Se você está no processo de elaborar seu TCC, já deve ter percebido que uma tarefa tão complicada quanto pesquisar e escrever a monografia é a formatação do trabalho. Existem diversas regras e detalhes que devem ser seguidos e isso costuma gerar muitas dúvidas e tirar o sono de estudantes que estão no final da graduação.

Para descomplicar essa tarefa e te ajudar a formatar seu trabalho corretamente, preparamos este guia que explica quais são as Regras ABNT para monografias e como aplicá-las no seu TCC.

Vale lembrar também que você pode facilitar ainda mais esse processo utilizando o Mettzer, o editor de texto online que deixa seu trabalho adequado às normas e elimina essa preocupação da sua vida. Mas caso você esteja utilizando editores de texto que não tenham essa comodidade, veja a seguir como formatar sua monografia corretamente!

Formatação nas Regras ABNT

Estrutura

As monografias são compostas dos elementos pré-textuais, isto é, tudo o que vem antes do texto principal, e incluem capa, folha de rosto, folha de aprovação, dedicatória, agradecimentos, epígrafe, resumos em língua portuguesa e língua estrangeira, listas e sumário.

A seguir, devem vir os elementos textuais, ou seja, o texto principal do trabalho, composto de introdução, desenvolvimento e conclusão.

Por fim, existem os elementos pós-textuais, constituído de tudo o que vem após o texto principal, como referências bibliográficas, glossário, apêndices, índices e anexos.

Margens e impressão

As Regras ABNT estipulam também as margens para as páginas da monografia, que devem ser de 3 cm nas margens superior e esquerda e 2 cm nas margens inferior e direita.

O trabalho deve ser impresso em papel A4, somente em um dos lados da folha e em tinta preta. Outras cores devem ser utilizadas somente para eventuais ilustrações, fotos e tabelas.

A encadernação do trabalho deve ser feita preferencialmente com mola espiral e com o emprego de capas plásticas, sendo a primeira branca e transparente e a última, preta e opaca.

Paginação

As Regras ABNT estabelecem ainda regras para a paginação da monografia, estipulando que todas as folhas do trabalho, a partir da folha de rosto, devem ser contadas sequencialmente, mas não numeradas. A numeração deve ser colocada a partir da primeira folha da parte textual, em algarismos arábicos e no canto superior direito da folha, a 2 cm da borda superior, ficando o último algarismo a 2 cm da borda direita da folha.

Capa

A capa é um elemento obrigatório da monografia e deve conter as seguintes informações, transcritas na seguinte ordem apresentada:

  • a) nome da instituição (opcional);
  • b) nome do autor;
  • c) título;
  • d) subtítulo (se houver);
  • e) número de volumes (se houver mais de um, deve constar em cada capa a especificação do respectivo volume);
  • f) local (cidade) da instituição onde deve ser apresentado;
  • g) ano da entrega do trabalho.

O projeto gráfico da capa fica a critério do autor do TCC, desde que respeitada a exigência da inserção das informações apresentadas acima.

Folha de rosto

A folha de rosto serve para permitir ao leitor a imediata identificação do autor da monografia, do seu tema (através do título), da instituição para a qual foi apresentada, quem foi o seu orientador e o ano de conclusão.

Desta forma, ela deve conter:

  • Nome do autor;
  • Título principal do trabalho;
  • Subtítulo (se houver,  deve ser evidenciada a sua subordinação ao título principal, precedido de dois-pontos);
  • Número de volumes (se houver mais de um, deve constar em cada folha de rosto a especificação do respectivo volume);
  • Natureza (tese, dissertação, trabalho de conclusão de curso e outros) e objetivo (aprovação em disciplina, grau pretendido e outros);
  • Nome da instituição a que é submetido;
  • Área de concentração;
  • Nome do orientador e, se houver, do co-orientador;
  • Local (cidade) da instituição onde deve ser apresentado;
  • Ano da entrega.

Assim, como ocorre com a capa, o projeto gráfico da folho de rosto também fica a critério do autor do trabalho.

