassarem os muros das universidades e que conhecimento bom é conhecimento compartilhado e construído por todas as pessoas.
Parabéns!
Fantástico!!
Me ajudou muito!!
Muito obrigada!!
Muito bom o conteúdo, ajudando na minha definição de metodologia de pesquisa para o mestrado. Obrigada!
Sem dúvida, um conteúdo bem escrito e que efetivamente ajudou para meu TCC. Parabéns!
Muito bom, obrigada!!
Excelente conteúdo. Muito obrigado por compartilhar!
Conteudo de altissima qualidade. gratidão por compartilhar.
Me ajudou muito! Gratidão!