Folha de aprovação

Elemento obrigatório, a folha de aprovação deve ser inserida logo após a folha de rosto, sendo composta pelo nome do autor do trabalho, título do trabalho e subtítulo (se houver), natureza, objetivo, nome da instituição a que é submetido, área de concentração, data de aprovação, nome, titulação e assinatura dos componentes da banca examinadora e instituições a que pertencem.  A data de aprovação e assinaturas dos membros componentes da banca examinadora são colocadas após a aprovação do trabalho.

Sumário

O sumário é a enumeração dos títulos dos capítulos e suas divisões, com indicação da página de seu início. O sumário tem o objetivo de facilitar a localização de textos na monografia e os títulos que aparecem no sumário devem ser apresentados no decorrer do trabalho com a mesma formatação.

Capítulos

A monografia tem a divisão de seu conteúdo feita em capítulos, que tem por objetivo facilitar a identificação das partes que constituem o texto integral e assim facilitar o acompanhamento do desenvolvimento do tema abordado. Desta forma, as Regras ABNT não definem regras fixas para a determinação dos capítulos, sendo que o autor tem a liberdade de dividir seu texto em capítulos e subcapítulos quando entender necessário, conforme perceba que o tema mereça destaque.

Títulos

Os títulos dos capítulos e subcapítulos devem ser alinhados à esquerda e eles devem ser numerados com algarismos arábicos, seguindo o sistema de numeração progressiva. Isso quer dizer que capítulos primários são indicados com números inteiros e os subcapítulos são indicados pelo número do capítulo primário a que pertence seguido do número que lhe for atribuído na sequência em que aparece no trabalho e separado por ponto.

Exemplo:

1 TÍTULO PRIMÁRIO

1.1 TÍTULO SECUNDÁRIO

1.1.1 Título terciário

1.1.1.1 Título quaternário

1.1.1.1.1 Título quinário

As regras ABNT definem ainda que deve-se destacar gradativamente os títulos dos capítulos utilizando-se os recursos de negrito, itálico ou grifo, no sumário e de forma idêntica no texto.

Parágrafos

Os trabalhos monográficos devem ser produzidos em fontes Arial ou Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento de 1,5 entre linhas e recuo de 1,25 cm entre parágrafos.

Em caso de textos especiais, que incluem citações diretas longas, notas de rodapé, referências no sistema numérico, natureza do trabalho, títulos de ilustrações, fontes de ilustrações e conteúdo de ilustrações como gráficos e tabelas, deve-se utilizar fonte tamanho 10.

O uso de estilos especiais também têm um padrão a ser seguido:

  • As aspas para devem ser usadas para destacar transcrições de textos;
  • O estilo itálico deve ser usado para destacar palavras ou frases em língua estrangeira;
  • Negrito deve ser utilizado para destacar o nome de uma monografia ou um de um capítulo, bem como palavras de efeito e expressões principais contidas em um parágrafo;
  • O estilo sublinhado deve ser usado para destacar links para materiais no ambiente online.

Citações

As citações de referências com até 3 linhas não possuem uma formatação especial, devendo ser inseridas no parágrafo em que são referidas e identificadas por aspas, sem alteração na dimensão e apresentação da fonte.

Já as citações com 4 linhas ou mais não devem ser inseridas no texto normal, mas destacadas em parágrafo especial com recuo entre 4 e 6 cm da margem esquerda, em fonte tamanho 10 e sem as aspas.

Notas de rodapé

As regras ABNT definem também as regras para utilização de notas de rodapé, que servem para a inclusão de textos e explicações de importância não essencial para a compreensão do texto principal da monografia. As notas de rodapé também devem ser em fonte de tamanho 10 e, caso possua citação, ela deverá seguir esse mesmo formato, independentemente do número de linhas, sendo iniciada e encerrada pelas aspas.

Para facilitar todo este trabalho de formatação da monografia nas regras ABNT e evitar erros que podem te fazer perder pontos no TCC, utilize o Mettzer! Com ele, seu trabalho ficará muito mais simples, pois todas essas regras ABNT são aplicadas automaticamente no texto pelo editor e você precisa se preocupar apenas em escrever seu conteúdo, sem dores de cabeça e sem complicação.

Summary
Article Name
Guia prático para a formatação de monografias nas regras abnt
Description
Para descomplicar te ajudar a formatar seu trabalho, preparamos este guia que explica quais são as Regras ABNT para monografias e como aplicá-las.
Author
Publisher Name
Mettzer